• Carregando...

O São Paulo segue firme na briga pelo inédito tricampeonato do Brasileirão. O Tricolor chegou a tomar um susto, mas conseguiu se recuperar e derrotou o Vitória por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira, no Morumbi. O resultado, conquistado num jogo disputado sob forte chuva, colocou o time paulista provisoriamente na segunda posição, a três pontos do líder Grêmio - e agora, o deixa na torcida por Fluminense e Atlético-PR, que jogam em casa contra Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente, no complemento da rodada. Ao Rubro-Negro baiano, restou lamentar a distância ainda maior de uma vaga na Libertadores.

O São Paulo soma agora 56 pontos, mas pode ser ultrapassado por Palmeiras e Cruzeiro , que jogam no sábado, mas ainda assim permanecer no G-4. O Vitória permanece com 44 pontos, na décima colocação. Na próxima rodada, o Tricolor vai ao Rio enfrentar o Botafogo , no Engenhão, e o Leão recebe o Flamengo no Barradão. Os dois jogos serão na quarta-feira.

Leão surpreende, e Hernanes empata

Assim como o técnico Muricy Ramalho previa, o Vitória apostou na velocidade e não ficou atrás o tempo todo, como acontece geralmente com os visitantes no Morumbi. Mas a primeira chance clara foi do anfitrião. Aos quatro minutos, Miranda lançou Dagoberto que, sozinho, tentou acertar o canto direito de Viafara, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Se o São Paulo não aproveitou a chance, o Vitória não perdoou. Aos 15 minutos, Marquinhos cobrou escanteio no primeiro pau, e Leonardo Silva subiu mais do que todo mundo para cabecear e vencer Rogério Ceni.

A chuva, que ameaçava cair forte desde o início da noite, cumpriu a previsão. E, no campo, o time da casa tentava empatar a qualquer custo, principalmente nas arrancadas de Dagoberto. Hugo teve uma grande chance aos 21, mas Viafara tirou de soco. Na sobra, Hernanes isolou.

O volante, aliás, era uma das principais armas do Tricolor para tentar evitar o prejuízo. Aos 23, ele bateu uma falta de longa distância e assustou o goleiro. Mas aos 28 o jogador conseguiu o que queria. Em uma outra falta na intermediária, ele cobrou e contou com a ajuda da barreira, que se abriu, para empatar a partida. Alívio para a torcida no Morumbi.

Antes mesmo de Hernanes fazer o gol, a equipe do Vitória ainda teve uma boa oportunidade de ampliar com Wallace, que cabeceou após outra cobrança de escanteio de Marquinhos. Mas a bola passou pelo lado do gol. Depois do empate, o visitante tentou sair um pouco mais, mas o São Paulo já começava a dominar a partida.

Viafara ainda tomou um susto após uma forte cobrança de falta de Rodrigo. A bola bateu no peito do goleiro. Hugo tentou o rebote, mas estava impedido. E Dagoberto protagonizou o último bom lance do primeiro tempo, ao arrancar pela esquerda e chutar forte para a defesa do goleiro do time baiano, aos 42. E a chuva só piorou nos minutos finais.

Virada e mais chuva forte

Logo no início do segundo tempo o São Paulo mostrou que voltara determinado a fazer o dever de casa. No primeiro minuto, Zé Luis balançou a rede, marcando de cabeça, mas o árbitro assinalou o impedimento.

Mas não demorou para que um lance semelhante acontecesse novamente, desta vez válido. Aos oito, depois de cobrança de falta de Jorge Wagner, Hugo partiu de trás e cabeceou livre para o gol de Viafara. Os jogadores do Vitória reclamaram impedimento, mas o gol foi legal. Hugo e Rodrigo foram comemorar diante da torcida, ajoelhados sobre o escudo do Tricolor.

Vendo que Hugo aparecia mais na frente, como um terceiro atacante, e precisando empatar, o técnico Vagner Mancini resolveu apostar na criatividade de Ramon no meio-campo. Mas Muricy também mudou. Consolidou Hugo no ataque e colocou Richarlyson para fechar o meio.

A entrada de Ramon foi uma boa opção para o Vitória, mas o time não conseguia passar pelo São Paulo, que recuou com o segundo gol. Mesmo mais cauteloso, o time da casa ainda teve oportunidade de ampliar. Aos 28, Hernanes fez fila na defesa do Leão, e a bola sobrou para Hugo bater forte. Viarafa fez difícil defesa.

O Vitória ameaçou, mas não conseguiu empatar a partida. Ceni, atento, fez defesas pontuais. O Tricolor tentava nos contra-ataques, principalmente com Hugo e Dagoberto. Mas também não chegou mais a ameaçar. O torcedor queria mais, ficou nervoso nos minutos finais, mas saiu tranqüilo e aliviado por ver que o time paulista está mais vivo do que nunca na luta pelo hexacampeonato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]