"Estamos acuados. Não tem para onde correr a não ser para cima do Inter." A frase do artilheiro Josiel dá bem a dimensão do desespero paranista ao entrar em campo para enfrentar o Colorado hoje, às 18h10, na Vila Capanema, tentando o primeiro passo da arrancada para fugir da degola.
Situação completamente diferente da vivida no ano passado contra o mesmo adversário, também na reta final do Brasileiro: no dia 19 de novembro de 2006, debaixo de um temporal no Durival Britto, o Tricolor venceu os gaúchos por 1 a 0 gol de Leonardo e encaminhou a classificação para a primeira Libertadores de sua história.
Daquele time que bateu o futuro campeão mundial, nenhum jogador estará em campo hoje. Apenas o goleiro Flávio e o volante Beto continuaram no elenco, mas, contundidos, serão desfalques. Mudança radical que ajuda a explicar por que em um ano o Paraná deixou de ser sensação para voltar a conviver com a angustiante luta contra o rebaixamento.
"Sabemos que erros foram cometidos. Mas agora não tem jeito. Temos de ganhar os seis jogos que restam", declarou o zagueiro Nem, exigindo da equipe até mais do que o necessário, pois cinco vitórias ou até quatro e dois empates devem livrar o Tricolor da Série B.
Ele e os companheiros sabem que, no fundo, não ganhar novamente em casa significaria praticamente uma queda antecipada, ainda que não matemática. Afinal, além de adiar a recuperação por mais uma rodada, a pressão emocional atingiria um nível quase insuportável.
A orientação psicológica é para, na medida do possível, esquecer a árdua missão citada por Nem e juntar todas as forças para bater o Inter. "Até porque ganhar uma é mais fácil do que cinco", fixou o volante Goiano.
Se tirar da cabeça o futuro é uma boa dica, esquecer o passado é fundamental. Afinal, não faz bem para a confiança de ninguém saber que o time perdeu oito das últimas dez partidas, as quatro últimas em seqüência. "Não dá mais para pensar em recuperar depois. É agora ou nunca", enfatizou o lateral-esquerdo Paulo Rodrigues.
Esperança
O Internacional depende de uma vitória contra o Paraná, hoje, para manter uma tênue esperança de chegar à Libertadores do ano que vem. Para seguir sonhando, os colorados também precisam superar seu próprio retrospecto, que contabiliza apenas duas vitórias fora de casa. O time terá a volta de Sorondo à zaga e de Marcão à lateral-esquerda.
Na TV: Paraná x Internacional, às 18h10, no Premiere FC.
Em Curitiba
Paraná x Internacional
ParanáGabriel; Léo Matos, Nem, Neguete e Paulo Rodrigues; Goiano, Jumar, Batista e Róbson; Vandinho (Jéfferson) e Josiel. Técnico: Saulo
InternacionalClemer; Wellington Monteiro, Índio, Sorondo e Marcão; Edinho, Magrão, Guiñazu e Alex; Fernandão e Gil. Técnico: Abel Braga.
Estádio: Vila Capanema. Horário: 18h10. Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF). Auxs.: Nilson Alves Carrijo (DF) e Ângela Paula Régis Ribeiro (MG).



