Aplicativo permite ao usuário pesquisar o preço em cerca de 110 mil estabelecimentos em todo o estado.  | DivulgaçãoAEN/PR
Aplicativo permite ao usuário pesquisar o preço em cerca de 110 mil estabelecimentos em todo o estado. | Foto: DivulgaçãoAEN/PR

Se a tecnologia trouxe tantas comodidades para o nosso dia-a-dia, por que seria diferente com a tão recomendada pesquisa de preços? Mas quem teria um banco de dados tão completo e confiável a ponto de mostrar os preços atualizados de vários concorrentes na palma da mão? 

O Governo do Paraná já tinha essa base de dados - disponibilizada por meio do Programa Nota Paraná, em que a população pede para cadastrar o CPF na nota fiscal para reaver parte do imposto pago nos produtos adquiridos. O desdobramento para o aplicativo Menor Preço surgiu de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda, gestora do Nota Paraná, com a Celepar – empresa estadual que desenvolve soluções de tecnologia da informação e comunicação. 

O Menor Preço permite ao usuário pesquisar o preço em cerca de 110 mil estabelecimentos em todo o estado. Ele faz o comparativo de preços e apresenta o mais baixo por meio da leitura do código de barras do produto ou com uma busca pelo nome daquilo que o consumidor pretende comprar. Informações adicionais como mapa de localização e até o trajeto para o estabelecimento escolhido são mais algumas comodidades à disposição do usuário do aplicativo. 

Alcance 

Em pouco mais de um ano – o lançamento foi em novembro de 2016-, os números são robustos. Foram 494 mil downloads e 28 milhões de acessos. Semanalmente são mais de 10 milhões de preços atualizados. A plataforma utiliza como base informações de 4,5 milhões de notas fiscais eletrônicas emitidas todos os dias no Estado. 

O que o aplicativo promete é, além da economia de dinheiro – que pode chegar a 37,5% ao final da compra-, economia de tempo com a pesquisa prévia. Em momentos de promessas de descontos “incríveis”, como a Black Friday, o Menor Preço lançou uma nova ferramenta que mostra a evolução dos preços pesquisados. Assim, o histórico de preços praticado no varejo nos últimos três meses fica à disposição para ajudar o consumidor a decidir se aquela é a melhor hora de comprar. Na outra ponta, a Secretaria da Fazenda acredita que a pesquisa facilitada estimula a concorrência no varejo. 

O aplicativo foi o vencedor do Prêmio Top de Marketing promovido pela ADVB-PR na categoria “Serviço”. Os vencedores foram anunciados no dia 04 de dezembro. De acordo com o diretor geral da Secretaria da Fazenda, George Tormin, o prêmio demonstra que a estratégia de comunicação e divulgação do Menor Preço foi acertada, fazendo com que o aplicativo se aproximasse dos 500 mil downloads. 

“O plano de comunicação atingiu o objetivo de disseminar e divulgar o aplicativo aos paranaenses, fazendo com que a população usufruísse de seus benefícios, sendo incorporado inclusive por outros estados. O Espírito Santo vai adotar o aplicativo ainda este mês”, comemora. O case concorreu com os da Growth Hacking, da Universidade Positivo, e da Gazeta do Povo e Unicred: Parceria de Sucesso. 

O aplicativo pode ser acessado por dispositivos móveis, telefone celular e tablets ou pelo computador. O endereço para consulta é www.menorpreco.pr.gov.br.