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Um dos caminhões da ProMacchina é fechado por funcionário da equipe a caminho do Rally dos Sertões | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Um dos caminhões da ProMacchina é fechado por funcionário da equipe a caminho do Rally dos Sertões| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
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Os "Sapos azuis" estão de volta. A exemplo do ano passado, vêm para fazer os adversários comerem poeira. A novidade é que, no 17º Rally Internacional dos Sertões, um terceiro Volskswagen Touareg estará nas mãos de uma dupla brasileira, os curitibanos Maurício Neves (piloto) e Eduardo Bampi (navegador). A prova começa quarta-feira, em Goiânia.

Um convite inesperado, que devolveu ao país as chances de vitória na classificação geral. Neves ganhou em 2007 – ao lado de Clécio Maestrelli, pela equipe ProMacchina –, mas na edição seguinte, com os Touareg em ação, ninguém mais teve chance. A vitória foi de Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha), seguidos por Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul). Um passeio dos dois sapos pelos sertões brasileiros.

"É um carro de 1 milhão de euros (cerca de R$ 2,7 milhões), enquanto o investimento nos nossos é de uns R$ 500 mil", compara e justifica Neves, dono da equipe ProMacchina, que preparou três Mitsubishi L200 Evo Prom 2 para a competição. Ele próprio correria em um quarto carro, até o "convite irrecusável" da equipe Volkswagen.

O duelo particular será com Carlos Sainz/Lucas Cruza Senra (Espanha) e Nasser Al-Attiyah (Catar) /Timo Gottschalk (Alemanha). A vantagem de Neves e Bampi é conhecer os trechos, porém ainda terão de se adaptar ao equipamento. As outras duas duplas acabaram de voltar de 700 km de testes na Hungria, enquanto eles conheceram o carro na semana passada. Sainz, bicampeão mundial de rali (1990 e 92), liderava o Dakar 2009 com o Touareg até um acidente tirá-lo da disputa.

"Andamos só trinta e poucos quilômetros em uma pista no interior de São Paulo. Domingo (hoje) testaremos mais em Goiânia. Quebrei um pouco o gelo, mas estou ansioso pela primeira etapa para ver onde nos encaixamos em relação aos outros dois e o restante do grid", conta Neves, que não pretende passar dos limites para mostrar serviço. "Dirigir esse carro é uma grande chance e não vou jogá-la fora por arriscar demais."

Se não há como bater os Touareg na classificação geral, resta a briga nas outras categorias – os da Volkswagen são os únicos na T1 FIA. Os curitibanos Fellipe Bibas e Emerson Cavassin, da ProMacchina, chegam à Goiânia com boas chances na Protótipos.

"Com eles a concorrência é desleal. Mas entre os demais a nossa equipe é a que possui melhor estrutura. Trabalhamos inclusive no desenvolvimento de peças e componentes. A diferença para os supercarros estrangeiros é o orçamento mesmo", diz Bibas.

Ele poderá contar, inclusive, com um ar condicionado que não toma potência do motor. "Será fundamental lá no interior da Paraíba, por exemplo. O calor é absurdo e desgasta muito os competidores", descreve o piloto.

A paranaense ProMacchina, referência nacional quando o assunto é rali, levará uma equipe de 30 pessoas para a competição, além de quatro picapes de apoio, dois motorhomes, um caminhão-oficina e um caminhão-cegonha. Também preparou os carros da dupla cearense Riamburgo Ximenes/Stanger Eller (campeões da Protótipos em 2008) e da parceria formada pelo rondoniense Júlio Bonache e o piauiense Humberto Ribeiro.

Em princípio, Neves conduziria outro carro da equipe, com Leandro Ferrarini na navegação. A troca de parceiro ocorreu por exigência da Volkswagen. "Eles queriam alguém que falasse inglês e tivesse experiência no Dakar. Por isso indiquei o Bampi (que competiria ao lado do paulista Adriano Leão). Ele é meu amigo e atende às duas condições. O Leandro entendeu superbem e, apesar de não competir, estará conosco em Goiânia", explica o piloto.

Com a saída do navegador, o Paraná ficou com 13 representantes nesta edição do Sertões. Além de Neves, Bampi, Bibas e Cavassin, competem entre os carros o piloto curitibano Jorge Wagenfuhr Júnior e a dupla londrinense Walter Bussadori Júnior e Ademar Luiz Frederico – todos na categoria Production.

O campeão como navegador em 2007, Clécio Maestrelli, estreará na disputa das motos. Além dele, competem sobre duas rodas o também curitibano Jackson Krauspenhar e o cascavelense Elvis Bittencourt. Completando a lista, formam a tripulação de um dos caminhões Marcos Pegoraro, de Londrina, Maria Antonieta Lessa Ribeiro, de Curitiba, e Rogeverson Luiz Pimenta, de Cambé.

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