Espetáculo “TILL”, do Grupo Galpão.
Espetáculo “TILL”, do Grupo Galpão.| Foto: Humberto Araújo/Divulgação

Principal evento de artes cênicas do Brasil, o Festival de Curitiba completa 31 anos na mesma época em que a cidade chega a 330. A criação do festival, em março de 1992, foi justamente para comemorar o aniversário da capital paranaense.

Ao longo das décadas, os palcos de Curitiba deram visibilidade e espaço para grupos de todo o país. Algumas companhias voltaram mais vezes para a festa. Dentre as centenas de parceiros, o mineiro Grupo Galpão foi o que mais se apresentou no Festival. 

Veja todas as reportagens do especial <a href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="Curitiba de Todas as Tribos. (abre numa nova aba)">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Veja todas as reportagens do especial Curitiba de Todas as Tribos.

Com 13 espetáculos apresentados em 12 anos, a companhia de Belo Horizonte cresceu junto com o evento. “Nós participamos do primeiro ano com dois espetáculos de rua, a comédia ‘Esposa Muda’ e o espetáculo ‘Corra enquanto é tempo’. Durante esses anos, fizemos boa parte do repertório de 26 espetáculos do Galpão em Curitiba", relembra Eduardo Moreira, diretor artístico e fundador do Grupo Galpão.

Além de trazer espetáculos inéditos para o Paraná, o Festival entrega reconhecimento às companhias participantes. O Festival de Curitiba nos trouxe visibilidade nacional. O Festival sempre foi um lugar onde os críticos, principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo, assistiam aos espetáculos, e a programação do evento sempre se preocupou em ser uma vitrine da diversidade do teatro brasileiro", analisa o diretor. "É, sem dúvida, o festival de teatro mais importante do Brasil”, completa.

Peça "Outros", apresentada no Festival de Curitiba em 2019.  Foto: Elenize Dezgeniski/Divulgação
Peça "Outros", apresentada no Festival de Curitiba em 2019. Foto: Elenize Dezgeniski/Divulgação

Para Leandro Knopfholz, empresário e diretor do Festival de Curitiba, a premissa do evento é incentivar as artes e construir parcerias duradouras. “O Galpão ganhou uma projeção fantástica e durante todos esses anos sempre esteve muito disposto a trazer seus trabalhos para Curitiba. Fico feliz de ver que a gente tem essa trajetória, não só com o Galpão, mas com muita gente que sempre está voltando para cá. Nós estamos crescendo juntos", afirma.

Trajetória do Grupo Galpão

Peça "TILL", apresentada em 2022 no Festival de Curitiba. Foto: Humberto Araújo/Divulgação
Peça "TILL", apresentada em 2022 no Festival de Curitiba. Foto: Humberto Araújo/Divulgação| Photographer: Humberto Araujo

Criado em 1982, o Grupo Galpão prioriza um teatro de pesquisa, experimentação e espetáculos de rua, de comunicação direta com o público. Sediado na capital mineira, o grupo já percorreu o território brasileiro de Norte a Sul e participou de festivais em países da América Latina, América do Norte e Europa.

Sem fórmulas ou métodos definidos, a trupe pauta sua prática por um teatro de grupo que se propõe a refletir permanentemente sobre a ética do ator e do teatro em um amplo universo social e cultural.

Festival de Curitiba 2023 

Com mais de 350 atrações, o Festival de Curitiba será entre os dias 27 de março e 9 de abril. A programação das mostras teatrais, eventos e programas culturais está disponível online.

A 31ª edição do evento conta com estreias nacionais, espetáculos premiados, peças internacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performance, gastronomia e a volta do Fringe, mostra aberta a companhias profissionais e estudantis montada a partir de inscrições voluntárias e sem seleção de curadoria.

"Para 2023, as pessoas podem esperar festa, muita gente na rua, apropriação urbana e espetáculos que não viriam se não fosse para o Festival. Esse é um festival para todos, todos os gostos, todas as idades, repertórios, bolsos, horários. Nós queremos tirar as pessoas de casa e fazer com que Curitiba seja celebrada, o encontro seja celebrado, e que as artes sejam celebradas”, afirma Leandro.

Serviço
Festival de Curitiba. De 27 de março a 9 de abril. Progamação disponível online.