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| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Há um ano, os 1,1 milhão de passageiros do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) se depararam com uma nova situação: o fim da integração financeira entre linhas da capital e municípios vizinhos, sem a renovação do contrato entre o governo estadual e a prefeitura curitibana.

Isso resultou no desafio de retomar a evolução da qualidade no serviço prestado aos usuá- rios das linhas de ônibus nas rotas intermunicipais. O primeiro passo foi dado em agosto de 2015, com a renovação da tecnologia. Um novo sistema de bilhetagem, gerenciado pela Metrocard, foi adotado inicialmente em 13 municípios metropolitanos que compõem a Rede Integrada.

Tira-dúvidas: quem precisa fazer o cartão unificado?

Novidades: mais conforto e serviços

Agora, o sistema está sendo expandido para as linhas da Rede Não Integrada em 18 municípios metropolitanos, que passam a usar o cartão unificado Metrocard. Não há mais cartões diferentes para linhas que fazem conexão com a capital e aquelas que não permitem integração. Em cinco cidades da Rede Não Integrada, o cartão é novidade: Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Mandirituba, Quitandinha e Balsa Nova. Em outras, que já utilizavam nas linhas integradas, como Colombo e Piraquara, o benefício se estende às rotas sem integração.

“Esse único cartão respeita os valores de tarifa de cada região, facilitando a interação do usuário com linhas tanto da Rede Metropolitana Integrada quanto da Não Integrada”, destaca o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.

A partir da unificação do cartão Metrocard, as linhas da Rede Não Integrada passam a contar também com os serviços que visam ofertar mais comodidade e segurança aos passageiros. “Essa foi uma vantagem que veio com a desintegração, há um ano. A Metrocard trouxe uma tecnologia mais atualizada, que permite não só controlar a receita, mas também controlar o próprio funcionamento de todo o sistema”, ressalta o presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Omar Akel.

Potencial Máximo de tecnologia

Todos os serviços oferecidos pelo novo cartão Metrocard e vários outros que virão são resultado da parceria da Associação Metrocard com a Transdata Smart, empresa pioneira e uma das líderes de mercado no segmento de tecnologia em mobilidade urbana.

O diretor de negócios da Transdata Smart, Devanir Magrini, destaca que as condições em que a associação das duas empresas com a Comec foi efetivada é o que permite aos passageiros da RMC serem beneficiados com o máximo do potencial que a tecnologia digital pode oferecer para maior eficiência e desempenho à gestão do transporte público.

“A gestão transparente dos serviços prestados é total. Essa transparência é algo que ainda não acontece muito no Brasil. Além disso, essa parceria trouxe uma condição para que pudéssemos aplicar tudo que era possível em tecnologia e, junto com a Metrocard, começar a virar referência”, diz o diretor da Transdata, empresa presente em 22 estados e até no exterior, com mais de 600 projetos em andamento.

Problema resolvido

A unificação do cartão Metrocard começou em janeiro de 2016. A associação que representa as empresas de transporte coletivo metropolitano se programou para que a transição ocorresse de forma gradativa, sem impacto à população. No fim de fevereiro, como a antiga operadora dos cartões, que era responsável pela leitura e armazenamento dos dados, não repassou as informações à Metrocard, parte dos usuários ficou sem acesso aos créditos recém-adquiridos.

O impasse gerou filas nos postos de atendimento, já que houve uma corrida para trocar os cartões. Segundo a Metrocard, boa parte dessas pessoas não precisava ir com tanta pressa fazer o cartão unificado: 20% dos usuários nas filas eram isentos, tanto idosos como pessoas com deficiência, cujos atendimentos demoram mais em função da biometria facial e documentos adicionais, como laudos.

No dia 1° de março, após intervenção da Comec, a Metrocard recebeu as informações mínimas necessárias para resolver o problema do sistema que envolve a transferência dos créditos comprados e a carregar. Os dados estavam sendo solicitados ao antigo fornecedor desde outubro de 2015.

