• Carregando...

A Hungria e o mundo se despedirão neste sábado do lendário jogador Puskas, em cerimônia que deverá contar com importantes nomes do futebol de todo o planeta.

A comissão de homenagem a Puskas, que organiza o funeral, contará com a participação de Ramón Calderón, presidente do Real Madrid, Juan Antonio Samaranch, presidente honorário do Comitê Olímpico Internacional (COI), e dos ex-jogadores Beckenbauer, Kopa, Gento e Bobby Charlton, entre outros.

O povo húngaro pôde despedir-se do lendário ex-jogador, que morreu em 17 de novembro, em um velório que ocorreu na última quinta-feira, na Basílica de Budapeste.

Durante todo o dia, altos representantes da vida política, social e esportiva também visitaram o caixão, coberto com uma bandeira da Hungria. Foram à basílica o Presidente da República, László Sólyom, o primeiro-ministro Ferenc Gyurcsány, a presidente do Parlamento, Katalin Szili, e dirigentes da cena esportiva húngaro.

Os atos oficiais continuam neste sábado, dia de luto nacional, quando os torcedores poderão dar seu último adeus ao ex-astro da seleção húngara no maior estádio do país, que leva seu nome.

Posteriormente, o corpo de Puskas será levado à Praça dos Heróis, onde o exército húngaro se despedirá do jogador conhecido como o Major Galopante, que, após sua morte, foi elevado ao grau militar de brigadeiro geral.

A cerimônia será encerrada na Basílica de Budapeste, onde será celebrada uma missa católica, com participação do presidente do país; do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do presidente da Federação de Futebol Húngara, Istvan Kisteleki.

O enterro começará às 20h30m (17h30m em Brasília), em um ato familiar que poderá ser visto em um gigantesco telão instalado diante da Basílica de Budapeste.

Puskas faleceu num hospital de Budapeste aos 79 anos, em conseqüência do mal de Alzheimer, problemas respiratórios e de circulação sanguínea.

A Prefeitura do Distrito 10 de Budapeste estuda a possibilidade de dar o nome de Puskas a rua onde encontra-se o estádio Honved de Budapeste, local do início da carreira do ídolo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]