i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Como Felipe Neto se tornou o influenciador digital queridinho dos progressistas

  • 17/11/2019 15:24
O influenciador digital Felipe Neto
A metamorfose ambulante do influenciador digital Felipe Neto: de cabelos coloridos a comportadas madeixas negras, de vídeos para crianças a opiniões sobre política| Foto: Reprodução

Há quase dez anos publicando vídeos no Youtube amealhando impressionantes 38 milhões de seguidores, o antes irreverente, engraçado e inócuo comunicador Felipe Neto se transformou num dos maiores influenciadores digitais brasileiros. Transmitindo sua mensagem sobretudo a adolescentes e àquele público que se convencionou chamar de “jovem adulto”, Felipe Neto parece ter opinião sobre tudo.

Desde que se percebeu como formador de opinião, Felipe Neto deu uma guinada à esquerda, atacando qualquer coisa que cheire a valores tradicionais — que ele confunde com reacionarismo. Foi assim que, nos últimos anos, o trintão de cabelos coloridos que fazia caras e bocas para falar de memes e cultura pop se tornou o trintão de cabelos normais que faz caras e bocas para falar de política, de sociedade, de filosofia e até de nutrição.

“Muitas pessoas têm uma ideia errada sobre mim. E eu não tenho a mínima vontade de esclarecer as coisas”, diz o perfil de Felipe Neto no Twitter, plataforma que ele usa para se comunicar com mais de 8 milhões de pessoas. Mas, como se verá ao longo deste texto, o objetivo de Felipe Neto parece ser, o tempo todo, esclarecer as coisas e corrigir a ideia supostamente errada que as pessoas fazem dele.

Foi com este espírito, aliás, que ele deu recentemente uma entrevista ao canal GQ Portugal. A conversa rápida (na verdade um monólogo) expõe um Felipe Neto em profunda contradição consigo mesmo e num tom belicoso e autocongratulatório, apesar de dizer que “a solução nunca está na violência [do discurso]”.

Sobre sua posição ideológica atual, por exemplo, de oposição ao liberalismo (o mesmo liberalismo que lhe rende um bom dinheiro, graças à capitalíssima monetização de seus vídeos, sem falar nos royalties que ele recebe por todo o material licenciado) e aos valores conservadores (que ele confunde com reacionarismo — já mencionei isso?), ele diz que, depois de conversar com “mulheres, negros e gays não tem como ser a mesma pessoa. A não ser que você seja muito mau caráter”.

Essa “mudança ideológica”, aliás, é motivo de muita especulação por aqueles que se detêm sobre o fenômeno Felipe Neto. O mesmo comunicador que há dez anos se sentia completamente livre para fazer comentários politicamente incorretos hoje se dedica, entre outras coisas, a exaltar a própria virtude apontando os “defeitos políticos” dos outros. O mesmo Felipe Neto que se vangloria de ter conseguido uma doação substancial para o Teleton, por exemplo, é aquele que repreende as pessoas por se vangloriarem de doações a instituições de caridade.

O fato é que, de um tempo para cá, Felipe Neto passou a aderir a todo tipo de causa progressista. Numa das reviravoltas mais interessantes, o Youtuber, antes “carnista”, se tornou vegano. “Todo animal que nós comemos tem esse nível de satisfação em estar vivo”, escreve ele sobre um vídeo no qual uma simpática vaquinha aparece “jogando bola” com um homem. Justo ele, que era dono de uma rede que vendia coxinhas no Rio de Janeiro — da qual aparentemente teve de se desfazer para ficar em paz com sua nova consciência.

A partir daí, o que se vê na postura do influenciador digital é um recrudescimento de um discurso que mistura falta de uma base cultural sólida, muitos clichês e uma boa dose da raiva tão típica das redes sociais. “O que me deixa pasmo é como tem tanta gente errada”, escreve Felipe Neto, entre um e outro retuíte de personalidades como Ciro Gomes, Jean Wyllys, Marcelo Freixo e David Miranda.

O problema do recrudescimento do discurso é que ele traz consequências nem sempre das mais agradáveis. Sua posição de confronto em relação ao governo Jair Bolsonaro e do prefeito Marcelo Crivela tem lhe rendido problemas. Felipe Neto, não sem uma pontinha de orgulho pelo martírio virtuoso (“Não vou trocar minha verdade por afagos”), teria enviado a mãe ao exterior depois de receber ameaças. Hoje ele, que vive falando da mansão (nunca casa; mansão) onde vive, na Barra da Tijuca, dos seguranças que o acompanham e da fortuna amealhada graças ao capitalismo malvadão que combate, se coloca como vítima de uma perseguição fascista contra uma liberdade de expressão muito específica — a sua.

É um posicionamento aparentemente muito rentável. E Felipe Neto sabe disso. Não à toa, quando o prefeito Marcelo Crivella decidiu recolher livros que seriam inapropriados para crianças e que estavam sendo vendidos livremente na Bienal do Rio, em setembro, ele investiu numa iniciativa publicitária doando milhares de livros supostamente censurados. Quais autores e títulos foram distribuídos e qual o impacto da iniciativa ainda são perguntas sem respostas.

Mas, a julgar pela formação literária de Felipe Neto, é possível especular que naqueles pacotes havia mais João Silvério Trevisan do que Oscar Wilde. O Youtuber é fã incondicional de Stephen King, que considera o maior escritor de todo o Universo e adjacências. O que me leva a recordar de uma entrevista com o saudoso crítico literário Harold Bloom que, ainda no começo dos anos 2000 e sob ataque de leitores de praia e fãs fantasiados de bruxos, disse que leitores de Harry Potter crescem para se tornar leitores de Stephen King, que por sua vez nunca crescem.