Novos serviços na rede não integrada

Com unificação do cartão Metrocard, usuários de linhas que não fazem integração com a capital em 17 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) passam a contar com uma série de melhorias já em operação na Rede Integrada. Conheça quais são os benefícios:

HORA CERTA,NO LUGAR CERTO

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Até o final de abril, todos os ônibus da Rede Metropolitana Não Integrada serão equipados com sistema GPS. Atualmente, são 632 veículos providos com o equipamento (cerca de 60% de toda a frota). É a possiblidade de saber, com mais precisão, que horas o seu ônibus passará em cada ponto e acompanhar os itinerários de todas as linhas da RMC, via aplicativo em smartphones e tablets. Hoje o Ônibus+ é o aplicativo que oferece essas opções e, em breve, um novo estará à disposição, o Metrocard APP, que será integrado ao Google StreetView e oferecerá novas funções, como o tempo de viagem programado.

MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE HORÁRIOS E ROTAS

Todas as informações registradas pelos equipamentos de GPS são transmitidas para um banco de dados da Metrocard e vão, online, para outro banco, do governo estadual, na Comec (Coordenação da Rede Metropolitana de Curitiba), em centrais de controle distintas.

Esses dados permitem o monitoramento do número de pessoas transportadas, o desempenho de cada veículo, os valores arrecadados, o cumprimento de horários e itinerários, permitindo que gestão do sistema de bilhetagem seja transparente.

CARTÃO MULTIFUNÇÃO

Todos os novos cartões Metrocard têm a função pré-pago disponível, que só é ativada se o usuário habilitar. Esse serviço permite fazer compras em toda a rede MasterCard com valores pré-depositados, sem interferir nos valores do vale-transporte. Se o usuário não quiser ativar o pré-pago, usa apenas a função transporte.

FISCALIZAÇÃO RIGOROSA DE FRAUDES

Os novos validadores, anexados às catracas, têm um sistema de “biometria facial”, capaz de ler vários pontos do rosto da pessoa que passa pelo validador, comparando-os às fotos dos usuários cadastrados com direito à gratuidade, inibindo utilização indevida, que frauda o sistema.

PRECISÃO NAS CONTAS

Embora o cartão seja único para viagens entre 18 municípios da RMC e a capital, tanto das linhas integradas quanto não integradas, os valores das passagens variam entre R$ 3,70 e R$ 5,70, conforme os degraus tarifários da Comec. O cartão Metrocard faz a leitura e desconta automaticamente o valor exato de cada linha, em reais.

TIRA - DÚVIDAS

Quem precisa fazer o cartão unificado?

Os passageiros que utilizam passagem das mais de 80 linhas não integradas de 17 municípios metropolitanos, com exceção de São José dos Pinhais (que usa o Cartão VEM, de uma empresa diferente). O cartão é de uso pessoal e intransferível.

Passageiros que já não têm mais saldo no cartão antigo, mas têm créditos comprados a carregar e estes não entraram no cartão antigo, mas não possuem ainda o novo cartão Metrocard. Estes devem fazer o novo cartão e os créditos adquiridos anteriormente serão carregados e disponibilizados para uso nos ônibus entre 24h e 72h após a realização do cadastro e confecção do novo cartão, em qualquer ponto de cadastro disponível.

Empresas que possuem funcionários que ainda usam o antigo cartão Metrocard (Não Integrado) e não solicitaram o novo cartão Metrocard devem fazer o cadastramento dos mesmos no novo sistema através do www.cartaometrocard.com.br .

Para retirar os cartões de todos os funcionários, a Metrocard orienta que um único representante de cada empresa se dirija à sede da Metrocard, após o recebimento do e-mail de confirmação dos cartões prontos.

Até quando poderei usar meu cartão antigo?

Passageiros que possuem saldo já carregado no cartão antigo podem continuar utilizando o mesmo até o final dos créditos. Após o término do saldo, estes devem fazer o novo cartão Metrocard, pois sem ele as empresas não conseguem colocar créditos no vale-transporte.

Passageiros isentos precisam fazer o novo cartão?

Idosos e isentos que possuem o cartão antigo podem continuar utilizando o mesmo normalmente, até segundo aviso.

Isentos que ainda utilizam o cartão Urbs em linhas metropolitanas precisam fazer a troca para o novo cartão Metrocard até 31 de março.

Como fica a situação de quem tem crédito não carregado do cartão antigo?

Os saldos não carregados do antigo cartão Metrocard estão sendo repassados automaticamente para o novo cartão Metrocard desde 7 de março de 2016.

