• Carregando...
Redes sociais, regulamentação
É hora de regulamentar as redes sociais para que seus incentivos se alinhem com o bem-estar da população, especialmente crianças, argumenta Wesley Hodges.| Foto: Eli Vieira com Dall-E

“Por que esperar que nossas crianças usem cinto de segurança quando podemos pedir a todos para dirigir com responsabilidade?”

Os americanos são inteligentes o suficiente para reconhecer esta como uma fala absurda, tanto que implementaram a aplicação da lei em todo o país para proteger as famílias de comportamentos perigosos nas estradas.

No entanto, na rodovia digital, precauções de bom senso são inexistentes e as crianças estão sofrendo mais do que nunca.

Crianças americanas hoje passam o dobro do tempo em redes sociais do que no carro, em média. E, a cada minuto que passa, nossa economia desregulada da atenção inunda suas mentes com obscenidade, vício e outras formas de exploração.

Reconhecer isso deveria nos levar a duas conclusões sóbrias: nossa sociedade está dormindo ao volante e nossas crianças não têm cintos de segurança.

No início de 2023, um buraco na pista na forma de uma longa investigação do Wall Street Journal sobre o Instagram acordou muitos americanos. Descobriu-se que a rede social ajuda a "conectar e promover uma vasta rede de contas abertamente dedicadas ao aliciamento e compra de conteúdo sexual de menores".

Relatórios de denúncia como esse têm sido manchetes por anos, mas a magnitude e escalada do dano finalmente estão entrando na consciência pública. Como enfrentar a condução sob efeito de álcool na década de 1980, a falha crônica da indústria privada em se regular justifica uma obrigatoriedade de regulamentação pelo bem público.

Os pais de hoje estão deixando isso claro, pois continuam a pedir regras claras e aplicáveis que alinhem os incentivos das Big Techs com o bem-estar das famílias americanas. O governo tem um dever moral de ouvi-los.

Este dever é duplamente verdadeiro quando as empresas têm uma motivação de lucro para direcionar, por algoritmos, conteúdo sexual para menores e conteúdo pedofílico para adultos perturbados, como outro relatório no Journal no mês passado revelou ser certamente o caso no Instagram.

Os próprios funcionários da rede de propriedade da Meta relataram que “impedir que o sistema divulgue conteúdo nocivo para usuários interessados nele... requer mudanças significativas nos algoritmos de recomendação que também impulsionam o engajamento para usuários normais”.

De acordo com a revisão do Journal de documentos da empresa, a administração do Instagram proíbe amplamente que a própria equipe de segurança da empresa “faça mudanças na plataforma que possam reduzir os usuários ativos diários por qualquer quantidade mensurável”.

Mas não devemos simplesmente culpar o Instagram.

A falha grave da Big Techs em proteger as crianças é resultado direto de um mercado defeituoso que ambos os lados do espectro político têm sido relutantes em regular; as próprias Big Techs recusaram a oportunidades de autorregulação. Para priorizar a segurança de nossas crianças, os formuladores de políticas devem assumir a responsabilidade por terem feito vista grossa para quaisquer proteções significativas nas mídias sociais.

A exposição repetida das crianças a material viciante e explícito é, sem dúvida, tão destrutiva quanto um acidente de carro, mas os formuladores de políticas continuam a não fazer nada, quase como se presumissem que a crise da neurose social juvenil é tanto inevitável quanto aceitável. Não é.

A boa notícia é que não é tarde demais para responsabilizar as Big Techs. Mas a proliferação da inteligência artificial, ou IA, torna a regulamentação das empresas de mídia social ainda mais urgente. Por causa disso, os formuladores de políticas não devem deixar a estratégia perfeita ser inimiga de boas soluções para proteger o público da exploração. Nossas crianças precisam que enfrentemos essa ameaça de maneira séria e imediata.

Felizmente, um movimento crescente pela governança responsável da tecnologia está ocorrendo em todo o país.

Em novembro, 42 procuradores-gerais dos estados americanos processaram a Meta, que também é proprietária do Facebook, por causar danos conhecidos às crianças. Cerca de 45 estados estão investigando preocupações de proteção ao consumidor com o TikTok — Montana chegou a banir a plataforma de propriedade chinesa.

E o estado de Virgínia está introduzindo legislação para proibi-la para menores. Oito estados implementaram leis de verificação de idade para criar barreiras reais ao conteúdo pornográfico online.

Enquanto servia como procurador-geral dos EUA, William Barr recomendou reformar a Seção 230 da Lei de Decência nas Comunicações, de 1996, para remover a proteção às redes sociais de serem responsabilizadas pela distribuição de material criminoso.

No Capitólio, a Lei de Segurança Infantil Online proposta pela Sen. Marsha Blackburn (republicana do Tennessee), padronizaria plataformas de rede social para retirar crianças de ferramentas viciantes e proteger suas informações.

Também estão em andamento discussões sobre elevar a idade mínima para uso de redes sociais para 16 anos, exigindo consentimento e supervisão dos pais para a criação de contas juvenis e aplicação de restrições de idade nas lojas de aplicativos móveis.

Essas soluções representam um esforço poderoso dos americanos para ajustar as regras e alinhar os incentivos das redes sociais com o bem-estar dos mais vulneráveis.

Aqui na Heritage Foundation, nossa explectativa é que a nova legislação enfrente oposição veemente de uma indústria que se beneficiou de décadas de tratamento preferencial, mas estamos prontos para a luta. (O Daily Signal é a agência de notícias da Heritage.)

O futuro de nossos filhos está em jogo, então não temos outra escolha a não ser estabelecer novas normas de trânsito digital.

©2024 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]