• Carregando...

Romário entrou na onda de completar o milésimo jogo como profissional. Após o clássico contra o Fluminense, o Baixinho garantiu ter feito a partida número 999. Mas a marca histórica, na verdade, ocorreu no ano passado. Romário já entrou em campo 1057 vezes desde que estreou pelo Vasco no dia 6 de fevereiro de 1985 contra o Coritiba.

As contas atuais do Baixinho são nebulosas. O atacante não chegou a descriminar os números de jogos em cada um dos sete clubes que passou nem os pela seleção brasileira, por exemplo. Apenas iniciou, há algumas rodadas, uma discreta contagem regressiva com um "valor total", que após o clássico o Fluminense chegou a 999 jogos.

Basta juntar os dados oficiais dos clubes que Romário defendeu e somar para ver que o atacante já passou, com sobras, do milésimo jogo como profissional. A marca aconteceu, na verdade, no dia 2 de maio de 2004, quando ainda defendia o Fluminense. Curiosamente, o rival foi justamente o Vasco. O Tricolor venceu por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. O Baixinho deixou o campo aos sete minutos do primeiro tempo com uma lesão muscular.

Romário fez, segundo dados oficiais do departamento de arquivos do Vasco, 372 partidas pelo clube da Colina até agora. Isso considerando também os três jogos anulados pelo STJD neste Brasileiro, contra Brasiliense, Botafogo e Figueirense. Pelo Flamengo, foram 240 partidas, como inclusive comprova o "Almanaque do Flamengo".

Pelo PSV, da Holanda, há uma diferença entre os números seguidos por Romário e pelos dados oficiais, segundo o assessor de imprensa do clube holandês, Pedro Salazar. O Baixinho sempre afirmou que fez 168 jogos e marcou 174 gols em suas cinco temporadas no PSV. Mas o clube holandês garante que foram 167 jogos e 165 gols. Números que estão, inclusive, no site oficial do PSV.

Pelo Barcelona, o Baixinho fez 83 partidas oficiais e nas duas rápidas passagens pelo Valencia foram mais 21 jogos. Já pelo Al-Saad, do Qatar, em 2004, foram apenas três jogos em quatro meses de contrato.

Nos três anos que defendeu o Fluminense, entre 2002 e 2004, Romário participou de 77 jogos pelo Tricolor. Já pela seleção brasileira foram 85 partidas segundo a CBF, sendo 74 pela seleção principal e 11 pela seleção olímpica.

Romário ainda tem nove jogos comemorativos. São dois jogos pela "Seleção do Tetra" contra o México, um quando fez sua despedida não-oficial pela seleção em 2004 e outro neste ano, em abril, quando participou da despedida do goleiro Jorge Campos.

Tem um jogo da "Seleção de Amigos" também em 2005, em janeiro, contra o Madureira, para arrecadar fundos para ajudar as vítimas do Tsunami na Ásia. Um jogo pelo América na despedida de Luisinho, em 1993. Mais um pela "Seleção das Américas" em um jogo festivo organizado pela Fifa em 1995. Outro pela "Seleção Carioca" na festa da rádio Globo no ano passado.

Em 2002, Romário participou de uma festa do PSV e jogou pelo "PSV Stars". Em 2003, foi a vez de estar em campo na despedida do zagueiro Aldair, atuando pelo "Aldair Friends". Por fim, resta mais uma partida realizada nos Estados Unidos em 2004, organizada pela Unicef, para ajudar as vítimas da guerra civil do Haiti. Os "Amigos do Romário" enfrentaram a seleção do Haiti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]