Aula do projeto Mempodera, em Cubatão (SP).
Aula do projeto Mempodera, em Cubatão (SP).| Foto: Divulgação/ Unipar

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, tem a história atrelada ao investimento em projetos voltados para o desenvolvimento humano. A empresa vai injetar mais de R$ 15 milhões em 43 iniciativas que devem impactar cerca de 900 mil pessoas nas áreas de educação, cultura, esporte e ações sociais, em 2023.

Um dos principais focos dos investimentos da Unipar está ao redor das unidades fabris da empresa. Dessa forma, as comunidades locais de Santo André (SP) e Cubatão (SP), além de terem acesso aos projetos, também têm um canal de diálogo aberto com a companhia para trabalharem em conjunto nessas e em outras iniciativas.

"Atuamos em parceria com representantes das comunidades do entorno das fábricas em Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs). Para isso, foi estabelecido uma escuta ativa de suas necessidades, interesses e debates de caminhos para o impacto positivo nas comunidades. Dessa forma, a Unipar cria projetos e ações em conjunto, com o objetivo de melhorar todo o ecossistema no qual a companhia está inserida e a sociedade como um todo", explica Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.

Dentre as iniciativas apoiadas pela companhia se destaca o Projeto Mempodera. Realizada no município de Cubatão (SP), promove o empoderamento feminino por meio de aulas de wrestling e de inglês, além de auxiliar mais de 200 participantes com a distribuição de absorventes reutilizáveis e o debate sobre o tema, combatendo dessa forma a pobreza menstrual.

Outro projeto realizado em Cubatão é o FestKaos que, neste ano, reuniu mil pessoas durante dez dias para assistirem de forma gratuita peças de teatro com companhias locais e de todo o país.

Já em Santo André (SP) a Unipar desenvolveu parceria com a Fundação Projeto Pescar para oferecer cursos socioprofissionalizantes para adolescentes em situação de vulnerabilidade social de 16 a 19 anos. Em 2023, será formada a quinta turma desde o início dessa ação no município paulista, com 20 jovens tendo a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho com formação técnica e de competências que ampliam a capacidade de interação social.

"Este é o compromisso que nos conecta aos locais onde estamos instalados, firmando um pacto duradouro de confiança. Queremos ser referência no setor na contribuição com o acesso ao saneamento e ao desenvolvimento humano e escolhemos, ainda, apoiar museus de referência nacional na frente de cultura porque eles têm programas educativos para escolas e alcançam um número expressivo de pessoas", complementa Suzana.

Além do trabalho desenvolvido junto às comunidades, a Unipar é historicamente reconhecida por seu envolvimento e apoio à preservação da cultura brasileira. Exemplo disso é a doação da coleção Casa Geyer para o Museu Imperial de Petrópolis (RJ), que conta com um acervo de 4 mil obras de arte e documentos históricos.

ESG como um pilar para o futuro

A Unipar abraçou os conceitos do ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) para auxiliar no planejamento para os próximos anos. Dessa forma, a empresa entende que o desenvolvimento sustentável é o melhor caminho para a geração de renda e a criação de uma sociedade mais justa.

A empresa tem como objetivo dobrar de tamanho em até dez anos e conta com investimentos orçados em R$ 1,4 bilhão até 2030 em 30 projetos que promovem o desenvolvimento sustentável. Dentre eles estão ações em prol da redução de carbono, no uso de água e o aumento da participação de energia renovável como fonte energética em suas plantas.

Essa preocupação com o meio ambiente foi reconhecida com o selo ISO 14001 que atesta procedimentos que garantem o controle operacional com vista à preservação da natureza e a busca das melhores práticas ambientais. Além disso, a Unipar foi a primeira empresa no Brasil a ser signatária do Programa Atuação Responsável, marca registrada da Associação Brasileira das Indústrias Químicas.

"Estabelecemos metas para as dimensões interna, clientes, investidores e instituições, fornecedores, sociedade e comunidades. Não tratamos este tema somente como uma aspiração. Nossos projetos têm como premissa ter impacto relevante, endereçar nossa estratégia e ter retorno econômico. E estabelecemos metas de curto e médio prazos para assegurar a implementação total da nossa diretriz de sustentabilidade", finaliza Suzana.