Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fórmula 1

Schumi diz ter ido da euforia à decepção extrema

Schumacher não tem mais planos de retorno às pistas | Frabrice Coffrini AFP
Schumacher não tem mais planos de retorno às pistas (Foto: Frabrice Coffrini AFP)

Genebra - O alemão Michael Schumacher descreveu ontem o cancelamento de seu retorno à Fórmula 1 como "um momento realmente triste". Ele havia anunciado a sua volta para substituir o piloto brasileiro Felipe Massa na Ferrari, mas desistiu por conta de dores no pescoço, reflexo de um acidente de moto em fevereiro.

"É realmente um momento muito triste, provavelmente um dos piores da minha carreira, apesar de eu estar aposentado", disse Schumacher, em entrevista coletiva, em Genebra, um dia depois de anunciar que não teria condições físicas de voltar. "Eu me senti vivo novamente e agora tive de cancelar isso."

Visivelmente abatido, Schumacher deu a entrevista coletiva ao lado do médico Johannes Peil e do empresário Willi Weber. Maior campeão da história da Fórmula 1, com sete títulos conquistados, o alemão de 40 anos revelou que a euforia pelo seu retorno foi "extrema". Assim, completou ele, "a decepção também é extrema".

O médico particular de Schumacher explicou que as fraturas sofridas no acidente de moto impediram a volta do alemão, que vinha fazendo intensa preparação física desde que foi chamado para o lugar de Massa, há duas semanas. Mas Johannes Peil acredita ser muito prematuro para avaliar se ele poderá voltar às pistas no futuro.

O próprio Schumacher evitou comentar sobre a possibilidade de voltar à Fórmula 1 no futuro, depois da empolgação que mostrou nesse período em que se preparou para ocupar a vaga de Massa. "Certamente este não é um assunto que eu estou pensando agora", avisou o alemão, aposentado desde o final da temporada de 2006.

Schumacher não quer falar sobre uma possível volta no futuro, mas a Ferrari já pensa em tê-lo em 2010. "Seguiremos lutando até que todas as equipes tenham direito a ter três carros na próxima temporada e me satisfaria que um deles fosse para Mi­­chael", revelou o presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo.

Sem poder contar com Schumacher, a Ferrari escalou um de seus pilotos de testes, o italiano Luca Badoer, para substituir Massa enquanto o brasileiro se recupera do grave acidente que sofreu no dia 25 de julho, durante o treino do GP da Hungria. A estreia dele será no GP da Europa, em 23 de agosto, em Valência, na Espanha.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.