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Campanhas de marketing no Dia Internacional da Mulher já se tornaram prática comum para várias grandes empresas. O intuito é demonstrar apoio à valorização das mulheres, especialmente, no ambiente de trabalho. Neste ano, algumas ideias se destacaram - para o bem ou para o mal - como o lançamento da “Barbie feminista” pela Mattel nos Estados Unidos, inspirada em Frida Khalo e outras personalidades, e a transformação do logo do McDonald’s  da letra “M” para “W”, fazendo uma alusão a “woman” (mulher, em inglês). 

Apesar da boa intenção, nem todas as ideias de marketing foram bem recebidas pelo público. No Brasil, a campanha da rede de restaurantes McDonald’s está sendo duramente criticada nas redes sociais. A proposta da empresa é celebrar o Dia da Mulher com algumas de suas unidades 100% operadas por mulheres, entretanto, um cartaz da ação em frente a um desses restaurantes suscitou a pergunta: “Será que deram folga para os homens e dobraram o trabalho das mulheres?”, como escreveu em seu perfil do Twitter a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

Outras líderes do espectro político também demonstraram indignação. A militante e fundadora do PSOL, Luciana Genro, disse em sua página no Facebook que “homenagem seria liberar as mulheres, assim elas poderiam escolher participar dos eventos que marcam este dia ou escolher ficar em casa para descansar das suas múltiplas jornadas”, acrescentando que a ação do McDonald’s no Brasil é indignante.

Segundo a assessoria de imprensa do McDonald’s, o objetivo da campanha é demonstrar a força e a união das mulheres. A instituição também informou que os homens que trabalham nessas unidades não receberam folga. 

“Esclarecemos que não houve folga para os rapazes que trabalham nesses restaurantes. Todos trabalharam normalmente conforme suas escalas. Houve apenas uma troca de locais de trabalho entre eles, para que esses 20 restaurantes pudessem reunir apenas mulheres na operação. Lamentamos que alguns clientes tenham concluído a mensagem de maneira equivocada”, informou com a assessoria do McDonald’s.

“Não reduzimos nossa equipe: a escala de trabalho segue a mesma - como qualquer outro dia, e os homens estão realocados hoje em outros restaurantes. Essa ação faz parte de uma série de iniciativas do McDonald’s para celebrar o #DiaInternacionaldaMulher”, escreveu a empresa em seu Twitter em resposta às críticas.

A companhia aérea Gol fez uma campanha uma campanha semelhante: neste Dia Internacional da Mulher 14 voos estão sendo operados com tripulação 100% feminina. Entretanto a ação parece não ter despertado revolta entre os internautas.

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