• Carregando...

A partir de hoje, às 13h30, o campo do Santa Quitéria receberá o pontapé inicial do maior campeonato de futebol amador do Brasil. No total, 2.112 atletas estão inscritos para os 208 jogos, que colocarão frente a frente 96 equipes participantes da sexta edição da Copa Kaiser, nome fantasia do principal torneio peladeiro da capital. No total, 24 campos de Curitiba receberão as partidas.

Na primeira fase, os clubes se dividem em 24 grupos de quatro equipes, que se enfrentam em turno único, com partidas em todos os domingos. Avançam os dois melhores de cada chave, além dos 16 terceiros colocados de melhor campanha, somando 64 classificados. A partir daí, vira um mata-mata puro, com as equipes se enfrentando em sistema eliminatório até a decisão, que acontecerá no dia 14 de dezembro.

O prêmio para o campeão mostra o perfil lúdico da competição: além do troféu, R$ 5 mil e um churrasco completo. Os destaques individuais ganharão brindes, que vão desde um vale-chuteira até medalhas. "O futebol amador não tem a devida atenção, e ficamos felizes em ajudar os atletas a ter a estrutura necessária para mostrar seu talento e se divertir", afirmou o gerente da patrocinadora do evento, Henrique Domênico. Alguns bairros dominam o mapa do torneio, como Xaxim e Uberaba, com oito inscritos cada um. Outros bairros de destaque são Cajuru (7), Fazendinha (6), Sítio Cercado (6) e Tatuquara (6). Dos 75 bairros curitibanos, 35 estarão presentes na competição.

Uma das atrações vem da criatividade no batismo dos times: o Barça Xaxim pode enfrentar o Real Ivaí, enquanto Boca Seca x River fazem o duelo argentino. Do Uruguai, vem o Peñarol Parolin, rival do Nacional do Tatuquara. A Premier League é representada pelo Manchester do Uberaba, que pode enfrentar o Arsenal Time de Amigos. Sobra até mesmo para o Internacional, do Uberaba, que corre o risco de se deparar com o Mazembe, do Santa Cândida.

Mas não só de clássicos genéricos vive a Copa Kaiser – o Malharia Cristiane, do Xaxim, enfrentará um adversário de grife, o Lacoste, do Cajuru. Garotos Unidos e Meninos de Ouro fazem o confronto juvenil, restando espaço até mesmo para a luta de classes. O Sindicato dos Gráficos pode ter pela frente o União Imperialista, em um interessante embate entre a direita e a esquerda futebolística. A política, no entanto, passa longe dos gramados, e o que vale mesmo é a bola rolando.

O torneio

A Copa Kaiser é o principal campeonato de futebol amador do Brasil, organizado e patrocinado pela cervejaria que batiza a competição. Entre os jogadores já revelados em seus campos estão Ricardo Oliveira e Leandro Damião. O público presente nas mais de 1.200 partidas pelo Brasil supera a marca de 1,5 milhão de pessoas. Em 2014, o torneio será realizado em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Blumenau.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]