Em quase um século de operação o Grupo Pinho participou de diferentes ciclos econômicos da economia paranaense.
Em quase um século de operação o Grupo Pinho participou de diferentes ciclos econômicos da economia paranaense.| Foto: Claudio Neves/AEN

Com tradição de 87 anos no mercado, a empresa paranaense tem se destacado ao unir conhecimento ímpar e investimentos significativos em tecnologia para simplificar os processos aduaneiros em todas as fronteiras do país. Essa combinação de tradição, know-how e tecnologia permite que se mantenha competitiva, mesmo diante de grandes companhias estrangeiras

O sistema aduaneiro do país vem recebendo uma série de melhorias para fomentar o mercado de comércio exterior, desde políticas de incentivo, até a implementação de tecnologias que descomplicam os processos de importação e exportação. No entanto, a burocracia das leis brasileiras ainda se mantém como grandes desafios enfrentados por diversas empresas que pretendem expandir seus negócios.

De acordo com um estudo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), menos de 1% das empresas brasileiras ativas em 2020 exportam. Apesar de ser uma pequena parcela (0,88%), são responsáveis por 15% dos empregos formais no Brasil, somando 5,2 milhões de vagas.

Neste cenário, o Grupo Pinho atua auxiliando empresas de diversos setores ao decodificar o desembaraço aduaneiro, oferecendo conhecimento profundo de todas as leis regulatórias e etapas envolvidas no complexo processo de entrada e saída de mercadorias do país. Sua plataforma descomplica as operações ao trazer transparência e otimização dos processos.

“O desembaraço aduaneiro é um fator crítico para o sucesso das empresas que atuam no comércio internacional. Uma abordagem estratégica e eficiente nesse processo pode resultar em vantagens competitivas significativas, como redução de custos, agilidade operacional e satisfação do cliente. Ao investir em conhecimento, parcerias, tecnologia e gerenciamento de riscos, é possível enfrentar cada desafio de forma eficaz e impulsionar o crescimento nos mercados globais”, afirma Leonardo Souza, diretor de transportes do Grupo Pinho.

Com 87 anos de história, o Grupo Pinho foi uma das primeiras empresas a receber nomeação pelo então presidente Getúlio Vargas e foi responsável por coordenar a importação de turbinas e equipamentos para a construção da Usina de Itaipu. "Na época da construção da usina não havia como receber  grandes peças e maquinários que vinham do exterior e meu avô (General Clovis Ferreira de Souza) começou esse trabalho movido pela circunstância". lembra Leonardo.

Como pioneiro no estado e o primeiro a atuar no Porto de Paranaguá, o grupo acompanhou a industrialização da área, o desenvolvimento econômico do estado e se adaptou às mudanças para manter a competitividade ao longo dos anos. Hoje, atende toda a cadeia logística door to door, indo além do desembaraço aduaneiro por meio de sistema verticalizado.

“Foi um acompanhamento árduo porque tivemos que nos atualizar constantemente e investir fortemente em tecnologia. A decisão da descentralização do desembaraço aduaneiro nos permitiu atuar em todo o processo de logística, trazendo assessoria completa para nossos parceiros”, explica Leonardo. Além da indústria, o Grupo Pinho  trabalha também com varejo de luxo, setor automotivo, além de vários outros projetos especiais no segmento de papel e celulose.  Atualmente, tem atuado na zona franca de Manaus, com gráficas, setor hospitalar e diversos outros nichos.

O diretor afirma também que esses fatores somados permitem que a companhia paranaense seja capaz de se manter entre as melhores do mercado, competindo também com grandes players internacionais. “Nosso principal segredo é a expertise brasileira. Toda a cadeia tributária é de extrema complexidade e as empresas estrangeiras acabam tendo dificuldades para entender e se adaptar a elas”.

A empresa ainda oferece um curso completo para profissionais do comércio exterior que buscam conhecimento avançado em importação. "Desenvolvemos um programa de treinamento interno para nossos funcionários e enxergamos nele a oportunidade de compartilhar conhecimento além das paredes da empresa, capacitando também os colegas da área. Nosso foco é capacitar principalmente os recém-formados em Comércio Exterior, que desejam crescer rapidamente e adquirir, em alguns meses, o conhecimento que acumulamos ao longo de décadas de trabalho", conclui Leonardo, herdeiro do avô que fundou a empresa e conseguiu transmitir todo o entusiasmo do negócio para a nova geração de gestores.

O Grupo Pinho é filiado ao LIDE Paraná, que semanalmente publica nesta coluna cases de empresas que tem DNA paranaense e são referência em suas áreas de atuação.