Pesquisa aponta procura por “benefícios flexíveis” que buscam promover o bem-estar de seus colaboradores.
Pesquisa aponta procura por “benefícios flexíveis” que buscam promover o bem-estar de seus colaboradores.| Foto: Divulgação

Multinacionais e grandes empresas em todo o mundo estão cada vez mais atentas às vantagens de se investir no bem-estar dos colaboradores. Amazon, Google, Unilever e Adidas são alguns exemplos de corporações que há vários anos criaram programas e incentivos para promover o bem-estar de suas equipes. No Brasil, essa tendência está ganhando espaço mesmo entre empresas de menor porte que perceberam a importância de investir na qualidade de vida de seus profissionais.

Um levantamento da Leme Consultoria, em parceria com startup Swile, divulgado em agosto, mostrou que a adesão aos chamados “benefícios flexíveis” cresceu no último ano. Atualmente, essa categoria ocupa a 6.ª posição em ranking de maior adesão entre as empresas, perdendo apenas para benefícios como assistência médica, vale-refeição, seguro de vida, vale-alimentação e assistência odontológica. Em 2011, essa categoria ocupava o 11º lugar no ranking.

Os “benefícios flexíveis” oferecidos são diversificados e variam de acordo com o perfil de cada empresa, mas sempre com o objetivo de estimular o colaborador a consumir produtos ou serviços importantes para o seu bem-estar, como atividades esportivas, culturais, tratamentos de beleza, entre outros.

Uma das novidades nessa área é o bnyou empresas, oferecido pela plataforma de beleza bnyou com a proposta de proporcionar bem-estar e a melhoria da autoestima dos colaboradores, com a facilidade de ser atendido no próprio local de trabalho ou em casa, conforme a disponibilidade e o interesse de cada profissional.

Fabio Rigoni, COO do bnyou, explica que a plataforma oferece às empresas todos os serviços que estão disponíveis no aplicativo, desde yoga laboral, manicure, quick massage, cabeleireiro, maquiadores, entre outros.

Atualmente são dois modelos ofertados: In Company, no qual o bnyou leva até a empresa a estrutura completa para um momento de relaxamento e descompressão da equipe; e ainda Vale-Beleza e Bem-Estar com a aquisição de créditos no bnyou para que os colaboradores possam contatar os profissionais para realizar o serviço desejado em suas casas, fora do horário de trabalho. Os créditos ficam disponíveis no aplicativo bnyou (Apple Store e Google Play) para serem utilizados de acordo com a necessidade.

Rigoni destaca que a grande vantagem desse novo modelo de benefício é aumentar o grau de satisfação dos trabalhadores, fato que impacta, automaticamente, na produtividade, aumento da criatividade, no volume e na qualidade da entrega. “Outro fator essencial a ser considerado é a retenção de talentos na empresa. O processo de contratação e formação de um profissional é longo e caro, por isso é tão importante manter os talentos na equipe”, enfatiza.

Segundo o Relatório de Tendências Globais de Capital Humano (2018) da Deloitte, 43% das empresas acreditam que essas iniciativas reforçam a missão e a visão das organizações 60% afirmam que contribuem para reter os profissionais na equipe e ainda melhorar a produtividade e os resultados (61%).

O COO conta que novos produtos estão sendo desenvolvidos para o bnyou empresas, entre eles um modelo de benefício mensal no qual a organização poderá agregar a sua cesta de benefícios para seus colaboradores. “A procura está muito alta. As empresas estão percebendo a importância de investir no bem-estar dos seus colaboradores. O mercado é competitivo e o maior patrimônio da empresa são as pessoas”, analisa.

Segundo Rigoni, pelo bnyou empresas cada organização estrutura o perfil dos serviços que serão oferecidos aos funcionários. “É algo bem flexível para se adaptar a empresas de todos os tamanhos e segmentos”, esclarece.