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O Curso Aplicado de Jornalismo Esportivo chega a terceira edição a partir do próximo dia 2 de outubro, na Universidade Positivo. Serão 32 horas/aula, abrangendo os vários campos existentes deste mercado, que continua em expansão. Todos os canais da tevê aberta, mais de uma dezena de rádios, além de jornais e sites destinam espaço em suas programações para o futebol e outros esportes. O curso visa apresentar a acadêmicos de comunicação social e outras áreas de ciências humanas - ou simples interessados em jornalismo esportivo - um retrato desse mercado e os métodos de trabalho nos diferentes veículos.

O objetivo é dar subsídios para que os profissionais cheguem ao mercado de trabalho melhor preparados. O curso será ministrado em quatro fins de semana, com aulas às sextas (das 18h30 às 22h30) e sábados (das 8h30 às 12h30). Não haverá aulas nos feriados de 12 de outubro (Padroeira do Brasil) e 2 de novembro (Finados), e por isso o encerramento do mesmo ocorrerá apenas no dia 8 de novembro.

São oito módulos distintos: História e noções do jornalismo esportivo; Ética: não saia de casa sem ela; Esporte na TV: Imagem é tudo; Esporte em jornal e revista: Fugindo das normas; Esporte em rádio: Novos e velhos conceitos; Assessoria e marketing: Fazendo o meio-campo; Esporte na Internet: blogosfera e ‘notíciosfera‘; e O mercado de mídia no Paraná.

O curso, com aulas teórico-explicativas, é ministrado por seis jornalistas graduados e em plena atividade no mercado curitibano: Carlos Henrique Bório (editor de esportes da Tribuna do Paraná), Cristian Toledo (RIC TV, O Estado do Paraná e Rádio Transamérica), Marcelo Dias Lopes (RPC TV), Joyce Carvalho (O Estado do Paraná e Rádio Transamérica), Irapitan Costa (Tribuna e Transamérica) e Leonardo Mendes Júnior (editor de esportes da Gazeta do Povo).

São apenas quarenta vagas e o custo da inscrição é de R$ 450 (em duas vezes). Maiores informações no site de Extensão da UP ou pelo telefone (41) 3317-3092.

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