Barros, CEO da Ambiensys destaca que um projeto de gestão de resíduos implantado de forma inteligente pode gerar até 80% de economia para uma empresa.
Barros, CEO da Ambiensys destaca que um projeto de gestão de resíduos implantado de forma inteligente pode gerar até 80% de economia para uma empresa.| Foto: arquivo

Registrando crescimento contínuo por projetos de gestão ambiental, o grupo paranaense leva benefícios para a agenda climática e outras práticas ESG

A Ambiensys, grupo especializado em soluções ambientais registra um crescimento de 40%, em relação ao último ano, por demandas por projetos sustentáveis. Esse dado mostra que as empresas estão buscando desenvolver mais ações relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance).

Segundo Ricardo Barros, CEO da Ambiensys, foi preciso ampliar o portfólio de serviços do Grupo para atender às novas demandas dos clientes existentes e novos que chegaram com o desejo de implementar boas práticas em seus negócios. "Entre 2020 e 2023, expandimos consideravelmente nosso portfólio devido a demandas de clientes existentes ou de conhecidos que indicaram a Ambiensys como referência em gestão ambiental. Tivemos que projetar novos produtos, principalmente consultoria ESG, ampliação de estudos para reciclagem de resíduos sólidos, inventário de emissões e comercialização de créditos de carbono", diz Barros.

Esses dados corroboram uma tendência já evidente no mercado brasileiro: as empresas estão se adaptando a uma nova realidade e se mostrando cada vez mais comprometidas com a agenda sustentável.

No Brasil, os resíduos sólidos urbanos (RSU) são compostos principalmente por materiais orgânicos, representando 45,3% do total. Os secos recicláveis, que incluem plásticos, papel, papelão, vidro, metais e embalagens multicamadas, representam 33,6% da massa total dos RSU. Segundo pesquisa da Russell Reynolds Associates, 50% dos líderes empresariais seniores em empresas brasileiras planejam incorporar a sustentabilidade em todas as suas estratégias de negócios nos próximos cinco anos, enquanto a média em outros países é de 39%. A pesquisa também aponta que 50% desses líderes nacionais já adotam uma estratégia de sustentabilidade, enquanto a média global é de 43%.

Documento da ONU é Guia para ESG nas Empresas - Para se adequar a essa nova realidade, as organizações buscam estar cada vez mais alinhadas com a Agenda 2030. Assinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, o documento define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que servir de base para que as empresas desenvolvam uma agenda ESG verdadeiramente eficiente.

Os projetos realizados pela Ambiensys abrangem 11 dos 17 ODS, com foco e especialização em água limpa e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção sustentáveis, ação contra as mudanças climáticas globais, vida subaquática e vida terrestre.

Os serviços que beneficiam a gestão sustentável da água, por exemplo, incluem projetos de reaproveitamento de águas pluviais, construção de estações de tratamento de efluentes e esgotos de alta complexidade, tratamento de lixiviados em aterros sanitários e industriais, entre outros.

No combate às mudanças climáticas, o serviço de gestão de emissões inclui o inventário das emissões e a redução ou mesmo a neutralização dos gases de efeito estufa (GEE) emitidos por uma empresa.

A Ambiensys também tem projetos próprios em sua agenda ESG, promovendo a doação de alimentos e produtos de clientes, realizando ações de limpeza e conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos.

Soluções Ambientais Beneficiam o Meio Ambiente e Geram Economia - Ao optar por um projeto sustentável, além de ajudar o meio ambiente e melhorar sua imagem pública, as empresas têm benefícios econômicos. Segundo Barros, um projeto de gestão de resíduos implantado de forma inteligente pode gerar até 80% de economia para uma empresa.

“Temos um caso interessante de uma rede multinacional de supermercados onde reduzimos em 50% a quebra de produtos usando inteligência de compras e logística. Além de descartar menos resíduos, muitos produtos também foram doados”, diz o CEO da Ambiensys. “Outro caso de gestão de resíduos é de uma petroleira quando trabalhávamos em uma plataforma offshore. Com nossa logística de limpeza, reduzimos em 80% o tempo dos navios no porto e os custos da empresa”, acrescenta.

Faltando apenas sete anos para o fim do prazo da Agenda 2030, o Brasil revela cada vez mais seu potencial para ser um dos países mais sustentáveis ​​do mundo sem deixar de ser produtivo. Empresas que adotam práticas ESG são consideradas mais rentáveis ​​pelo mercado financeiro. Segundo o CEO da Ambiensys, empresas tendem a ter uma gestão social e ambiental mais estruturada, o que se traduz em menor risco para os investidores. Ele enfatizou que tais instituições representam menos risco e geram maior valor agregado, sem que isso implique em menor lucratividade. O Grupo Ambiensys tem como foco a gestão integrada de resíduos e tratamento de efluentes, visando reduzir os impactos ambientais de seus clientes e estar em conformidade com a legislação e práticas ESG. Para conhecer mais sobre os serviços oferecidos pelo Grupo Ambiensys, acesse https://www.ambiensys.com.br/pt .

O Grupo Ambiensys é filiado ao LIDE Paraná que semanalmente aborda um tema de interesse do mercado, onde seus filiados são protagonistas do segmento.