Com postos de carregamento compactos, a empresa oferece soluções de alimentadores tanto de energia solar quanto elétrica
Com postos de carregamento compactos, a empresa oferece soluções de alimentadores tanto de energia solar quanto elétrica| Foto: divulgação

Com tecnologia e disposição para crescer, empresa paulista amplia atuação no Brasil, usando o Paraná como um território estratégico para produção de carregadores que usam energia elétrica e solar, zerando as emissões de carbono.

O mercado de veículos elétricos tem registrado um notável crescimento no Brasil, e é incontestável que esse tipo de “combustível" está seguindo tendências internacionais e tende a crescer. Em maio de 2023, as vendas de carros elétricos atingiram um recorde no país, com impressionantes 6.500 novos emplacamentos, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico - ABVE.

Pensando nesse universo cada vez mais competitivo, a Polo Energia, membro LIDE Paraná, traz uma tecnologia inovadora para os pontos de recarga, onde pode ser alimentada tanto através da rede elétrica quanto de estações de energia limpa, produzidas pelas usinas de energia solar. “Para o fundador da Polo Engenharia Elétrica e Fotovoltaica, Francis Polo, é o momento de facilitar a vida de quem possui veículos elétricos. “Você não consegue produzir o seu petróleo, mas com tecnologia é possível gerar a sua própria energia para consumo”, destacou Francis.

A Polo nasceu em São Paulo, mas viu no Paraná, especificamente  Curitiba e Umuarama, pontos estratégicos para desenvolver o projeto. Em parceria com a Renault do Brasil, também membro do LIDE, a Polo Energia está desenvolvendo um projeto ousado para a instalação de pontos de recarga para carros elétricos na cidade, por meio de energia solar.

A energia solar é uma fonte inesgotável de energia limpa, pois não produz dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis ​​pelo efeito estufa. Essa característica faz da energia solar uma combinação perfeita para veículos elétricos, uma vez que eles não emitem gases poluentes durante o funcionamento. Além disso, uma grande vantagem é que, no caso da energia solar, se o proprietário tiver um sistema fotovoltaico em sua residência ou condomínio, o custo de carregamento pode chegar a zero.

Outro objetivo é integrar um sistema através de um aplicativo de celular, que irá mostrar no mapa a localização dos pontos de recarga para os veículos elétricos. Considerando que no Brasil ainda não há uma infraestrutura adequada para o abastecimento desses veículos, essa iniciativa visa justamente preencher essa lacuna e tornar esses locais mais visíveis e acessíveis aos usuários. “A ideia é integrar um sistema através de aplicativo de celular que aponta no mapa a localização dos pontos para abastecimentos dos veículos elétricos”, destaca o empresário.

A empresa atende clientes residenciais, industriais e comerciais. Os negócios do grupo envolvem nomes como CBF, Renault, Nestlé, Colormaq, Unipar e Unimed, sempre desenvolvendo soluções exclusivas e personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente.

Francis se orgulha de ter inaugurado o primeiro posto de abastecimento de carros elétricos em Fernando de Noronha, o maior paraíso natural brasileiro. Sua grande paixão atual é o desenvolvimento de tecnologias e serviços baseados em energia solar.

A empresa já oferece cobertura para todo território nacional com suas usinas, utilizando sistemas fotovoltaicos exclusivos para residências, áreas comerciais, propriedades rurais, indústrias e condomínios. A Polo também trabalha com dois modelos de negócios: venda e arrendamento, onde o cliente só paga pelo arrendamento dos equipamentos e garante uma energia limpa e sustentável ao seu negócio.

A Casa LIDE, em Curitiba, tem um estação de carregamento da Polo Energia a disposição de seus membros. A polo é filiada ao LIDE Paraná e ao LIDE Noroeste Paulista, e semanalmente na coluna Made in Paraná, mostramos cases de empresas que se destacam no mercado nacional e global.