Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasileiro

Sonho de jogar a Libertadores no centenário une rivais no Couto

Com ambos sonhando em disputar o torneio continental em meio às festas de um século de existência, Coritiba e Internacional travam duelo decisivo no Alto da Glória

Depois de um longo período atuando mais recuado, Carlinhos Paraíba volta a ser escalado no setor de criação. | Hedeson Alves/ Gazeta do Povo
Depois de um longo período atuando mais recuado, Carlinhos Paraíba volta a ser escalado no setor de criação. (Foto: Hedeson Alves/ Gazeta do Povo)

Dois clubes quase centenários em busca do mesmo objetivo. O jogo de hoje, entre Coritiba e Internacional, às 18h20, no Couto Pereira, coloca frente a frente os rivais que têm um motivo a mais para querer estar na Libertadores de 2009 – o aniversário de 100 anos.

O Coxa completará 99 no próximo dia 12. Honra que o Inter já teve em 4 de abril. O técnico Dorival Júnior admite até usar esses fatores históricos para motivar ainda mais seus jogadores.

"É um fato novo para mim. Não sabia. Não há dúvidas de que isso torna o jogo ainda mais interessante", reforça o treinador.

Seis meses mais velho e um ponto à frente na classificação (42 a 41), o Colorado venceu os últimos quatro jogos no Nacional – no domingo passado, bateu o rival Grêmio com uma goleada por 4 a 1.

Retrospecto que traz preocupação, mas não tira o entusiasmo da equipe do Alto da Glória. No Verdão, o discurso é de que as chances da vaga na Libertadores seguem sendo reais.

Por mais que vencer D’Alessandro, Nilmar e companhia seja fundamental para o Coritiba seguir na briga pelo Continental, há quem ache que ainda há tempo para a definição. "Creio que os resultados que ocorrerem nas próximas três rodadas nem nos tirarão as chances nem nos darão uma condição de praticamente classificados", pondera Dorival.

Antes da rodada, o Verdão tinha cinco pontos de desvantagem para o G4. Se perder hoje, a diferença pode chegar a oito. Apesar da opinião de Júnior, esses números podem ser fatais faltando 11 partidas (contando a de hoje) para o fim da competição.

"Queremos entrar no G4 na hora certa, bem no finalzinho do campeonato. Não adianta entrarmos antes e depois sair", avisa o meia Carlinhos Paraíba, quando questionado sobre o Alviverde ainda não ter conseguido estar entre os quatro primeiros – a única exceção foi após a primeira rodada do Brasileiro, quando esteve na vice-liderança.

O duelo com o rival do Beira-Rio, até algumas rodadas atrás, nem entrava na relação de confronto direto. Com a ascensão gaúcha na tabela, o jogo ganhou ares decisivos para o destino de ambos os times.

Partidas em que o Coxa não tem conseguido sucesso – as exceções foram as vitória sobre o Flamengo, 1 a 0, em 17 de julho, e o Palmeiras, 2 a 0, no dia 10 de maio. Nos demais encontros com os nove ponteiros da tabela, só empates ou derrotas. "Para mim o que vale é o bom futebol que a equipe vem apresentando", contesta o técnico, mantendo o discurso de que não quer saber de vitórias "mentirosas".

De verdade ou de mentira, somente a soma de mais três pontos contra o contemporâneo oponente vai fazer os coxas-brancas seguirem acreditando no sonho.

Na TV

Coritiba x Internacional, às 18h20, no Premiere FC.

* * * * * * *

Em Curitiba

Coritiba

Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Felipe; Marcos Tamandaré, Alê, Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba e Ricardinho; Ariel Nahuelpan e Keirrison.Técnico: Dorival Júnior.

Internacional

Clemer; Ricardo Lopes, Índio, Bolívar e Gustavo Nery; Sandro, Rosinei (Taison), Magrão e D’Alessandro; Alex e Nilmar.Técnico: Tite.

Estádio: Couto Pereira.Horário: 18h20.Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG).Auxs.: Helberth Costa Andrade e Jair Albano Félix (MG).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.