Passageiros que têm créditos comprados a carregar e estes não entraram no cartão antigo, e já possuem o novo cartão Metrocard (verde/cliente), tiveram os créditos carregados automaticamente no novo cartão e disponibilizados para uso nos ônibus a partir de 7 de março de 2016.

Como solicitar o cartão?

Basta ir até um dos postos de atendimento ou ao Metrocard Itinerante (confira a relação abaixo). O cartão é emitido na hora. Se o cartão é recarregado por seu empregador, este deverá fazer a solicitação via internet.

Quais os documentos necessários?

O usuário pagante da passagem precisa levar RG, CPF e comprovante de residência.

Os idosos com mais de 65 anos apresentam a mesma documentação e serão convidados a tirar uma foto de identificação, que ficará registrada no sistema.

Portadores de deficiência física devem apresentar ainda, o laudo médico da Secretaria Estadual da Saúde e a avaliação socioeconômica, emitida pelo Serviço de Assistência Social do município em que residem, para manter o direito à gratuidade.

Metrocard Itinerante

Uma opção extra para fazer o Cartão Metrocard vai até os passageiros: o Metrocard Itinerante é um ônibus adaptado para ser mais um dos locais de atendimento, com programação que varia a cada semana. Consulte aqui agenda do Metrocard Itinerante

Internet grátis em estações-tubos e terminais

Embora não seja a primeira a ofertar o acesso a redes Wi-Fi em paradas do transporte público no país – cidades como Ponta Grossa (PR), Cariacica (ES), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE)disponibilizam o serviço –, a Metrocard é pioneira em oferecê-lo para toda uma região metropolitana.

“Vamos disponibilizar o acesso à internet, oferecendo a transferência de dados com mais velocidade”, explica o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem. A associação é formada por empresas de ônibus que atuam na RMC.

A ampliação da área de abrangência da rede de Wi-Fi ofertada pelas empresas de ônibus metropolitanas depende de disponibilidade de sinal. Os testes estão sendo realizados desde 22 de fevereiro em cinco estações-tubo e sete terminais. Outros três pontos de internet estarão em funcionamento até o final da primeira quinzena deste mês. Além desses locais, a Metrocard estuda a possibilidade de ofertar o Wi-Fi também dentro dos ônibus.

Ajuda para controlar gastos

Além do acesso ao transporte coletivo, o cartão Metrocard também pode ser usado para compras. Mas somente para quem quiser ativar a função pré-pago

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Duas funções em um único serviço: o novo cartão Metrocard serve tanto para pagar as passagens no transporte em 18 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) quanto para fazer compras. E com pelo menos dois bônus: maior segurança, por ter menos “dinheiro vivo” em circulação, e o auxílio no controle dos gastos pessoais, visto que o cartão funciona como um pré-pago.

A função “dinheiro de plástico” começou a ser ofertada aos usuários das linhas da rede metropolitana em agosto, em uma parceira com a AcessoCard, maior empresa brasileira líder em soluções de cartões pré-pagos, e a bandeira MasterCard.

O serviço pode ser um aliado de quem quer organizar seus gastos antes de fazê-los. E não é pouca gente que precisa dessa ajuda. Uma das principais dificuldades do brasileiro em manter ou melhorar seu padrão de vida é o orçamento familiar: pesquisas revelam que 45,8% não realizam um controle sistemático entre o que ganham e o que gastam.

A função pré-pago só é habilitada se o usuário quiser, sem taxa de adesão. “Não há faturas, contas a pagar ou cobrança de juros, apenas a taxa dos serviços utilizados”, explica o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem. No transporte público, a segurança aumenta com a redução de dinheiro a bordo. Os créditos do serviço pré-pago não se misturam com os valores destinados à tarifa do transporte.

“Nesse novo cartão, foi possível agregar serviços que facilitam a vida do usuário, como o pré-pago. Assim, o empregador pode carregar tanto os vales-transporte de seus funcionários e como valor do vale-alimentação, por exemplo, em contas distintas. Ou o passageiro pode usá-lo para inserir a mesada para o filho, sem que este precise carregar dinheiro vivo”, pontua o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Omar Akel.

Com o pré-pago, é possível comprar no comércio em geral e também via internet. A projeção da AcessoCard é que um terço dos usuários do cartão Mertrocard ative o serviço pré-pago até o final de 2016.

