• Carregando...

Guardado no topo da lembrança do torcedor alviverde, o título brasileiro de 1985 ramifica-se para perpetuar um nome e uma partida ligados à maior conquista coxa-branca. Evangelino Neves, o presidente naquela cam­­­­­­panha, e Cori­­tiba 1 x 1 Ban­­­gu (6 x 5 nos pênaltis), o duelo daquela final também lideram a nostalgia dos 100 anos.

"Para quem estava esmagado lá no Maracanã entre 4 mil coxas, ven­­­­do o estádio vazio e imaginando que seria o maior vexame e, de repente, ver encher com 94 mil tor­­cedores, aquele gol do Índio é de­­mais", relembrou o chef Celso Frei­­re, agitando-se na cadeira co­­­mo se voltasse à noite de 31 de ju­­lho de 85.

A alegria dele é a mesma de 71% dos entrevistados pela Paraná Pesquisas sobre o melhor momento do centenário. "Mesmo quem não tinha nascido escolhe esse jogo pela importância", comenta o helênico Sílvio César Marçal Gon­­zaga.

Presidente tanto na década de 70 como em 85, o Chinês é lembrado como o personagem mais relevante da história coxa-branca, com 28% de escolha. Evan­­gelino ga­­nhou companheiros de preferência entre os convidados para co­­mentar a pesquisa. Cirino votou em Arion Cornelsen (presidente entre 56 e 63). Gonzaga acrescentou Antônio Couto Pereira (presidente por 14 anos em três décadas distintas) formando a trinca de grandes personalidades alviverdes.

Durceu Krüger, o segundo mais citado (12%), prometeu não votar em ninguém para não cometer injustiças. Presente no encontro, ganhou o respeito do ídolo que é para a história do Coritiba: atleta por nove anos, heptacampeão es­­ta­­dual, técnico e diretor "sempre ajudando o clube com o brilho da sua competência", agradeceu Cirino.

O Flecha Loira, com 64 anos, 43 dedicados ao Coritiba, foi seguido por Keirrison (11%). O K9 superou nomes como Zé Roberto, Lela, Jai­­ro... "Não é uma surpresa, pois é comum votarem em quem as pessoas viram jogar", explicou Gon­­zaga. "Também é uma prova de que ele saiu deixando as portas abertas", avaliou Murilo Hi­­­dalgo. (AB e ALM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]