• Carregando...
Guerron e Nieto foram dois dos reforços apresentados pelo Atlético | Priscila Forone / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Guerron e Nieto foram dois dos reforços apresentados pelo Atlético| Foto: Priscila Forone / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Um novo time do Atlético Paranaense será testado nesta quarta-feira, às 19h30, contra o Cruzeiro, na Arena da Baixada. O clube fez uma verdadeira "revolução" em seu departamento de futebol. Com a chegada do novo diretor, Valmor Zimermann, o diretor remunerado Ocimar Bolicenho ganhou autonomia para fazer negociações e promover a renovação que ambos detectaram necessária no elenco.

Só durante a parada da Copa do Mundo foram contratados dez novos jogadores, e pelo menos cinco deixaram o clube. Os reforços que vieram em transferências internacionais precisam esperar até o dia 3 de agosto para estrear. Os demais, a julgar pela escalação do time no último teste - o jogo treino contra o Paraná - não devem ser aproveitados a principio. Apenas Paulinho e Mithyuê, dos novos contratados, começaram jogando.

O que mudou mesmo foi o esquema tático. Sai o 3-5-2 que a torcida do Atlético se acostumou a ver em campo nos últimos anos, e entra o esquema da moda, o mais usado na Copa do Mundo: 4-2-3-1.

Quem explica a nova formação é o meia Branquinho: "Nosso novo esquema é com dois volantes, um meia que é o (Paulo) Baier, e dois meias-atacantes pelos lados, fechando sem a bola, e que quando têm a posse abrem para jogar. Cada treinador tem o seu esquema e cabe a nós entendermos o mais rápido possível para não termos problemas durante o campeonato", explicou.

Para Paulo Baier, responsável pela criação no meio de campo atleticano, as muitas mudanças no elenco e na formação tática são encarados como problemas para este retorno de campeonato. "A nossa característica de jogo mudou. O Paulo (César Carpegiani) tem uma ideia um pouco diferente. Estão chegando novos jogadores e vai demorar um pouco até entrosarmos. Quando muda muito, ao mesmo tempo, a gente não sabe como jogar junto e que tipo de passe podemos dar", explicou.

Depois de quarenta dias de intertemporada, tempo é um luxo que o Atlético não tem mais. Atualmente ocupa o 16º lugar na tabela da Série A, com apenas seis pontos. "Do ano passado para cá ficamos só eu, o Manoel e o Rodolfo. O entrosamento tem que acontecer o mais rápido possível, pois o jogo já está aí" disse Baier.

Para o técnico Carpegiani, só quando todo o elenco estiver à disposição e o time tiver uma sequência de jogos ele vai chegar ao padrão ideal. Mesmo assim, os resultados precisam vir imediatamente. "Mudamos sessenta por cento do time. As contratações, por algumas circunstâncias, chegaram muito em cima da hora. Temos que resolver nossas dificuldades agora. Não podemos esperar. Quando o grupo estiver completo naturalmente o entrosamento virá. Mas, por enquanto, precisamos de vitórias", declarou Carpegiani.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]