• Carregando...
 |
| Foto:

A direção do UFC prometeu nesta quarta-feira (18) cortar na própria carne para manter "a integridade do esporte", como afirmou o CEO da entidade, Lorenzo Fertitta. "O UFC deve ser uma disputa de suas habilidades naturais, do contrário você não pertence aqui", frisou Dana White, presidente do UFC.

O impacto dos dois testes que acusaram positivo para o uso de substâncias anabolizantes por Anderson Silva antes da luta contra Nick Diaz foi sentido pela entidade. "Não estamos mais imunes ao doping do que qualquer outro esporte. Mas certamente, quando você pega alguém como Anderson Silva, você manda uma mensagem", disse Fertitta, que também falou que "jamais deixaria Silva lutar" se tivesse recebido o resultado do antidoping antes da luta. O primeiro resultado só foi revelado no dia 3 de fevereiro, três dias após a luta contra Diaz, vencida por Silva.

Por enquanto, porém, nenhuma punição foi anunciada contra o lutador brasileiro. Ele será ouvido em março numa audiência nos EUA, na qual poderá apresentar sua defesa. O contrato de Silva com o UFC, assinado o ano passado e que prevê 15 lutas, também segue valendo, até que seja anunciada sua punição.

Mesmo sem se pronunciarem sobre o futuro de Spider, caso seja punido, sua volta ao octógono ficará seriamente prejudicada devido a sua idade - ele faz 40 anos em abril. Atualmente a Comissão Atlética de Nevada aplica uma pena mínima de nove meses para casos de doping. O UFC quer aumentar para dois anos a punição, podendo chegar até quatro em alguns casos. Se o lutador flagrado estiver em posse do título, ele perderá o cinturão.

O UFC também vai aumentar a vigilância sobre seus atletas. Segundo a entidade, que diz ter gastado 500 mil dólares de 2013 a 2014 em testes antidoping, a previsão é de que no dia 1 de julho 100% dos lutadores já estejam sendo testados.

Os testes serão feitos por órgãos independentes - não revelados pelo UFC - "líderes no combate antidoping" e colherão urina e sangue, para aumentar a precisão. "Se você estiver usando drogas recreativas, será pego. Se você estiver usando drogas para aumentar sua performance, será pego", afirmou Dana White.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]