i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Como os censores da Covid-19 mataram a verdade

  • PorNeil Patel
  • The Daily Signal
  • 22/02/2021 13:56
Na ânsia por fazer prevalecer apenas uma teoria sobre a origem da Covid-19, cientistas e a imprensa acabaram por interromper o debate público.
Na ânsia por fazer prevalecer apenas uma teoria sobre a origem da Covid-19, cientistas e a imprensa acabaram por interromper o debate público.| Foto: Pixabay

As estimativas são confusas, mas hoje praticamente não se discute que as políticas da União Soviética na década de 1930 mataram algo entre 7 e 12 milhões de ucranianos. Foi uma das maiores tragédias da história.

O mundo sabia pouco sobre a fome na Ucrânia. Quando jornalistas independentes tentaram obter notícias sobre a atrocidade, foram acusados de promover teorias da conspiração. Isso lhe soa familiar?

O jornal New York Times, cuja sucursal em Moscou tentou proteger a União Soviética e calar pontos de vista opostos, desde então pediu desculpas por seu papel na supressão de notícias sobre a fome.

Com base em como a imprensa lida com as notícias sobre a Covid-19 hoje em dia, contudo, é claro que nos esquecemos de quaisquer lições que possamos ter aprendido sobre o perigo de se calar ideias e opiniões dissidentes como o jornal fez em relação àquela tragédia.

A parte mais estranha sobre o esforço para interromper o debate sobre a origem da Covid-19 é que até os especialistas concordam que não sabemos a solução para o problema. Há uma teoria que se destaca entre as demais, por exemplo, mas não sabemos exatamente de onde veio a Covid-19.

A doença matou quase 2,5 milhões de pessoas ao redor do mundo e quase meio milhão só nos Estados Unidos. Todo mundo quer saber exatamente de onde ela veio e como a pandemia começou, mas os esforços para se investigar isso foram minados desde o começo.

Entre os que mais querem suprimir as opiniões dissidentes estão o governo chinês, a imprensa norte-americana, as redes sociais e os cientistas com interesses financeiros ou de reputação atrelados a qualquer investigação.

A melhor análise até agora sobre as origens da Covid-19 foi escrita por Nicholson Baker, na New York Magazine. Baker fez um trabalho tão bom que o Washington Post e outros veículos resolveram dar uma segunda olhada.

Baker conta a história e o debate intenso na comunidade científica sobre a origem laboratorial do coronavírus. Em essência, os cientistas têm criado coronavírus perigosos em laboratórios há anos. O objetivo deles é ajudar a prever e nos proteger de vírus que podem nos contaminar no mundo real.

Alguns cientistas argumentam há anos que esse tipo de pesquisa traz poucos benefícios e é perigosa demais. Em termos claros, eles dizem que a pesquisa em si pode causar uma pandemia. Há milhões de dólares em jogo e milhões de vidas poderiam ser afetadas.

Como escreveu Baker, a batalha científica pela criação desses vírus cada vez amis perigosos em laboratórios é intensa.

Em 2014, na administração Obama, os Estados Unidos deixaram de financiar esse tipo de pesquisa por causa de seus perigos. O financiamento foi retomado em 2017, na administração Trump. Parte do financiamento do governo norte-americano foi destinado ao Wuhan Institute of Virology, localizado no epicentro da pandemia de coronavírus.

A maioria dos cientistas parece acreditar que o vírus se espalhou naturalmente, oriundo de morcegos ou outro animal e transmitido aos humanos de Wuhan, na China. Mas esse não é um fato comprovado. É a teoria prevalente, com várias lacunas a serem preenchidas, incluindo o fato de que os morcegos em questão vivem há 1500km ao sul de Wuhan.

O problema é que os personagens mais importantes para uma investigação sobre a origem da Covid-19 são a China, a Organização Mundial da Saúde, submissa à China, e os cientistas envolvidos no debate sobre as experiências laboratoriais perigosas realizadas nas últimas duas décadas.

O vírus teve início na china, então não podemos investigá-lo sem a ajuda dela, mas a China tem se omitido e silenciado cientistas chineses. A OMS tampouco tem sido útil. Quanto aos cientistas, é impossível uma investigação sem eles, mas os conflitos de interesse entre eles são evidentes.

O dr. Peter Daszak, único norte-americano na equipe da OMS, é ligado ao principal pesquisador de coronavírus de morcegos na China e foi um personagem importante no direcionamento do dinheiro do contribuinte para o Wuhan Institute of Virology.

Daszak chegou a organizar uma campanha de relações públicas em 2020 para retratar a hipótese de a pandemia ter surgido num laboratório como “conspiração” antes mesmo de qualquer investigação ser realizada. O porta-voz dele mais tarde disse que o objetivo era proteger os cientistas do laboratório, mas o beneficiário final da decisão foi Pequim e sua narrativa.

A questão não é provar que Daszak é mau nem que o vírus surgiu a partir de experiências de laboratório. A questão é que não sabemos. Se você analisar os detalhes das investigações até aqui realizadas, chegará à mesma conclusão: ainda não sabemos de nada.

Mais importante, o esforço para conter a teoria de vazamento do laboratório não convence ninguém.

