Diogo na última convenção anual que reuniu mais de 2.000 corretores da Rede
Diogo na última convenção anual que reuniu mais de 2.000 corretores da Rede| Foto: Michele Monteiro

Com um modelo de shopping de seguros, a empresa que nasceu em Curitiba há 24 anos é a maior rede de seguros independentes do Brasil. Com um modelo disruptivo muito próximo da gigante do mercado financeiro, segue crescendo mesmo no cenário de crise. Está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, com 55 unidades de negócio atuando em 3.600 municípios.

O gaúcho José Heitor Silva, é um homem de origem muito simples, mas que sempre aproveitou as oportunidades que a vida lhe ofereceu e os mentores que cruzou pelo caminho. "O destino me colocou no ramo de seguros, construí minha carreira nesse universo e tive grandes líderes. Foram 32 anos de muito aprendizado até decidir vir empreender em Curitiba em 1993, montando minha empresa, na época a JHS Agência de Seguros LTDA", conta ele que é profissional do mercado de seguros desde 1964.

Foi a experiência de Heitor e a vontade de inovar e expandir o modelo de negócio do filho Diogo Arndt Silva, que desde muito jovem foi envolvido no negócio que transformaram a empresa em uma rede e estão provocando esta disrupção no mercado de seguros. "Nossa empresa é familiar, mas temos uma governança muito clara, e meu pai sempre deu muito espaço e confiou na inovação e no crescimento do negócio em escala, mas sem perder o essencial no ramo de seguros, a credibilidade e a confiança no corretor. O grande desafio é alinhar a cultura organizacional da empresa para de que fato nós consigamos criar um ambiente de inovação porque a tecnologia é só um meio. Precisamos entender e resolver a dor do cliente.", destaca Diogo que está há 24 anos no negócio e atuou na linha de frente da nacionalização da operação.

Hoje a Rede Lojacorr tem um exército de 3.330 corretores independentes, e a relação de confiança de quem adquire um seguro com o seu corretor é extremamente importante, por isso, a Lojacorr desde seus primeiros anos desenvolveu uma academia de formação continuada, com o objetivo de manter atualização e aperfeiçoamento constante não só quanto a oferta de produtos, mas na qualificação dos corretores.

Outra característica que gera semelhança do modelo de negócio da rede de corretores de seguros com a rede de agentes autônomos de investimentos, é a aposta em expertises de grandes profissionais do mercado que agregam à operação e se tornam sócios. "Não crescemos sozinhos, se não tivéssemos contado com um time não teríamos crescido na velocidade que crescemos", destaca o fundador, que em 2017, deixou a presidência da empresa para o filho Diogo e hoje atua como um conselheiro, em um processo natural de transição.

A Rede Lojacorr conecta as corretoras de seguros e as seguradoras, dando suporte operacional, comercial e estratégico. Como atua com várias bandeiras, oferece uma grande gama de produtos e soluções o que garante ao cliente mais poder de escolha. Como um grande shopping center de serviços de proteção, permitindo ao cliente a escolha pelo produto mais conveniente para o seu perfil e para o seu momento de vida.

Enquanto muitos setores estão em crise e com queda, o cenário de instabilidade provocado pela pandemia do Covid-19 está fazendo com que a procura por segurança aumente, graças também ao crescimento das carteiras de seguro saúde e seguro de vida. A Rede Lojacorr fechou o mês de maio com 24% de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior e 21 novas corretoras entraram para a Rede em maio. O fechamento refere-se a um total de mais de R$ 61 milhões na produção, sendo comercializados em seguros um pouco mais de R$ 52 milhões (+14%).

De acordo com o diretor Comercial da Rede Lojacorr, Geniomar Pereira, “Crescer dois dígitos nesta fase tão complicada, é um grande feito perante ao mercado de seguros que decresce. Obtivemos uma performance sensacional que comprova a força da Rede e esses número tangibilizam o tamanho deste desempenho que enche a Rede de orgulho”, afirma.

A Rede Lojacorr é filiada ao LIDE Paraná. Exemplo de empreendedorismo, de empresa familiar liderada por princípios éticos e focada em inovação. Em ritmo de expansão levam a força do Paraná para todo Brasil, gerando empregos e fomentando negócios.

Semanalmente nesta coluna o LIDE Paraná trará exemplo de empresas e empreendedores paranaenses que venceram momentos de adversidades e são exemplos a se inspirar em um momento como o que estamos vivendo.