Mudas de temperos e hortaliças produzidas a partir de resíduos orgânicos da cozinha do estabelecimento são disponibilizadas aos clientes, gratuitamente.
Mudas de temperos e hortaliças produzidas a partir de resíduos orgânicos da cozinha do estabelecimento são disponibilizadas aos clientes, gratuitamente.| Foto: Divulgação

Os frequentadores do Café Cultura Soho, localizado na Rua Saldanha Marinho, em Curitiba, podem aproveitar muito mais do que uma pausa para um lanche quando estão no local. O espaço oferece aos clientes uma verdadeira aula de sustentabilidade prática, com direito inclusive a levar para casa, gratuitamente, mudas de temperos ou hortaliças produzidas a partir de resíduos orgânicos da cozinha do estabelecimento. Em quase dois anos, 558 mudas já foram entregues no local.

Em parceria com a Composta +, startup que atua com serviços de coleta e compostagem de resíduos orgânicos para reduzir impactos ambientais e sociais junto a empresas de diversos segmentos, instituições e residências, o Café Cultura realiza todo o processo de separação dos resíduos orgânicos que seriam transformados em lixo e encaminhados aos aterros sanitários.

O empresário Vinícius Webber conta que a parceria com a Composta + começou a partir de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que ele mesmo – que é formado em Engenharia Ambiental – elaborou para a cafeteria. A startup entrou com a estrutura – bombonas de 50 litros onde devem ser depositados os resíduos orgânicos –, coleta, transporte e o processamento. Além disso, mensalmente o estabelecimento recebe 20 mudas e 1kg de composto orgânico gerado como resultado da compostagem.

“Achei fantástica essa iniciativa, pois indica um exemplo de ciclo completo, onde resíduos que antes eram descartados e geravam um impacto maior ao meio ambiente, desde armazenamento, coleta, transporte e destinação final, agora, através do processo de compostagem, viram um produto útil e com valor”, enfatiza.

<br /> <em>Café Cultura Soho já fez a compostagem de 5,21 toneladas de resíduos orgânicos. | Foto: Divulgação.</em>

Café Cultura Soho já fez a compostagem de 5,21 toneladas de resíduos orgânicos. | Foto: Divulgação.

Vinícius relata que foi assim que surgiu a ideia de incluir o cliente do Café Cultura Soho na jornada, colocando as mudas à disposição em copinhos de café para que sejam adotadas por quem tiver interesse. “É uma forma de lembrá-los que, com pequenas escolhas, é possível influenciar empresas a focarem seus esforços em soluções para diminuição do impacto ambiental gerado em suas atividades”, observa.

Em 11 meses de parceria, 5,21 toneladas de resíduos orgânicos do Café Cultura Soho passaram pelo processo de compostagem. Com isso, 8,26 toneladas de CO2 (gás carbônico) deixaram de ser lançadas na atmosfera, além de 558 unidades de sacos plásticos que seriam utilizadas para armazenar os resíduos foram economizadas. “Sem o serviço da Composta +, seria bem difícil conseguir destinar os resíduos orgânicos para compostagem. Sem dúvidas, é o caminho com menor impacto ao meio ambiente”, avalia o empresário.

Em geral, os resíduos orgânicos são materiais de origem biológica que podem ser decompostos ou reaproveitados por micro-organismos e transformados em substâncias naturais. É o caso restos de alimentos; materiais vegetais como folhas, galhos, flores, plantas e guardanapos usados, por exemplo.

Igor Gonçalves Oliveira, diretor de marketing e co-fundador da Composta +, fala que o processo de compostagem traz várias vantagens para as empresas. Além de passarem a lidar com a separação mais correta dos resíduos, é uma forma de eliminar o uso dos sacos plásticos, que são altamente poluentes, e reduzir gastos com outros materiais de limpeza.

Outro benefício, destaca, é o maior controle sobre a produção de alimentos, principalmente com relação ao que é desperdiçado. “Os colaboradores não têm o retrabalho com o manejo dos resíduos e esse tempo pode ser usado para atividades mais produtivas para a empresa”, comenta.