• Carregando...
William J. Burns, diretor da CIA
William J. Burns, diretor da CIA, em audiência de confirmação no cargo em 2021.| Foto: C-SPAN

A CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) ofereceu suborno a seis analistas para que eles recuassem de suas conclusões e negassem a hipótese de que a Covid-19 se originou em um vazamento laboratorial, alegou um funcionário anônimo do alto escalão da agência em depoimento ao Congresso do país nesta terça-feira (12).

O depoimento faz parte das investigações do Subcomitê Seleto sobre a Pandemia de Coronavírus e do Comitê Seleto Permanente de Inteligência da Câmara dos Deputados. Segundo nota dos próprios comitês, o delator alega que dos sete especialistas ouvidos pela CIA a respeito das prováveis origens da Covid, seis concluíram que o vírus veio de um laboratório em Wuhan, metrópole chinesa em que a pandemia começou em 2019. Foram esses seis que teriam recebido ofertas de suborno para mudarem de ideia.

Os parlamentares presidentes dos comitês, Brad Wenstrup e Mike Turner, publicaram declaração conjunta em que detalham que o delator explicou que a opinião dos analistas da CIA a favor da origem laboratorial foi feita com “convicção baixa”, o que significa que pensam que é a origem mais provável, mas que as evidências a favor da conclusão ainda são insuficientes ou de baixa qualidade. Conclusão similar foi feita pelo FBI e pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.

“O sétimo membro da equipe [de analistas], que também era o mais velho, foi o único funcionário a acreditar que a Covid-19 se originou através da zoonose”, ou seja, a partir de um salto de animais silvestres para seres humanos, disseram Wenstrup e Turner.

Os dois congressistas reagiram ao depoimento do delator da CIA mandando duas cartas oficiais. Uma para o diretor da agência, William Burns, convidando-o para depor no fim do mês (26) e informando-o que o relato é “preocupante” e que o delator é um funcionário com experiência “de múltiplas décadas, de nível sênior, em atividade” e “uma fonte aparentemente fidedigna”. Eles também solicitaram todos os documentos relevantes a respeito da equipe de investigação das origens da Covid.

A outra carta foi para o chefe de operações da CIA, Andrew Makridis, com mesmo teor e mesma data para depoimento voluntário perante os comitês. Tanto Brad Wenstrup e Mike Turner são do Partido Republicano e representam o estado de Ohio.

A revista científica Science reagiu rapidamente, questionando no mesmo dia a diretora de assuntos públicos da CIA, Tammy Kupperman Thorp, que reagiu ao depoimento: “Nós não pagamos a analistas para chegarem a conclusões específicas. Tratamos essas alegações com extrema seriedade e estamos investigando”. O virologista Kristian Andersen, principal autor do artigo científico que mais assentou prematuramente em 2020 a ideia de que já estava estabelecido que o vírus teve origem zoonótica, e que depôs aos comitês a respeito de mensagens privadas reveladas pelos parlamentares que mostram que ele parecia ter outra opinião em privado, disse à Science que o depoimento do delator “obviamente é papo furado”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]