O fato é que a SARS escapou duas vezes de laboratórios de Pequim em 2004. O vírus que causa a Covid-19 é o SARS-CoV-2. Se a SARS 1.0 vazou de um laboratório chinês duas vezes, por que chamar de teoria da conspiração a pergunta se a SARS 2.0 também escapou de um laboratório chinês? Ninguém foi capaz de responder convincentemente a isso.

Como fundador da Check Your Fact, uma das melhores agências de checagem dos Estados Unidos, sei bem que existe uma quantidade absurda de informação inventada na Internet.

Quando se trata de questões de saúde, como o coronavírus, a desinformação pode ser perigosa. Mas também é perigoso permitir que envolvidos e países com algo a esconder usem a acusação de desinformação ou conspiração para suprimir o debate legítimo de uma hora para outra.

Ao longo da história, várias conclusões iniciais de especialistas sobre problemas importantes se provaram erradas com o tempo: o “bug do milênio”, a ideia de que o Titanic era “inafundável” e a de que o cigarro fazia bem à saúde. A lista é enorme.

A imprensa deveria ser cética. Ela deveria procurar conflitos de interesse, mas hoje nos Estados Unidos praticamente ninguém entende essa narrativa simples porque a imprensa optou por ignorá-la. Não vivemos mais na década de 1930, mas parece que nada mudou.

Neil Patel é cofundador do Daily Caller e da Daily Caller News Foundation, organização que treina jornalistas, produtores, checadores e repórteres investigativos.

© 2021 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês
9 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 9 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    D. L. Paiva

    ± 7 minutos

    Se levar em conta a lógica, artigo raro em tempos de pandemia, se o vírus surgiu na cidade do laboratório de virologia e, como disse o autor, a china deixou vírus escapar por suas vezes, porque não teria escapado agora? Sem contar o fato de que a china não tem escrúpulos e pode ter feito isso propositadamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      João Viggiani

      ± 1 horas

      Uma verdade estampada nesse artigo: não sabemos quase nada sobre o SARS-Cov-2! E vamos continuar não sabendo. Com quase 2 milhões de casos no Mundo, temos um perfil dos infectados, além de idade e sexo? Onde mora? Atividade? Histórico de saúde? Lugares que frequentou nas 2 semanas antes de positivar? Enfim. A OMS e as Universidades já deveriam ter pesquisas sérias sobre o assunto, ao invés de ficarmos brincando de abre-fecha, tranca-abre, ministra-não ministra este ou aquele medicamento. Palhaçada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • W

        WILSON VICENTE DA ROCHA

        ± 1 horas

        Não gostei do título,"matou a verdade", pq a verdade é eterna, e o eterno não tem início nem fim, é ato puro, a verdade não muda, ela "é", no eterno não existe o termo foi ou será, sempre no presente "é," então não se mata a verdade. Mas gostei das informações pertinentes a matéria, sobretudo da informação de que o SARS já vazou de laboratório duas vezes.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          Sr. Walker

          ± 3 horas

          Ao final vamos ficar sabendo que os norte americanos foram os verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento do Corona Váirus. Aqui na Bananolândia sabemos muito bem que o sujeito que matou a verdade sobre, é o psicopata e grande perturbado que está, ainda, presidente.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • T

            Tony

            ± 1 horas

            Anta desmiolado.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • B

          Bussola

          ± 4 horas

          Difícil ver reportagens com este nível de questionamento! Pudera, assim que se descobre algo, é mais lucrativo vender para os "bandidos" do que publicar. O meio de comunicação pode ver alguns "bons" anunciantes saírem da sua carteira.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            FERNANDO A. O. PRIETO

            ± 4 horas

            A "grande mídia" está tão desacreditada, no que diz respeito às pessoas que PENSAM, e não se limitam a repetir (ou GRITAR) "slogans", que não temos mais em quem confiar, como tínhamos, por exemplo, há 50 anos... Isso é perigoso; somos cegos andando no escuro, mas mais perigoso ainda seria sermos cegos caminhando certeiramente em direção ao abismo! Deus nos ajude a mudar esse triste quadro... E os "verificadores de fatos e notícias"? Quem os verifica?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              LSB

              ± 8 horas

              Excelente artigo! Só deixo mais uma “hipótese”: se foi direto de um morcego para um ser humano (animais q estão a 1.500 km de Wuhan), por que esse ser humano seria um “caboclo” qualquer q estava no meio de cavernas e/ou comeu algum morcego? Não seria mais provável ser mordido - ou ter algum contato com um morcego contaminado - algum PESQUISADOR, já que eles vão exatamente capturar essas criaturas para procurar vírus e outras experiência? Enfim, qual seria o mais provável ter sido contaminado: (a) um suposto comedor de morcego; (b) um “transeunte” incauto q estava distraidamente passando por algumas cavernas ou (c) algum pesquisador q estava nessas cavernas justamente capturando morcegos?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                ECBN

                ± 18 horas

                Espanta a influência que as mídias tem sobre a maioria da população que é incapaz de questionar ou pensar de maneira independente, seguindo apenas uma única narrativa apresentada que não leva a respostas convincentes e simplesmente ofendendo todos aqueles que ousam questionar ou pensar diferente. Verdadeiros papagaios de pirata! E pra piorar s big techs tem apoiado uma censura que ants era velada mas que agora ocorre a luz do dia, sem nenhum embaraço ou dificuldade.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                Fim dos comentários.