Empresa de Rio Branco do Sul se consolida no Paraná e abre novos mercados.
Empresa de Rio Branco do Sul se consolida no Paraná e abre novos mercados.| Foto:

Tecnologia e inovação. O investimento em macrosecundários e micronutrientes para o solo foi a principal estratégia para evitar a concorrência com grandes players. Com soluções à base de Cálcio, Magnésio, Enxofre, Zinco e Boro, a Caltim apostou em uma linha cada vez mais completa que reduz as perdas e incrementa resultados financeiros

Da necessidade de buscar um novo negócio em meio a um momento de sucessão surgiu a Caltim Fertilizantes, empresa familiar de fertilizantes especiais que registra um crescimento de 500% desde seu primeiro ano, inovando em um segmento que há anos carecia de soluções além dos macronutrientes primários NPK (Nitrato, Fósforo e Potássio) para a preparação do solo. “Ao comparar com sementes, que evoluíram drasticamente, fertilizantes foram o insumo que menos avançou. Foi verificando essa ausência em inovação, além do fato de que o Brasil importa 90% desse insumo, que encontramos uma oportunidade de fazer a diferença e crescer com um produto aliado às boas práticas de conservação do solo com produtividade”, observa o diretor comercial da Caltim Fertilizantes, o engenheiro civil Nícolas Ito Trindade.

A Caltim Fertilizantes existe desde 2015 como empresa constituída. “Nossa história começou ainda em 2013, quando nem havíamos entrado no mercado e já quiseram comprar tudo que produzíamos e mais uma quantidade extra. O produto foi muito bem aceito no mercado B2B (para revendas), mesmo sem ter uma empresa oficial, alguns clientes nos encontraram e encomendaram mais”, conta. Foi após um intercâmbio na França, durante a graduação na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que Trindade voltou ao Brasil para ajudar o pai a colocar em ordem a empresa da família no ramo de pavimentação e britagem a partir do diabásio, uma rocha que não serve de matéria-prima para a produção de cimento. No entanto, diante da constatada falta de perspectiva de crescimento, ingressaram na área de fertilizantes, em um terreno em Rio Branco do Sul, município da Região Metropolitana de Curitiba.


Na visão de Trindade, um dos trunfos da estratégia da Caltim foi investir na disponibilidade imediata dos macrosecundários e micronutrientes para o solo, evitando a concorrência com grandes players. Com soluções a partir de Cálcio, Magnésio, Enxofre, Zinco e Boro, a Caltim desenvolve uma linha cada vez mais completa que reduz as perdas, com praticidade na aplicação e resultados financeiros já na primeira safra. “Nossas soluções se preocupam em oferecer um solo preparado para alta produtividade, com resultados que se pagam ao final da safra”, assegura.

O céu é o limite

Com o propósito de transformar as lavouras dos clientes, trazendo muito mais produtividade e diminuindo as perdas “através de tecnologia e inovação que geram plantas fortes e bem nutridas”, a Caltim está investindo em uma segunda fábrica, com mais dois mil metros quadrados de barracões, também em Rio Branco do Sul e na ampliação do mix de produtos. “Queremos entregar soluções completas com fertilizantes de alta performance, utilizando também passivos ambientais de empresas que podem ser transformados em insumos para enriquecer o solo que é essencial à produção de alimentos”. Segundo Trindade, 99% dos negócios da Caltim são com revendas, raramente se dá com o produtor final.

Objetivo da marca é ampliar a presença em toda a América Latina e no continente africano. “Queremos expandir em todo o Brasil e América Latina, pois hoje, o único país que exportamos é o Paraguai, mas já há investidores interessados em alavancar nossa expansão”, revela.

As práticas ESG (ambientais, sociais e de governança, em inglês) têm sido cada vez mais valorizados por investidores e instituições do cenário internacional, o que torna ainda mais potente a previsão de crescimento da paranaense Caltim, que atua na tendência global em prol da agricultura sustentável regenerativa.

A Caltim Fertilizantes é filiada ao LIDE Paraná. Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.