• Carregando...

O técnico Ney Franco, coodenador da base da CBF, revelou um dado curioso do planejamento da entidade para as equipes sub-15 e sub-17. As comissões técnicas das duas seleções cumprirão ciclos de quatro anos com o mesmo grupo de atletas. Marcos Santos, por exemplo, é o comandante do time sub-15 e seguirá com os seus comandados quando eles forem promovidos para o time sub-17. O mesmo acontecerá com Emerson Ávila, atualmente treinador dos jovens nascidos entre 93 e 94, que passará a treinar a categoria anterior.

Com a promoção de Marcos Santos daqui a dois anos, Emerson Ávila, hoje comandante do sub-17, passará a comandar o sub-15 para iniciar o processo de revelação de talentos. E assim por diante. A intenção é que os jogadores criem uma identidade trabalhando com o mesmo comandante por um período de quatro até chegar à equipe principal, atualmente capitaneada pelo técnico Mano Menezes.

"O Marcos Santos é o treinador do sub-15. Quando esse grupo chegar ao sub-17, ele estará no comando. Enquanto isso, o Emerson Ávila iniciará um trabalho na sub-15 para termos um novo ciclo", contou o treinador do time sub-20.

Marcos Santos era o treinador da equipe sub-20 do Coritiba antes de ser convidado por Ney Franco para assumir a Seleção sub-15. Emerson Ávila trabalhava nas categorias de base do Cruzeiro e também deixou o cargo para assumir o time canarinho sub-17. Esta semana, a equipe ficou com a segunda colocação em um torneio nos Estados Unidos.

Ney Franco revelou ainda que a CBF pretende catalogar todos os jogadores que têm condições de chegar às seleções de base. Segundo o treinador, a entidade tem a intenção de ter um controle maior sobre a saída de garotos abaixo dos 18 anos para o futebol do exterior.

"Qualquer jogador que saia do país precisa passar pela CBF. Temos que criar um filtro. Qualquer atleta que vá deixar o país abaixo dos 20 anos precisa ser de conhecimento do meu departamento. Temos que acompanhar esses jogadores", disse o comandante.

No time convocado por Ney Franco para a disputa do Mundial sub-20, em janeiro, no Peru, dois jogadores deixaram o país antes de completar 18 anos. Foram os casos dos meias Zé Eduardo, do Parma, e João Pedro, do Palermo. Já Philippe Coutinho só deixou o Vasco após completar a maioridade, em junho de 2010. O atleta seguiu para o Inter de Milão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]