Sede da Brose em São José dos Pinhais
Sede da Brose no Brasil, em São José dos Pinhais| Foto:

Com um plano global de investimento até 2030, que inclui a unidade de São José dos Pinhais, a marca alemã acredita em times de alta performance para o sucesso do negócio e do Brasil

A década de 90 ficou conhecida pela instalação das montadoras no Estado do Paraná, mas parceiros de excelência, como a marca alemã Brose, também alavancaram o perfil da economia paranaense. Max Forte, presidente da Brose na América do Sul, explica que a empresa de sistemas automotivos já tinha um projeto de internacionalização e colocou em prática o plano com esse pontapé inicial dado pelas montadoras que se instalavam naquele momento no Paraná. Isso se desdobrou em inúmeras realizações desde 1998, quando a Brose do Brasil inaugurou a unidade de São José dos Pinhais. “A marca estava em um processo de internacionalização das suas atividades no mundo inteiro e, por ser um player muito forte nos sistemas de porta, os clientes globais têm a preferência que a Brose acompanhe os projetos. Claro que isso ocorreu dentro de uma visão estratégica de que aquilo fosse o ponto de partida para as atividades na América do Sul, o que acabou acontecendo pois, hoje, a Brose está presente em mais de 40 países, com 65 unidades”, declara.

E os planos para a unidade de São José dos Pinhais permanecem promissores. “Continuamos a investir na região. Temos uma campanha de crescer consideravelmente até 2030 e temos a intenção de que o Paraná venha a ser a nossa base para a exportação dos nossos produtos”. De acordo com Forte, há dois anos essa estratégia de transformar a planta do Paraná em uma base para exportação está sendo implementada. E isso inclui o recém anunciado contrato com uma montadora de carros elétricos dos Estados Unidos para exportar levantadores de vidros aos novos veículos, que devem começar a ser produzidos em setembro deste ano. “Não vamos ficar esperando ter a produção em massa no Brasil para produzir para os veículos elétricos. Nossa estratégia trabalha com a ideia de que quando isso ocorrer, já estaremos bem preparados para atender. Cada montadora está guardando a sete chaves quando isso iniciará”, justifica.

Campeões para a vida

A cultura de excelência e o ESG tão em voga se fazem presentes em diferentes programas e ações da unidade de São José dos Pinhais. E a empresa acumula vários reconhecimentos como Great Place to Work de 2020 e, há oito anos, é premiado pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi) pelo programa de estágio. “As empresas da nova economia atraem, mas as tradicionais também vão manter a atratividade durante muito tempo. Não temos dificuldade de atrair talentos, nossa rotatividade é baixa e ainda temos muito casos de profissionais que saem e retornam, como eu fiz”, comenta.


Na visão dele, um dos trunfos que alimenta o alto grau de excelência da Brose é o trabalho com times de alta performance. “Somos muito focados nas pessoas, não falamos em indivíduos, mas em times de altíssima performance. Hoje tenho a melhor equipe dos últimos 20 anos de trabalho porque estamos sempre elevando a barra de performance e os desafios”, conta.

Há cinco anos, a Brose deu início ao High Performance Team, que se reinventa todo ano, com novos conceitos, mas com uma essência baseada na confiança entre os times. “Formamos campeões para a vida, não só para os desafios profissionais, mas para encarar qualquer percalço. É um projeto que consiste em saber onde o seu parceiro é fraco para que você possa suprir a deficiência dele e vice-versa. Isso eleva a organização a níveis bem altos de confiança”, ensina.


Essa visão sobre a capacidade transformadora de todo o ecossistema empresarial também se traduz na presença da Brose em várias entidades visando o desenvolvimento do país. “Temos o papel de promover o Brasil como maior protagonista global de soluções tecnológicas. Empresas pequenas e startups têm chacoalhado grandes empresas, assim como o Brasil também pode no contexto global. Cabe a nós gerar esse networking, capacitação e colaborar com o protagonismo do Brasil. É quase uma responsabilidade civil que temos com o nosso país”.


Brose do Brasil é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.