Curitiba é berço de nomes fundamentais para o fortalecimento do skate no Brasil
Curitiba é berço de nomes fundamentais para o fortalecimento do skate no Brasil| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Conta-se que a primeira pista de skate em Curitiba "surgiu" em 1977, quando um tanque de areia da Praça da Ucrânia precisou ser esvaziado. A atividade corriqueira para os funcionários da prefeitura não previa o que os jovens fariam com aquela "panelinha" – nem que a apropriação daquele espaço pelos skatistas faria com que uma nova cultura se instalasse na cidade.

A praça passou a ser um ponto de encontro – e de joelhos ralados – para os iniciantes na prática que hoje é reconhecidamente um esporte olímpico.

Dos anos 1970 até os dias atuais, Curitiba é casa de atletas importantes para o fortalecimento do esporte no cenário nacional. Marcelo Kosake, um dos pioneiros na prática no Brasil, é de Curitiba e ostenta o título de tricampeão brasileiro de skate na modalidade vertical. A prática sobre as quatro rodas começou quase junto da chegada da novidade no Brasil, em meados da década de 1970.

Veja todas as reportagens do especial <a href="https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba-de-todas-as-tribos/" target="_blank" rel="noreferrer noopener" aria-label="Curitiba de Todas as Tribos. (abre numa nova aba)">Curitiba de Todas as Tribos.</a>
Veja todas as reportagens do especial Curitiba de Todas as Tribos.

Em 1978, a Prefeitura de Curitiba criou a pista que faria com que Kosake se apaixonasse pelo skate: a Pista do Jardim Ambiental, que fica na Rua Schiller, esquina com a Rua Itupava. A sua “coirmã”, a Pista do Gaúcho, também foi construída na mesma época.

O curitibano Marcelo Kosake, tricampeão brasileiro de skate na modalidade vertical, em foto dos anos 90. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
O curitibano Marcelo Kosake, tricampeão brasileiro de skate na modalidade vertical, em foto dos anos 90. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

“Minha relação com skate em Curitiba é de paixão, pois é a cidade que nasci”, conta Kosake. “Acredito que tem um potencial muito grande de talento. Existe uma renovação constante de atletas de alto nível, que representam a capital”.

Para o tricampeão, as principais pista de skate da cidade continuam sendo as construídas em 1978, tanto por sua relevância histórica quanto pelo impacto no aumento da prática na cidade. Kosake também enaltece as pistas da Menonitas, no Boqueirão, e da Wenceslau Braz, no bairro Guaíra.

“O momento mais emocionante que passei em Curitiba foi meu primeiro campeonato aberto profissional, na pista do Jardim Ambiental”, relembra Kosake. “A consolidação dos campeonatos de street, na década de 1990, foi o início da construção de uma geração brasileira que fez história mundialmente”, avalia.

Kosake em ação na pista de skate do Jardim Ambiental, em Curitiba. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Kosake em ação na pista de skate do Jardim Ambiental, em Curitiba. Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Para Kosake e muitos de sua geração, estar sobre um skate na capital paranaense não é só esporte: é sobre educação, respeito ao próximo e também ativismo.

“O skate ajuda no corpo e na mente”, conta. “É algo que me deu, também, a oportunidade de viajar muito e conhecer diferentes culturas. O skate me completou, em 37 anos de prática. No aniversário da cidade, desejo que Curitiba seja cada vez mais skate e respeito, sempre”, finaliza.

Fenômeno aos 5 anos, Gui Khury está no Guinness Book

O jovem Gui Khury nasceu em uma Curitiba muito diferente da que Marcelo Kosake testemunhou: Khury aprendeu a "remar" em uma cidade que dispunha de dezenas de pistas.

 O curitibano Gui Khury: com 14 anos, já está no Guinness World e é um dos grandes nomes do skate masculino nacional. Foto: Divulgação
O curitibano Gui Khury: com 14 anos, já está no Guinness World e é um dos grandes nomes do skate masculino nacional. Foto: Divulgação

Com apenas cinco anos de idade, Khury já fazia manobras de “gente grande”, fazendo aéreos em altura e surpreendia com os giros em megapistas. Hoje com 14 anos, o menino prodígio garantiu três recordes mundiais certificados pelo Guinness World, e é um dos grandes nomes do skate masculino no Brasil.

A primeira entrada no livro dos recordes foi em julho de 2021, quando o rapaz fez história ao ser o primeiro skatista a completar em um campeonato em pista vertical o 1080°, manobra em que o atleta realiza três giros completos no ar. O segundo recorde registrado foi por Gui ter sido o mais jovem atleta inscrito no X-Games masculino. E o terceiro desbancou o recorde da lenda Tony Hawk: Gui Khury foi o mais jovem atleta a ganhar medalha de ouro no X-Games, em 2022.

Em 2022, Gui Khury foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Skate e representar o país na temporada. Com isso, ele se tornou o campeão brasileiro da modalidade Vert mais jovem na história.