O Árten é o primeiro edifício carbono zero do Brasil e ganhou o prêmio Ademi-PR como o mais sustentável do Paraná entre todos os lançamentos de 2019 a 2021 no estado.
O Árten é o primeiro edifício carbono zero do Brasil e ganhou o prêmio Ademi-PR como o mais sustentável do Paraná entre todos os lançamentos de 2019 a 2021 no estado.| Foto: arquivo

A jovem incorporadora soma hoje mais 180 milhões de VGV (Valor Geral de Venda) em landbanking (estoque de terrenos contratados) para os futuros lançamentos. A empresa espera chegar a 2027 com meio bilhão já lançados.

Criada com a missão de ser a principal referência em inovação em produtos imobiliários de Curitiba, a incorporadora ALTMA anunciou dois lançamentos para 2023, parte do plano de expansão da marca na capital. No primeiro semestre, a empresa fará o lançamento de mais um empreendimento residencial de vanguarda, em parceria com a HIEX Empreendimentos, localizado no bairro Bigorrilho. Os detalhes do projeto ainda não foram divulgados, mas a incorporadora adiantou que o MYTÁ promete surpreender. Além dos diferenciais de tecnologia e automação do edifício residencial de altíssimo padrão, os itens de sustentabilidade incluem, até mesmo, a implantação de uma floresta privativa, com espécies nativas da Mata Atlântica, no terreno do condomínio.

O novo empreendimento não será o primeiro da incorporadora a ganhar destaque nacional e servir de inspiração para o setor. No fim do ano, vai lançar o primeiro residencial do tipo Student Housing do estado, que será construído em frente ao campus universitário da PUC (Pontifícia Universidade Católica) no Prado Velho. No terreno, foi construída uma praça de uso comunitário, que vai ficar à disposição dos moradores da região e estudantes até o início das obras. “Pretendemos fazer a maior referência em Student Housing do Brasil, com uma proposta norte-americana dentro de um projeto icônico que está especialmente posicionado praticamente dentro da universidade, trazendo uma experiência de vivência universitária única para os futuros moradores”, conta o diretor de desenvolvimento imobiliário da ALTMA, Gabriel Falavina.

Prestes a comemorar sete anos de fundação, a jovem empresa tem como objetivo preencher uma lacuna no mercado imobiliário regional. “Entendemos que o mercado imobiliário é cíclico, com momentos de alta e de baixa. E, nesse cenário, produtos inovadores, com conceito e identidade bem definidos, são mais resilientes e têm demanda em qualquer mercado”, diz Falavina.

Fundador da ALTMA, o engenheiro civil já foi vice-campeão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pela Fórmula 3 e levou, para o setor da moradia, a velocidade e ousadia que o mercado imobiliário exige, em um momento de transformação do perfil do consumidor imobiliário. “As mudanças estão acontecendo de forma rápida. A valorização do que é genuíno, do ponto de vista da elegância, sustentabilidade, conforto e praticidade, está bem clara no mercado imobiliário. Cada vez mais, o consumidor procura qualidade, eficiência e inteligência nos projetos construtivos. É preciso usar a criatividade e, principalmente, oferecer a sustentabilidade ampla e verdadeira”, defende.

Os produtos da ALTMA têm diferentes tipologias, públicos-alvo e características gerais. Mas todos têm singularidades que diferenciam cada empreendimento de outros produtos de suas categorias. O primeiro residencial entregue pela incorporadora, o Reserva Wies, se tornou o condomínio com o metro quadrado mais valorizado da capital desde a entrega. Em 2021, a ALTMA iniciou a construção do VIBE, no bairro Água Verde, que marcou a estreia da startup Housi - primeira plataforma de moradia por assinatura do mundo - no Paraná.  A incorporadora também assina, junto da HIEX, o primeiro edifício Carbono Zero do Brasil: o Árten. A partir do cálculo de todas as emissões desde a etapa da construção do edifício, localizado na região do Cabral e Juvevê, as duas empresas “adotaram” uma área de 5 hectares, na Grande Reserva de Mata Atlântica. Através de parceria com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), as emissões serão compensadas com a conservação da floresta. O mesmo empreendimento, que tem uma extensa relação de itens de sustentabilidade, recebeu o prêmio Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná) como o mais sustentável do Paraná entre todos os lançamentos de 2019 a 2021 no estado.

Semanalmente, nesta coluna, o LIDE Paraná trará exemplos de empresas e empreendedores paranaenses ou em expansão no Paraná que são exemplos de empreendedorismo e inovação.