• Carregando...
 |
| Foto:

Paraná

O Paraná ainda não inspira confiança à sua torcida. A pesquisa mostra que mais da metade (52%) dos tricolores não está segura que o time terá um 2012 vitorioso. Apenas 37% dos torcedores confiam que o time irá conseguir o acesso à Primeira Divisão, mas o mesmo percentual de entrevistados aposta que o clube iria permanecer mais um ano na Segundona.

Em momentos antagônicos dentro de campo, Atlético e Cori­­tiba iniciam a temporada 2012 despertando sensações distintas nos seus torcedores. Enquanto os fãs alviverdes creem fielmente no time, a torcida rubro-negra mostra-se receosa.

De acordo com o levantamento realizado pela Paraná Pes­­quisas entre os dias 18 e 19 de ja­­­­neiro, menos da metade dos atleticanos – 49% – diz acreditar que o clube irá obter sucesso nesta temporada, contra 86% de otimismo por parte dos coxas-brancas.

O 2011 amargo fez despencar a credibilidade do Furacão. No início do ano passado, 77% dos torcedores sonhavam com um ano positivo. Neste começo de temporada, o descrédito da torcida no clube é tanto que 1/3 dos ru­­bro-negros aponta o rival como favorito para vencer o Campeo­­nato Paranaense.

Além da incerteza de que o time irá obter êxito no Estadual, os atleticanos também estão desconfiados quanto ao sucesso no Nacional.

Apesar de a maioria acreditar que a equipe irá conquistar uma das vagas para a Série A do Bra­si­­leirão (53%), apenas 36% apostam no retorno à elite com o título da Segundona.

"O rebaixamento para a Série B, após 15 anos na Primeira Di­­visão, deixou o torcedor magoado, ferido. Como até agora o clube contratou muito pouco, apresentou poucas novidades para animar a torcida, a confiança vai lá embaixo", explica o diretor da Pa­­raná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

A preocupação para saber onde o Atlético irá mandar seus jogos também anda tirando o sono dos rubro-negros. Um total de 22% dos torcedores in­­dicam esta indefinição como a principal dificuldade que o clube terá de administrar du­­rante 2012. Entretanto, as brigas in­­ternas continuam sendo o maior problema para 36% dos rubro-negros.

Embora no Atlético os apaixonados pelo clube estejam desconfiados, do outro lado, a torcida alviverde está em lua de mel com o time.

O êxtase com a sequência in­­victa no Paranaense e as surpreendentes campanhas na Copa do Brasil e no Brasileirão do ano passado fez a confiança alcançar o topo. Segundo o levantamento, 97% dos coritibanos apontam o clube como favorito para levar o tri estadual.

O time do Alto da Glória é in­­di­­ca­­do também como a equipe lo­­cal com mais chances de di­­sputar o título da Copa do Brasil (69%).

Outro item que sinaliza a grande auto-estima coxa-branca em 2012 é quanto aos objetivos da equipe no Brasileirão. Quase metade dos torcedores (47%) acredita na conquista de uma vaga na Libertadores e para 20% dos alviverdes o clube irá conquistar o título de campeão Brasileiro.

"Os nossos resultados dentro de campo é que geram toda essa expectativa da torcida. Não adianta fazer um planejamento, mudar a postura política do clube, se os resultados não aparecem. Sabe­­mos da nossa responsabilidade, mas em time grande essa pressão é natural e necessária", comenta Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]