• Carregando...
Quadras de vôlei de areia estão disponíveis durante todos os dias da semana | Assessoria de Comunicação/PMM
Quadras de vôlei de areia estão disponíveis durante todos os dias da semana| Foto: Assessoria de Comunicação/PMM

Com as temperaturas altas típicas desta época do ano, os programas ao ar livre figuram como boas opções de entretenimento para a população. Melhor ainda quando o programa inclui a prática de esportes, com direito a acesso a estruturas públicas próprias para a modalidade desejada. Na Vila Olímpica, em Maringá, quadras de vôlei de areia e piscinas estão disponíveis de forma gratuita. O uso do espaço exige um cadastro atualizado junto à Secretaria Municipal de Esportes e uma avaliação técnica (só para as piscinas).

Já a esplanada e a pista de caminhada não exigem cadastro. Basta chegar e utilizar o espaço. A esplanada, criada originalmente para passeios de bicicletas, patins e brincadeiras com bola, tornou-se também ponto de encontro de skatistas e dançarinos da cidade, que adotaram o local como ponto para a realização de campeonatos informais. O espaço é utilizado, também, para treinos de capoeira, rúgbi e eventos religiosos.

A Vila Olímpica é, também, um espaço para atletas profissionais. O velódromo, o Ginásio Valdir Pinheiro, o Ginásio Chico Neto e o Estádio Willie Davids são utilizados apenas em competições oficiais e eventos autorizados pela Prefeitura.

Quadras de vôlei de areia

É possível utilizar as quadras de areia durante toda a semana. Para isso, basta realizar o agendamento no site da Secretaria. De acordo informações do próprio site, e confirmadas à reportagem pela Prefeitura, para realizar a reserva é preciso informar nome, CPF, a data de nascimento e os telefones para contato.

A Prefeitura esclarece que para garantir o acesso de mais usuários, não é possível agendar dois horários para uma única data com o mesmo número de CPF. Após o término do cadastro, um comprovante de reserva, com número de protocolo, deve ser impresso para a devida apresentação e a conferência no local. Se houver necessidade de reimpressão do comprovante ou em caso de esquecimento de datas, o usuário poderá conferir as informações do agendamento na guia "Consultas".

Nos dias úteis, as quadras estão disponíveis das 19 horas às 22 horas. Aos sábados e domingos, o horário de funcionamento é estendido: das 8 horas às 22 horas.

Piscinas

O uso das piscinas da Vila Olímpica também é gratuito e aberto à população. No entanto, o candidato a nadador deverá passar por uma avaliação técnica antes de se inscrever para as aulas, já que o treinamento no local é dedicado a quem quer participar de competições.

Atualmente são 263 alunos, de 6 anos a 76 anos, segundo a professora de natação Fárida Okuhara. Ela explica que as aulas ocorrem de terça-feira a sábado, nos períodos da manhã, da tarde e da noite. "Conforme abrem vagas, quem for avaliado como apto para treinar na Vila Olímpica é chamado."

Entre as exigências mínimas, além de querer participar de competições, o aluno deve saber nadar os quatro estilos: crawl, costas, borboleta e peito. Sobre as datas de avaliação, Fárida afirma que isto é definido pela própria Secretaria de Esportes conforme a procura.

Os interessados devem comparecer à secretaria, localizada na Avenida Duque de Caxias, anexa ao Ginásio de Esportes Chico Neto. As informações também podem ser obtidas pelo telefone (44) 3220 5750. O atendimento é realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]