O idioma é utilizado para mediar as atividades rotineiras como brincadeiras, desafios, interação e jogos.
O idioma é utilizado para mediar as atividades rotineiras como brincadeiras, desafios, interação e jogos.| Foto: Divulgação

Em um mundo em que o armazenamento de documentos acontece na “nuvem”, boa parte das profissões podem ser exercidas de forma remota a partir de qualquer lugar do planeta fica cada vez mais clara a importância de se dominar um outro idioma para garantir espaço no mercado de trabalho. Uma pesquisa recente da consultoria de carreira Catho mostrou que falar inglês pode aumentar em até 72% o valor do salário de um profissional. E, quanto mais cedo iniciar esse aprendizado, maiores as chances de sucesso.

Já um levantamento do site Nomad Life mostra que, até 2035, cerca de 1 bilhão de trabalhadores em todo o mundo serão “nômades digitais”. Ou seja, pessoas que não precisam de um endereço fixo para trabalhar.

De olho nessas estatísticas, vem aumentando a cada ano o número de pais que busca oferecer aos seus filhos a formação bilíngue já desde os primeiros anos de vida. O objetivo é permitir que a criança cresça convivendo com a língua inglesa de forma que ela se torne tão familiar quanto a língua materna.

De acordo com a professora Fernanda Cervi Rolkouski, gerente de Internacionalização da Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista, no Integral Bilíngue o objetivo é que o aluno esteja inserido em um contexto em que o idioma é utilizado de forma natural para mediar as atividades rotineiras como brincadeiras, desafios, interação, jogos e outras atividades que surgem a partir da relação consigo mesmo e com os outros, além de estar em plena consonância com as diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhado aos valores Maristas.

Ela explica que quando o aluno começa o aprendizado na infância e de maneira natural, sem a necessidade de desconstrução do que se sabe da língua materna, ele passa a transitar confortavelmente pelos dois idiomas. Os estudantes frequentam parte do dia no período regular, seguindo o currículo brasileiro. Já no período do contraturno, as atividades extracurriculares são mediadas em inglês com atividades mão na massa e projetos multidisciplinares dando significado ao conhecimento. Essa experiência de aprendizagem se dará num espaço exclusivo e ambientado para essa finalidade.

“Eu percebo que as meninas têm um conhecimento das coisas práticas do dia a dia. O foco não é necessariamente a aula de inglês, mas o conhecimento geral sobre a cultura e a prática do idioma”, observa a servidora pública Cinthya Pedron Caciatori, mãe das alunas Giulia, 10 anos, e Mariana, 6, que estão no 5.º e no 1.º ano do Ensino Fundamental, respectivamente. A caçula, segundo a mãe, dizia não gostar de inglês e agora já recorre naturalmente a diversas expressões para se comunicar dentro de casa.

CIDADÃOS GLOBAIS

O foco em promover essa imersão visa à formação de cidadãos globais, preparados para atuar em qualquer lugar do mundo e enfrentar os mais variados desafios futuros. “Esse aprendizado acontece baseado em vivências e no protagonismo de situações de uso real com a língua inglesa que o estudante experimenta na prática, através de um leque de experiências e estímulos propostos na ação educativa para o Integral Bilíngue”, comenta a gerente de Internacionalização do Grupo Marista.

Fernanda ressalta que a coexistência das duas línguas e suas respectivas culturas no cotidiano do aluno promove a integração multicultural e multidimensional de ambas as línguas. Isso permite ao estudante ampliar a sua visão de mundo, além de desenvolver um olhar crítico para o mundo ao seu redor, investigar e criar soluções para problemas reais.

Nos Colégios Maristas, o Integral Bilíngue está disponível a partir da Educação Infantil. “Quanto mais cedo a criança tiver contato com o idioma, mais natural é a aquisição da língua adicional, devido à plasticidade cerebral. No entanto, mesmo crianças que ingressam mais tarde apresentam excelente desempenho”, avalia.