Marcos Junior adaptou seus treinos para o ambiente digital e hoje tem alunos inclusive fora do Brasil.
Marcos Junior adaptou seus treinos para o ambiente digital e hoje tem alunos inclusive fora do Brasil.| Foto: Arquivo pessoal

Se tem uma coisa que o século 21 ensinou é que a tecnologia veio para ficar. Celular, computador e até relógios inteligentes se tornaram acessórios essenciais no cotidiano para a maioria das pessoas. Esses novos aparatos têm impactado, inclusive, na forma como as pessoas cuidam da própria saúde, física e emocional. Isso porque, com tantas alternativas – literalmente ao alcance das mãos – é possível se exercitar ou buscar diversos recursos terapêuticos sem precisar sair de casa.

E foi em 2020, no auge da pandemia de Covid-19, que um curitibano ganhou projeção nacional depois que decidiu ampliar um antigo projeto: o de tirar as pessoas do sedentarismo a partir da mudança de comportamento. Há dois anos consecutivos, o personal trainer Marcos Junior aparece na lista dos melhores da sua área no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT).

Antes mesmo da pandemia, Marcos Junior já vinha trabalhando na criação de programas de treinamento físico on-line. O isolamento social acelerou esse processo, que acabou impactando centenas de pessoas e foi muito além de Curitiba, atingindo inclusive outros continentes.

O personal acredita que a projeção se deve ao fato dele ter iniciado esse tipo de treinamento logo após os anúncios de lockdown, posicionando-se como uma opção de treinamento rápido, em casa e acessível financeiramente. “Depois, vieram vários projetos como o TFMJ 20 e o Correr e Se Divertir”, relembra, referindo-se aos formatos de treinamento funcional e corrida no formato remoto. “Foi uma somatória de ações que me levaram, por dois anos seguidos, à final do prêmio personal trainer do ano, organizado pela SBPT”, conta.

PROPAGANDA

Com a propaganda boca a boca, a partir dos resultados dos alunos, o público de Marcos Junior cresceu rapidamente. Como as aulas eram todas online, além de alunos em Curitiba, ele passou a atender pessoas de outras cidades brasileiras e chegou a lugares do outro lado do globo, como a Austrália. “Não foram apenas as pessoas em Curitiba que começaram a perceber a importância da atividade física, mas em outros lugares do mundo todo”, destaca.

Em quase três anos atuando dessa forma, Marcos Junior já atendeu mais de 300 pessoas, entre as aulas remotas e presenciais. Além da Austrália, o personal já teve alunos nos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Portugal, África, Irlanda e Japão.

O personal comenta que, no começo, era comum a resistência de alguns com os serviços online. “Mas, na pandemia, esse mercado cresceu exponencialmente e veio para ficar”, enfatiza.

Marido da Andressa, pai do Joaquim e da Maria Júlia, Marcos Junior é referência no atendimento a pessoas que querem mudar de vida, cuidar da saúde e sair do sedentarismo. Com os programas online, o grupo de corrida para iniciantes e o Studio TFMJ de aulas de treinamento funcional ele impacta centenas de alunos.

<a href="https://www.nova.com.br/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos. (abre numa nova aba)">As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.</a>
As diversas tribos que presenteiam Curitiba em seus 329 anos.

“Sou um profissional de Educação Física que ama o que faz e que pretende ajudar o maior número de pessoas possível com o meu conhecimento para mostrar que o treino, exercício e a atividade física não podem ser encarados como algo obrigatório, um fardo. Devem ser vistos como algo que as pessoas gostem, que tenham prazer em fazer”, pontua.

Marcos Junior avalia que esses novos formatos chegaram para trazer novas alternativas aos profissionais de Educação Física. Atualmente, ele atua de maneira híbrida e desenvolveu dois novos projetos voltados para as plataformas digitais. “É uma forma de atingir meu principal objetivo que é levar movimento de maneira prática e viável a todos, tirando o maior número de pessoas possível do sedentarismo”, argumenta.

O trabalho do profissional de educação física já está até sendo reconhecido na esfera pública. Na noite desta terça-feira (29), Marcos Junior recebe o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido junto à população e recebe o Prêmio Cidade de Curitiba, entregue pela Câmara Municipal dos Vereadores.