• Carregando...

O iminente fim do reinado de 22 anos de Onaireves Moura no comando da Federação Paranaense de Futebol (FPF) agitou os bastidores políticos do futebol estadual ontem. Pelo menos três "figurões" aproveitaram a brecha imposta pela suspensão de 3 anos e 2 meses que afastou o dirigente da presidência para se lançar candidatos ao cargo na eleição prevista para ocorrer durante a segunda quinzena de abril de 2008.

Dividindo a bandeira da moralização como discurso principal, o apresentador de tevê Carlos "Ratinho" Massa e os empresários Hélio Cury e Joel Malucelli já se "colocaram à disposição" para herdar o trono de Moura, ocupado provisoriamente por um dos cinco vice-presidentes, Aluízio José Ferreira, da região de Ponta Grossa.

De acordo com o estatuto da FPF, os vices devem se reunir e determinar em assembléia o nome do responsável por concluir o mandato até abril. Caso nenhum deles queira o cargo, imediatamente será convocado uma nova eleição entre ligas e clubes para escolher o novo mandatário.

Extra-oficialmente especula-se que Ferreira deva ser confirmado para a missão de suceder ao ex-chefe durante o mandato-tampão de 11 meses.

"Sempre estarei pronto para ajudar o futebol paranaense. Aceitaria assumir a Federação por um período para colocá-la nos eixos, deixá-la em ordem", afirma Malucelli, ex-presidente do Coritiba e presidente de honra do J. Malucelli. "Mas por uma questão ética, por estar ligado ao J. Malucelli, não sei se haveria algum empecilho ao meu nome", argumenta.

Com mais tempo para cuidar dos compromissos locais, já que a gravação de seu programa de tevê em São Paulo se resumiu a dois dias por semana, Ratinho demonstra empolgação com a possibilidade de comandar o futebol paranaense.

O apresentador, porém, faz uma ressalva antes de entrar na corrida eleitoral. "Se a eleição for limpa, com o Moura totalmente fora do pleito, sem apoiar ninguém, eu serei candidato certamente", diz ele.

Eterno opositor à gestão Onaireves Moura, Hélio Cury foi um dos primeiros a denunciar os erros administrativos do ex-companheiro de chapa – Cury ocupou uma das vice-presidências no primeiro mandato de Moura. Satisfeito com a pena imposta em primeira instância pelo STJD, o empresário faz planos para amortizar as dívidas da entidade, negociando com a Prefeitura de Curitiba a cessão do local para a construção de um ginásio municipal. "Seria uma praça esportiva de alto nível", explica ele, derrotado por Moura no pleito de 2004.

Entre outros menos cotados para sentar na cadeira do ex-deputado federal cassado em 1993 estão o presidente do Londrina, Peter Silva, e o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]