Múltiplas vantagens

  • O cartão pré-pago tem um funcionamento similar à mecânica do celular pré-pago: paga para depois usar, e não permite compras a prazo. O usuário só consegue usar o dinheiro que coloca dentro do cartão pré-pago. Veja alguns benefícios do cartão:
  • Permite ao seu proprietário fazer compras em todo lugar, inclusive via internet e no exterior, com a segurança de não portar dinheiro vivo e a garantia de um serviço prestado por uma das mais respeitadas bandeiras de cartões do mundo.
  • Está disponível em todos os novos cartões Metrocard emitidos a partir de agosto e só será ativado se o dono do cartão desejar, ao criar uma senha de segurança via internet, sem vínculo com bancos.
  • É possível recarregá-lo em caixas dos supermercados Pão de Açúcar e Extra, canais eletrônicos do Itaú e do Banco do Brasil, pelo depósito identificado do Banco do Brasil e do Bradesco e por boleto bancário.
  • Pode ser utilizado para compras com bandeira Mastercard, aceito em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos no Brasil
  • e 30 milhões no mundo. É possível sacar dinheiro em qualquer banco eletrônico da rede Cirrus.
  • Não gera fatura ou juros, não exige idade mínima, comprovação de renda ou consulta a SPC ou Serasa e permite emitir boletos. O usuário pode acompanhar as despesas pelo internet banking ou pelo aplicativo de celular.
  • O valor do pré-pago não se vincula ao dos vales-transporte. A recarga pode ser feita em depósito identificado em bancos, por boleto bancário, ou com a compra de crédito em estabelecimentos conveniados.
  • É possível transferir dinheiro de um cartão para outro de uma forma simples pelo site da empresa via internet ou pelo aplicativo de celular.

Novidades estão a caminho

Mais serviços estão sendo desenvolvidos para maior conforto e uso mais eficiente e seguro do transporte na Região Metropolitana de Curitiba

A unificação do cartão Metrocard, válido para as Redes Integrada e Não Integrada de Transporte na RMC, é a primeira de mais inovações programadas para 2016. Além de ter as mais de 230 linhas – que compõem uma frota superior a mil ônibus – equipadas com um novo sistema de bilhetagem eletrônica e GPS, outros serviços estão a caminho.

Entre eles, será feita a instalação de máquinas de autoatendimento para carga e recarga de créditos de transporte em pontos estratégicos, como terminais de ônibus. Eles terão a aparência de um caixa eletrônico e facilitarão a inserção de valores para pagar a tarifa. “Até o final do ano, queremos instalar as máquinas de autoatendimento, que também farão a emissão do Cartão Metrocard para os usuários pagantes e servirão de pontos de consulta sobre as linhas de ônibus e outras novidades que serão incluídas no futuro”, adianta o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.

Até junho, um novo aplicativo, o Metrocard App, será lançado. Integrado com o Google StreetView, o novo aplicativo identificará a localização do usuário e apresentará mais funcionalidades para os passageiros, como o roteiro e tempo de viagem, além de sugerir as linhas mais próximas para chegar ao destino.

Com o intuito de oferecer mais segurança às empresas de ônibus também quando suas linhas não estão em operação, a Metrocard estuda a instalação de câmeras de monitoramento das garagens. “Nem todas as empresas conseguem ter esse serviço por conta própria e todas as ações que resultem em segurança e diminuição de custos também são favoráveis aos passageiros, especialmente no custo da tarifa”, explica Zem.

O presidente da Comec, Omar Akel, destaca ainda que até o final deste ano, o governo estadual deve finalizar o Plano de Mobilidade da RMC, documento que tem como prioridades a ampliação de vias e novos itinerários. “Esse plano também deve possibilitar a criação de uma nova agência de gerenciamento do transporte regional, que vai contar com entes do governo estadual e dos municípios para definir as ações relativas ao transporte na RMC”, diz.

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“Até o final do ano, queremos instalar as máquinas de autoatendimento, que também farão a emissão do Cartão Metrocard para os usuários pagantes e servirão de pontos de consulta sobre as linhas de ônibus e outras novidades que serão incluídas no futuro.”

Lessandro Zem, presidente da Associação Metrocard.