| Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Só consigo comprar um usado

“Os imóveis usados têm preços atraentes e podem ser deixados como novos. O importante é checar a estrutura hidráulica e elétrica e, se for necessário, substituí-las antes de fazer a mudança”, diz a arquiteta Alessandra Monteiro, que acumula experiências com reformas.

Dica: na dúvida sobre as condições do imóvel, contrate um profissional para acompanhá-lo durante a vistoria. Ele vai enxergar os problemas ocultos ou tranquilizá-lo sobre as qualidades da casa ou apartamento que você está pensando em comprar. Em se tratando de edifício ou condomínio, não deixe de conversar com os vizinhos para saber sobre a experiência deles.

A obra atrasou

“Atraso na entrega do imóvel novo sempre foi o grande problema porque é difícil prever com exatidão como se desenrolará todo o processo de construção”, diz o advogado Ricardo Campelo. Hoje o consumidor está protegido pela jurisprudência já estabelecida.

Dica: em seu planejamento pessoal, leve em conta a possibilidade de que haja alguma demora.

Poupança prévia

“Quanto mais poupança o comprador tiver para a entrada, melhor será para conseguir um financiamento interessante, com prestações mais leves ou menos numerosa, pagando menos juros”, alerta o gerente reginal da Caixa, Vilmar José Smidarle.

Dica: o esforço prévio para juntar uma entrada maior valerá a pena a longo prazo.