Estima-se que, ao fim de 2021, o Brasil contava com 232 milhões de smartphones em operação no país, segundo a pesquisa “Uso da TI – Tecnologia da Informação”, realizada pela FGV. Na prática, este número indica que há mais celulares inteligentes do que habitantes no país. Esses dispositivos se tornaram fundamentais para o dia a dia de muitas pessoas, com diversas soluções e facilidades na palma da mão por meio de aplicativos.

Outro estudo aponta que 98% dos detentores de smartphones instalaram aplicativos em seus dispositivos, com prevalência de ferramentas para troca de mensagens e redes sociais. Porém, outros apps com funcionalidades práticas estão ganhando corpo, caso dos voltados a serviços financeiros (bancos e fintechs), lazer (streamings e plataformas de música) e de transporte.

Diante de uma realidade em que os apps são cada vez mais usados no dia a dia, a Metrocard lançou uma nova versão de seu aplicativo em setembro do ano passado. Trata-se de uma facilidade a mais para os passageiros, que passaram a contar com funcionalidades importantes para a rotina.

“O app Metrocard foi criado para facilitar a vida do passageiro”, afirma o Coordenador de Operações da Metrocard, Marco Aurélio Gomes. Outro benefício é o fato de a tecnologia contribuir para o planejamento do sistema, inclusive reduzindo a lotação nos horários de pico e melhorando a distribuição das linhas.

Os aplicativos na prática

Entre as principais funcionalidades, estão a indicação do horário em que o veículo passa no ponto mais próximo do seu interesse, a previsão dos três próximos horários, a roteirização do ponto de origem ao de destino, mesmo que incluam itinerários de empresas fora do sistema Metrocard – como as linhas urbanas dos municípios.

É possível também verificar o saldo do cartão e conferir pontos de venda, além do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). “Nós pensamos nos principais interesses em um aplicativo funcional e simples, que atenda aos anseios dos passageiros”, diz Gomes.

A tecnologia é uma aliada do transporte coletivo para atrair novos passageiros, especialmente com informações que possam ser disponibilizadas para facilitar o seu uso. A possibilidade de planejar as viagens, com perspectivas realistas de chegada e saída, torna a competição com o transporte individual mais justa. “Ter acesso à informação é uma das principais demandas dos passageiros”, destaca Gomes.

O aplicativo deve em breve ganhar novas funcionalidades, como a possibilidade de compras no app e o histórico de transação do usuário.

Caindo no gosto popular

Desde o seu lançamento, o aplicativo teve cerca de 50 mil downloads, sendo usado continuamente por cerca de 10% dos cerca de 150 mil passageiros que trafegam pelas linhas operadas pela Metrocard.

Em fase inicial de operação, esta aceitação foi obtida de forma orgânica, sem a realização de estratégias de marketing, o que deve mudar para o futuro. “Esperamos a partir do próximo semestre alcançar em torno de 20 e 25% dos clientes da Metrocard”, relata Gomes.

Para manter sua eficiência, há preocupação em continuar atento às demandas dos passageiros em relação à solução. Não à toa, o app tem nota 4,8 (sendo 5 a máxima) na Apple Store e na Play Store, as principais lojas de aplicativos do país, um resultado superior a outras soluções com finalidades semelhantes, de acordo com Gomes.

“Percebemos que estamos satisfazendo os clientes e estamos monitorando esse feedback até mesmo para recebermos sugestões de melhorias”, diz o Coordenador de Operações.