E estamos falando, veja bem, daquele que o historiador Ademir Luiz, num artigo para a Revista Bula, considerou “o intelectual mais influente do Brasil”. O mesmo que, recentemente, num de seus arroubos de analista político, se dedicou a especular a respeito dos votos dos personagens do seriado Friends na recente corrida eleitoral brasileira. Sim! Felipe Neto, o intelectual mais influente do Brasil, disse que Ross teria votado em Jair Bolsonaro — e a Internet, aparentemente, mordeu a isca.

(Em tempo: Ross é arqueólogo e professor universitário, o que me leva a crer que ele teria votado mesmo é em Fernando Haddad).

Mas o verborrágico Felipe Neto é assim mesmo: mistura cultura pop e política e, dessa, constrói para si mesmo um personagem profundo e ajuda a “promover o debate” entre seu público. E, quando as coisas saem do controle (e no ambiente virtual isso não é exceção), não se preocupe. Porque Felipe Neto sempre encontra uma saída. Duas das justificativas que ele mais usa quando se vê encurralado pela lógica e pelos fatos são “é brincadeira” e “desisto”. Mas nunca é brincadeira e não, ele não desiste — o que é uma estratégia clara de alguém que deseja ver reafirmada dia após dia a necessidade de sua presença.

E é assim que, dia após dia, vídeo após vídeo, tuíte após tuíte, de like em like e ganhando entre US$0,25 e US$4,5 a cada mil visualizações, Felipe Neto vai se transformando na voz de uma geração privilegiada, que não come carne porque pode se dar ao luxo de abdicar da proteína animal, que sente náuseas diante da “imposição estética” sobre as mulheres, que se indigna mais com as fake news do que com a morte de um policial, que se revolta ao descobrir que a palavra “robô” tem uma ligação remota qualquer com a escravidão e que chegou a um ponto da vida “que eu não sei mais diferenciar o que é luxo e o que é brega”.

Uma voz contraditória, indecisa entre a jocosidade zombeteira inofensiva dos memes e os tuítes cheios de autoimportância e consequência, capaz de resolver todos os problemas do mundo em 240 caracteres e usando meia-dúzia de hashtags espirituosas ou arqueando as sobrancelhas expressivas e falando com uma voz uma oitava acima do normal para uma câmera que não tem para onde correr.

Felipe Neto é, por isso, o arauto de um espírito para sempre jovem e descompromissado, que desconhece a diferença entre irreverência e irresponsabilidade. Um espírito que não se envergonha de confessar: “Eu não sei o que é ser adulto e espero nunca descobrir. Eu quero ser sempre isso que eu sou”.

17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 17 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • N

    Nm

    ± 0 minutos

    A Esuerda tem grandes pensadores, esse Felipe qualquer coisa, aquela que estocava o vento e saudava a mandioca, e o pingusso 51 ... até cag**do penso melhor que todos eles juntos e misturados ... kkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • N

      Nm

      ± 4 minutos

      "papel e burro aceita de tudo" dizia meu pai. Parece que a GP está se prestando a esse papel...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        claro arantes heim

        ± 264 dias

        Paulo, faltou colocar exemplos do que seriam valores tradicionais que ele confunde com reacionarismo. Ficou confuso para o leitor. Por exemplo, ser contra o liberalismo é ser a favor a valores tradicionais?Ser vegetariano é ser contra valores tradicionais? O que são esses valores tradicionais? O que parece é apenas mais uma critica sobre as pessoas que não pensam como você. Seria legal trazer um desses conceitos "ser vegetariano" a demonstrar que esse conceito abala os valores tradicionais!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Alan Z

          ± 264 dias

          Baita pensador contemporâneo, diga-se de passagem.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            A.C.T.

            ± 264 dias

            Greta do Brasil!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              Fernando

              ± 264 dias

              Um parágrafo somente seria o bastante para mostrar quem é esse coitado.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                PT NUNCA MAIS

                ± 264 dias

                Minha filha criança o assistia, felizmente minha esposa viu um dia o nível de um vídeo que ela estava assistindo. Felizmente proibimos a tempo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcos eisenschlag

                  ± 264 dias

                  Sao os orfaos da Dilma que seguem esse mediocre. Depois nos perguntamos como o Brasil nao tem futuro.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • J

                    J A Schmidt

                    ± 264 dias

                    Triste sinal dos tempos, em que um desqualificado desses é considerado digital "influencer", pobres influenciados, geração nutella e mimizenta.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      claudio luiz da cunha

                      ± 264 dias

                      Só ignorantes tem influenciadores..gurus.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eduard Fontcuberta

                        ± 264 dias

                        Que triste

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Carmo Augusto Vicentini

                          ± 264 dias

                          O mundo acabou. Só não tínhamos nos dado conta ainda.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulo A. P.

                            ± 264 dias

                            Felipe quem?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Ricardo

                              ± 264 dias

                              Nojo desse sujeito

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Evandro Carlos

                                ± 264 dias

                                Excremento da mediomediocridade seria um dizer apropriado para indivíduos desta estirpe.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  CARLOS FELIX

                                  ± 264 dias

                                  Nunca analisaram o perfil de escolaridade dos seguidores desse medíocre. Aliás, a mediocridade facilita é facilitadora da decadência intelectual no Brasil. Vide Pátria Educadora.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  Fim dos comentários.