• Carregando...

O automobilismo costuma ser um esporte um tanto ingrato. Afinal, são 20, 30 ou até mais atletas lutando pela vitória, mas apenas um recebe a bandeirada em primeiro lugar. No futebol, há um lado vencedor e um perdedor (às vezes, nem isso, com o empate) e, por mais que no final do ano só exista um time campeão, a frustração para um piloto é comum em cada corrida. Enquanto um time perde uma partida na quarta e pode vencer no domingo, o piloto perde muito mais vezes do que vence (Schumacher, por exemplo, tem mais de 210 derrotas, contra suas 91 vitórias).

Por isso, o pódio de ontem, no Japão, foi especial. Os três primeiros colocados tinham motivos de sobra para comemorar. A começar por Kobayashi: o primeiro pódio do valente piloto da Sauber veio justamente em casa, para delírio da torcida japonesa.

No segundo lugar, a alegria de Felipe Massa era evidente – e justificada. O momento não poderia ser melhor para garantir sua renovação com a Ferrari em 2013 (e forçar logo este anúncio, talvez ainda nestas semanas de temporada asiática). O brasileiro fez sua melhor corrida desde o famigerado GP da Alemanha de 2010 (o do "faster than you"): teve grande reflexo para escapar do acidente de Webber e Grosjean e imprimiu ritmo forte para superar carros rápidos como a McLaren de Button e a Sauber de Kobayashi.

E o mais empolgado de todos era o vitorioso Vettel. Este resultado o transforma no novo favorito ao título, duas semanas depois de todos pensarmos que a sorte de campeão de Fernando Alonso o levaria ao título.

Claro, o piloto da Red Bull ainda está quatro pontos atrás e o Mundial deste ano tem sido marcado justamente por grandes reviravoltas, sobretudo na vice-liderança. Alonso parecia imune a isso. Mesmo em Spa-Francorchamps, onde foi tirado da corrida na primeira curva, o prejuízo não parecia tão grande na pontuação. Porque, afinal, a vitória havia sido de Button, já afastado da briga àquela altura. Só que agora, neste "empate técnico" na tabela com Vettel, as cinco corridas finais devem ser suficientes para que a Red Bull, com melhor carro que a Ferrari, consiga resultados mais expressivos.

Alguma aposta para campeão? Agora, só a de que o campeonato deve mesmo ser decidido em Interlagos. Mas, em se tratando do surpreendente Mundial 2012, nem isso dá para cravar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]