• Carregando...
Imagem da página inicial do site Transparência Olímpica, lançado ontem no Rio | Reprodução/ Gazeta do Povo
Imagem da página inicial do site Transparência Olímpica, lançado ontem no Rio| Foto: Reprodução/ Gazeta do Povo

Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), lançou ontem o portal Transparência Olímpica (www.transparenciaolimpica.com.br), no qual será possível acessar to­­dos os contratos, decretos e projetos referente à preparação para a Olimpíada de 2016. Segundo ele, o site não entra no ar completamente pronto, já que o conteúdo não está todo definido e não há ainda valores exatos do custo de obras, nem prazos definidos de execução.

Os acertos que faltam no portal Transparência Olímpica deverão ser feitos a partir da visita de delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI) para a primeira reunião de trabalho dos Jogos de 2016, marcada para acontecer no início de novembro. "Só ali teremos clareza das responsabilidades da Prefeitura, dos custos e dos prazos. Tudo en­­trará em detalhes no site para que o trabalho seja monitorado pelo cidadão", explicou o prefeito.

Segundo Eduardo Paes, para não ficar muito "chato", o site também vai disponibilizar os vídeos da candidatura, que tanto sucesso fizeram na apresentação final do Rio na eleição do COI, na última sexta-feira, em Co­­pe­­nhague, na Dinamarca – o material foi considerado um dos fatores que ajudaram na vitória brasileira sobre Tóquio, Madri e Chicago.

Segundo o prefeito, no site também estará, traduzido, o contrato assinado com o COI que lista todas as obrigações das esferas municipal, estadual e federal no projeto dos Jogos Olímpicos de 2016. Para Eduardo Paes, o ícone mais importante no novo portal é o monitoramento. "A parte im­­portante é a da coluna que diz res­­peito ao monitoramento, que ainda está sem o nível de detalhes que queremos colocar, com a descrição do projeto, o valor, início e término e status do projeto. O internauta vai poder saber, por exemplo, os desembolsos que vão acontecendo mês a mês. A pior coisa é a informação equivocada", afirmou.

No site, terão ainda todos os decretos que forem assinados pelo prefeito com referência à Olimpíada de 2016. O portal não é de "participação popular", conforme explicou Eduardo Paes, mas haverá um e-mail aberto para a população dar sugestões e fazer denúncias sobre a organização dos Jogos no Rio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]