Empresas estão descobrindo os profissionais com domínio dos métodos ágeis. Qualificação é obtida em curso remoto de pós-graduação da PUCPR.
Empresas estão descobrindo os profissionais com domínio dos métodos ágeis. Qualificação é obtida em curso remoto de pós-graduação da PUCPR.| Foto: Pixabay

Com o avanço da transformação digital e o acelerado ritmo de novidades de produtos e serviços no meio corporativo, as empresas estão percebendo a necessidade de acompanhar esse movimento para não ficarem defasadas e acabarem perdendo competitividade. E é justamente para evitar esse tipo de cenário que um novo perfil de profissional está cada vez mais requisitado: aquele que possui conhecimento e domínio em métodos ágeis. Só ao longo do mês de junho de 2022, cerca de 3 mil oportunidades de empregos foram divulgadas buscando profissionais com esse perfil no LinkedIn – a rede social direcionada para empresas e trabalhadores.

Todos os anos, milhares de produtos são colocados no mercado e acabam significando investimentos perdidos. Um estudo da Nielsen mostrou que, apenas na América Latina, as fabricantes de bens de consumo desperdiçaram cerca de US$ 4 bilhões com isso, entre 2016 e 2010. Entre as razões apontadas para esse prejuízo coletivo estão problemas com estratégia de marketing e análise incorreta do mercado. Ou seja, recursos que poderiam ter sido melhor aplicados a partir do direcionamento adequado dos gestores.

É para evitar esse tipo de situação que os métodos ágeis vêm ganhando força no mundo corporativo e agregando valor ao perfil do colaborador. Para as empresas, esse profissional é uma pessoa qualificada para apresentar soluções inovadoras e rápidas, o que permite acompanhar o ritmo das mudanças no mundo do trabalho. De forma geral, são pessoas que atuam em áreas como tecnologia ou gestão de projetos, mas transitam com facilidade em todos os departamentos.

Conheça os cursos de pós-graduação da PUCPR

 <em>Jeff Sutherland, cocriador da metodologia Scrum, é um dos professores do curso Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis. | Divulgação</em>
Jeff Sutherland, cocriador da metodologia Scrum, é um dos professores do curso Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis. | Divulgação

Empresas que adotam os métodos ágeis têm como objetivo priorizar a interação entre os colaboradores do que aos processos e ferramentas, além de recursos que proporcionem agilidade e maior satisfação do cliente. Em resumo: os métodos ágeis contribuem para adaptar o modo de trabalho às condições de um projeto, garantindo maior flexibilidade e rapidez à sua execução.

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), alguns cursos de pós-graduação se destacam para preparar os profissionais nas metodologias ágeis. Entre eles estão especializações como Arquitetura de Software, Ciência de Dados e Cibersecurity e ainda Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis. Os dois cursos são ministrados de forma remota, contam com uma metodologia exclusiva e professores renomados em instituições do Brasil e do mundo.

Entre os professores da pós-graduação Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis estão Eric Ries, criador da metodologia Lean Startup, que se tornou um movimento global nos negócios; Jeff Sutherland, cocriador da metodologia Scrum, o método ágil que revolucionou a área de gestão de projetos e é adotado por boa parte das empresas de desenvolvimento de software e Jake Knapp, criador do Design Sprint, uma maneira ágil, estruturada e colaborativa de conceituar e tangibilizar uma ideia em um curto espaço de tempo que está sendo utilizada por empresas no mundo todo.

Conheça o curso de pós-graduação de Gestão de Projetos, Jornada do Cliente e Metodologias Ágeis da PUCPR

Há dois anos, a pesquisa Tendências para Transformar Sua Empresa, realizada pela CI&T em parceria com a Opinion Box, já apontava para o crescimento da demanda pelas metodologias ágeis no ambiente corporativo: ferramentas como Design Thinking, Sprints de desenvolvimento, Kanban e Lean foram apontadas como estratégicas pelos gestores empresariais.

O relatório Jobs of Tomorrow de 2020, do Fórum Econômico Mundial, reuniu 96 profissões consideradas “do futuro”: vendas, marketing, saúde, dados, cloud computing, desenvolvimento de produtos, economia verde e pessoas e cultura. Apesar de estarem divididas em categorias distintas, todas exigem o domínio de metodologias ágeis.

Conheça o curso de Arquitetura de Software, Ciência de Dados e Cibersecurity da PUCPR

Os principais métodos ágeis são: Lean, Scrum, Kanban, Design Sprint e Extreme Programming (XP). Cada um possui direcionamentos específicos, conforme a necessidade de cada projeto a ser desenvolvido na empresa.

Para o profissional que busca se diferenciar no mercado de trabalho, a especialização em metodologias ágeis é uma alternativa interessante especialmente para aqueles que têm afinidade com a área de gestão de projetos e tecnologia.