• Carregando...
Árbitro relata cantos homofóbicos e Vasco pode perder pontos no Brasileirão
Árbitro relata cantos homofóbicos e Vasco pode perder pontos no Brasileirão| Foto: Estadão Conteúdo

O árbitro Anderson Daronco interrompeu o confronto entre Vasco e São Paulo, neste domingo, em São Januário, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, para advertir a torcida vascaína sobre gritos homofóbicos contra o clube paulista.

Aos 19 minutos do segundo tempo, quando o Vasco vencia por 1 a 0, a torcida local cantava "time de v....." contra o rival. Daronco, então, foi até o banco de reservas e pediu ao técnico Vanderlei Luxemburgo para que orientasse a torcida da equipe carioca a parar com as ofensas.

Imediatamente, Luxemburgo se virou em direção à torcida e, com gestos, pediu que os cantos homofóbicos parassem. O treinador, ajudado pelo lateral-direito Yago Pikachu, foi atendido. "Falei para a torcida ter um pouquinho de calma, porque pode prejudicar o Vasco. Mas como eu ia falar para todo mundo parar? Eu só pedi calma", disse o treinador.

Na última segunda-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) enviou um ofício aos árbitros e clubes, informando que manifestações homofóbicas nos estádios podem render punições aos clubes, sugerindo que os mesmos façam campanhas educativas junto aos torcedores e atletas.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) informou que o comportamento pode levar a equipe a ser enquadrada no artigo 243-G do Código Disciplinar: "Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência".

Veja o relato da súmula do árbitro:
"Relato que aos 17 minutos do segundo tempo houve um canto vindo da arquibancada da torcida do Vasco em que dizia: "time de viado". Aos 19 minutos do segundo tempo, a partida foi paralisada para informar ao delegado do jogo e aos capitães de ambas as equipes a necessidade de não acontecer novamente e para informar no sistema de som do estádio o pedido para que os torcedores não gritassem mais palavras homofóbicas. Foi arremessado no gramado fora do campo de jogo um copo plástico contendo liquido dentro na direção do banco de reservas da equipe do São Paulo após a marcação do primeiro gol da equipe do Vasco da Gama. Relato que o copo foi atirado da arquibancada com torcedores do Vasco da Gama localizada atrás do banco de reservas da equipe visitante. Informo também que após o término da partida, quando as duas equipes se dirigiam para os vestiários, houve um tumulto embaixo do túnel inflável, que não foi possível identificar os envolvidos devido a distância da arbitragem até o túnel, e pela grande presença de jogadores titulares e suplentes, membros de comissão técnica, diretores das equipes, seguranças e membros de imprensa trabalhando na partida".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]