Unipar recebe selo Great Place To Work em reconhecimento às políticas da organização
O CEO da Unipar, Mauricio Russomanno.| Foto: Divulgação/ Unipar

A Unipar recebeu o selo Great Place To Work (GPTW) em reconhecimento às políticas desenvolvidas pela empresa. A GPTW está presente no país desde 1997 e é uma das principais certificações do Brasil na área de gestão de pessoas. Essa foi a primeira vez que a multinacional se submeteu à avaliação do índice de favorabilidade dos colaboradores nas unidades do Brasil e Argentina.

“O resultado não encerra o trabalho. Ao contrário, dá insumos para a Unipar atuar com mais afinco em busca de um ambiente cada vez melhor e alinhado com as boas práticas de gestão e clima desenvolvidas, além de possibilitar novas conquistas”, explica Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

A conquista do selo reflete a importância do pilar estratégico desenvolvido pela Unipar: Equipe e Cultura. Dá motivação para toda a companhia e reforça, ainda mais, a relação de respeito e os cuidados da empresa com os colaboradores.

Para fortalecer essas relações, a Unipar destina aos funcionários a responsabilidade de avaliar os dados da pesquisa do Great Place To Work, propor melhorias internas e atuar diretamente no planejamento e implementação de ações pela empresa.

“Os grupos de engajamento mantêm os colaboradores como responsáveis por avaliar os dados da pesquisa e propor melhorias, possibilitando um ambiente de trabalho cada vez melhor e mais alinhado à cultura da Unipar. Todas essas práticas visam o crescimento sustentável da companhia e melhores condições de trabalho para os colaboradores”, afirma Russomanno.

Cuidados com a saúde no ambiente de trabalho  

A atenção das empresas com a qualidade no ambiente de trabalho é cada vez mais importante para a melhora nos indicadores de produtividade. Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas da FGV/EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), 22% dos entrevistados admitiram ter dificuldade em desempenhar plenamente suas funções no trabalho.

Muitas dessas dificuldades estão relacionadas com a saúde mental dos funcionários, fator que enfrentou adversidades com a pandemia de Covid-19. Preocupadas com os colaboradores, 70% das empresas apontaram que aumentaram as ações em prol da qualidade de vida dos funcionários, segundo a Pesquisa de Benefícios Aon 2021.

Entre as ações desenvolvidas pelas empresas participantes da pesquisa estão as atividades que promovam a saúde no ambiente de trabalho. Quase 60% dessas companhias, 59,7%, oferecem programas de gestão de saúde ou qualidade de vida e bem-estar aos funcionários, alta de 31% em comparação com o levantamento realizado pela Aon em 2019.

Na Unipar, o Programa Equilibre busca garantir que os colaboradores tenham momentos de relaxamento e interação para contribuir com a manutenção da saúde mental. Criado em abril de 2020, ele conta com salas e uma plataforma multicanal que promove iniciativas e dissemina informações sobre saúde preventiva, equilíbrio emocional, relações interpessoais, desenvolvimento e diversão, entre outros temas.

“Os resultados foram além do esperado e definimos que o Programa ficará em definitivo na companhia. A troca de informações sobre saúde e as interações entre os times das unidades são extremamente importantes e mantêm um ótimo ambiente de trabalho, contribuindo para os bons resultados apresentados pela companhia”, finaliza o CEO.