• Carregando...
A deputada progressista Ilhan Omar se incomodou com um tuíte de um colega republicano. Para ela, “vírus não têm nacionalidade”.
A deputada progressista Ilhan Omar se incomodou com um tuíte de um colega republicano. Para ela, “vírus não têm nacionalidade”.| Foto: Brendan Smialowski / AFP

A deputada democrata por Minnesota Ilhan Omar disse na terça-feira (10) que é “racismo” se referir ao Covid-19 como “coronavírus chinês”. Ela reagiu ao líder republicano na Câmara que fez tal distinção.

O líder da minoria republicana na Câmara, Kevin McCarthy, tweetou na segunda (9) um link para o site do Centro de Controle de Doenças (CDC) que dá informações detalhadas sobre o Covid-19 que está se espalhando pelo país.

“Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus chinês pode ser encontrado em um único site atualizado com regularidade”, escreveu ele no tuíte.

O CDC dá a seus leitores muitas informações, entre elas categorias como “o que você deveria saber”, “situação atualizada” e outras informações gerais.

Mas Omar se ofendeu com a mensagem de McCarthy.

“Os vírus não têm nacionalidade”, declamou a congressista de primeiro mandato. “Isso é racismo”.

Omar se incomodou com o fato de McCarthy usar uma descrição que relaciona o vírus à China — de onde a doença se espalhou. Omar está longe de ser a primeira a reclamar de nomenclaturas geográficas usadas para designar o Covid-19.

“É nojento chamá-lo de Vírus de Wuhan”, tuitou o âncora da MSNBC Chris Hayes no domingo (8). O programa progressista estava falando do deputado republicano Paul Gosar, que mencionou o vírus como “Vírus de Wuhan”.

“Além disso, chamar o Covid-19 de ‘Vírus de Wuhan’ é um exemplo da miopia que permitiu que a doença se espalhasse pelos Estados Unidos. O vírus não está restrito a um país ou raça. Isso é tão estúpido quanto chamá-lo de ‘Vírus de Milão’”, disse o deputado democrata Ted Lieu no domingo (8), também se referindo à fala de Gosar.

Mas existem vários nomes de doenças que fazem referência ao lugar de origem delas.

O vírus do Nilo Ocidental, por exemplo, foi assim chamado em referência à região onde ele surgiu nos anos 1930 — a província do Nilo Ocidental, na região norte de Uganda. A MERS, doença viral conhecida que surgiu em 2012, significa, em inglês, Síndrome Respiratória do Oriente Médio.

Além dessas, ainda houve a gripe espanhola, que varreu o mundo no começo do século XX, matando milhões.

O Covid-19 foi identificado pela primeira vez no fim de 2019, em Wuhan, uma cidade populosa do interior da China. Desde então, ela se espalhou pelo mundo, atingindo inclusive os Estados Unidos.

Jason Hopkins é repórter de assuntos relacionados à imigração na Daily Caller News Foundation.

© 2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]