Estudantes podem recorrer a programas alternativos de crédito para não interromper estudos. | Bigstock/
Estudantes podem recorrer a programas alternativos de crédito para não interromper estudos.| Foto: Bigstock/

A redução do número de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está fazendo com que as Instituições de Ensino Superior (IES) particulares brasileiras busquem alternativas para atender a demanda de estudantes que precisam de crédito para pagar por seus estudos. Em 2014, foram celebrados 732 mil contratos entre estudantes e o Fies. Em 2016, esse número foi reduzido para 325 mil, uma queda de 55% no volume de beneficiados pelo programa.

“As instituições passaram a ofertar outras opções de financiamento, a maioria delas com o aporte de bancos privados. Outras ofertaram opções de financiamento privado, através da própria instituição”, afirma o diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), José Janguiê Bezerra Diniz. Para as entidades de representação das IES, o movimento é uma espécie de retomada de alternativas próprias de financiamento estudantil: “Com o advento do ProUni e do Fies muitas IES aderiram totalmente aos programas do governo federal. Agora estamos em um movimento de incentivo de retomada às condições de financiamento próprias”, diz a presidente da Câmara de Ensino Superior da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Amábile Pacios.

12 meses

É o período em que o estudante pode pagar o financiamento de um semestre letivo por meio do financiamento estudantil. O período regular para pagamento do semestre é de seis meses.

Os programas de financiamento estudantil particular não conseguem atingir a mesma taxa de juros praticados pelo Fies, mas tampouco o governo federal dá garantias de que o programa permanecerá o mesmo. “Entendemos que não dava para continuar do jeito que estava. Aquele patamar não volta mais. O Fies não retorna como era”, afirma Amábile. A saída, diz a diretora da Fenep, tem sido criar parcerias com bancos para não perder alunos por dificuldade de acesso ao financiamento.

Opção para quem não consegue o Fies

No Paraná as IES particulares têm estruturado programas de financiamento estudantil independentes do fundo governamental. “É uma opção ao aluno que não consegue o Fies”, explica o CEO da Uninter, Osny Augusto Júnior. O programa de financiamento da Uninter é baseado em um acordo da instituição com o Bradesco em que o estudante pode pagar o curso no dobro do tempo usual. “É simples: após ser aprovado no processo seletivo, o aluno vai à secretaria e solicita seu financiamento. Pega uma carta da instituição e leva a qualquer agência do Bradesco”. Passada esta etapa, o banco faz a análise e dá a resposta em até 72 horas. “Após a aprovação do banco o contrato é válido por um semestre”, diz Osny.

“Nosso grande objetivo é que o aluno não desista do seu sonho. Pagar metade do valor da mensalidade ajuda muito”

Osny Augusto Júnior CEO da Uninter

Diogo Skorie, 20, está no segundo período do curso de Direito da Uninter e é contratante do financiamento oferecido pela instituição. Diz ter optado pela modalidade após ler bastante a respeito e estudado outras opções de pagamento. “Achei o financiamento mais viável para mim. Direito não é um curso muito barato, mas como sempre foi minha vontade fazer esse curso, não tive interesse em procurar algum mais em conta. Tinha que ser esse”, conta. O estudante está renovando seu contrato por mais um semestre e paga, no financiamento, pouco mais da metade do valor da parcela real do curso: “Se não renovasse o financiamento não haveria condições de continuar no curso”. Na Uninter, o semestre do curso de Direito é pago normalmente em seis parcelas de R$ 1.090,80. Com o financiamento, Diogo paga o semestre em 12 parcelas de R$ 587,01.

“Nosso grande objetivo é que o aluno não desista do seu sonho. Pagar metade do valor da mensalidade ajuda muito”, afirma Osny. O CEO da Uniniter lembra, ainda, que o valor da parcela a ser paga pelo estudante em caso de financiamento não pode ultrapassar 30% de sua renda mensal e que, ao fazer seu planejamento, é preciso levar em consideração outros custos, especialmente transporte e alimentação.

12 meses

É o período em que o estudante pode pagar o financiamento de um semestre letivo por meio do financiamento estudantil. O período regular para pagamento do semestre é de seis meses.

“Nosso grande objetivo é que o aluno não desista do seu sonho. Pagar metade do valor da mensalidade ajuda muito”

Osny Augusto Júnior CEO da Uninter