O CEO da Conta Azul, Vinicius Roveda, falou sobre a transição  pel a qual passa a  profissão do contador. | Adilson Faxina/Divulgação
O CEO da Conta Azul, Vinicius Roveda, falou sobre a transição pel a qual passa a profissão do contador.| Foto: Adilson Faxina/Divulgação

Em uma programação voltada para profissionais do ramo contábil, o Dia D ContaAzul, promovido em Curitiba na terça-feira (17) pela empresa brasileira que oferece uma plataforma de Gestão em Nuvem para pequenas empresas, abordou cases de mercado, pesquisas e as principais características do contador do século 21. O público de mais de 100 pessoas, que se reuniu no auditório do SESCAP-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná), ouviu palestras de especialistas que são referência na área no Brasil.

Essa foi a segunda rodada do evento itinerante, que já passou pelo Rio de Janeiro e, em breve, estará em Maringá e outras cidades brasileiras. “O nosso objetivo é estar cada vez mais próximos dos empresários contábeis, trazer conteúdo de alta qualidade e auxiliar nesse momento delicado e de muita transição na profissão”, ressalta Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul, e responsável pela abertura do evento.

O contador Luiz Corrêa, parceiro da ContaAzul, foi um dos palestrantes. Com 26 anos de carreira, ele mostrou de forma prática como o sistema mudou a gestão da sua empresa. “É muito gratificante poder compartilhar experiências e ver a receptividade das pessoas aqui”, fala Corrêa.

O evento contou, ainda com as palestras de Nelson Boing, que mostrou de que forma sua gestão na contabilidade aumentou a satisfação dos seus clientes com reuniões mensais de resultado. Isso porque a conscientização do cliente é parte importante do processo. “O contador acaba sendo valorizado quando agiliza seus processos, trabalha de forma transparente e oferece ao cliente insights gerenciais”, conta Boing que é parceiro da ContaAzul há dois anos e viu a fidelização de seus clientes crescer acima da média.

Já Anderson Hernandes, reconhecido pelo trabalho aliado à tecnologia e autor de livros sobre o tema, falou de aquisição de novos clientes, processo de conversão para a ContaAzul e estratégias de marketing. No final do dia, Gabriel Manes, da ContaAzul, contou como funciona o Programa de Contadores Parceiros. “Nosso principal objetivo é impulsionar o sucesso do pequeno empresário. Mas, ao logo do tempo, vimos que o contador é peça-chave para esse sucesso. Passamos, então, a trabalhar numa plataforma que permita ao profissional contábil diminuir o tempo de atuação com a parte burocrática para agir de forma consultiva e gerencial. Nossa plataforma possibilita que o empresário trabalhe junto com o contador, diminuindo o retrabalho e o tempo de fechamento da contabilidade”, completa Roveda.

O jovem empresário Victor Manica Lucca era um dos participantes satisfeitos com o conteúdo apresentado. Apesar de ser um contador parceiro, não tinha conseguido colocar em prática o sistema ContaAzul e, por isso, se inscreveu no evento. “Trabalho num escritório tradicional, com muitos trâmites de papelada e diariamente discutimos como agilizar esses processos”, conta Lucca que acredita que a ContaAzul tem as ferramentas necessárias para fazer essa transformação. “Agora é a hora de dar o start nessa nova contabilidade”, finaliza.

Novidades

Além dos cases e palestras, os participantes tiveram acesso a informações dos próximos lançamento da ContaAzul. Uma delas é o sistema de “Frente de caixa em nuvem”, voltado para pequenos negócios, que permitirá total integração com o sistema contábil, emissão de notas e acesso remoto. Outra novidade será a entrada no mercado de marketplaces, com integração a sites e portais. O primeiro deles é o Mercado Livre, que passa a fazer parte da plataforma.