i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sin perder la ternura

Cuba continua prendendo e perseguindo dissidentes

  • 28/12/2020 14:03
Apesar do comunismo romântico que ainda cerca a ilha caribenha, a verdade é que Cuba continua sendo uma ditadura violenta.
Apesar do comunismo romântico que ainda cerca a ilha caribenha, a verdade é que Cuba continua sendo uma ditadura violenta.| Foto: Pixabay

Em abril de 2018, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, assinou um decreto que proíbe artistas de trabalhar para clientes públicos ou privados sem autorização prévia do Ministério da Cultura. Profissionais do ramo tentaram realizar um show em protesto contra o decreto. Um dos organizadores, Luis Manuel Otero Alcántara, foi preso e espancado.

Em julho, o jornalista independente Roberto de Jesús Quiñones foi detido e mantido sem comunicação por 58 horas, enquanto a polícia confiscava os computadores e telefones dele. Meses antes, em março do mesmo ano, Ivan Hernández Carrillo relatou ter sido violentamente espancado e detido quando interveio para impedir a prisão de sua mãe, Asunción Carrillo, que estava saindo de casa para assistir à Missa.

Carrillo, que já havia sido mantido preso por oito anos, disse ter sido acusado por “desrespeito à figura do líder máximo” após ter gritado “Abaixo Raul Castro”. A mãe dele participa de um grupo chamado Damas de Blanco, fundado por esposas, mães e filhas de presos políticos do regime cubano.

Os casos estão relatados no relatório de 2019 da organização Human Rights Watch, que descreve os métodos aplicados em Cuba: “A detenção é com frequência utilizada preventivamente para impedir pessoas de participar em marchas ou reuniões pacíficas para discutir política. As pessoas detidas são frequentemente espancadas, ameaçadas e mantidas sem comunicação por horas ou dias”.

Policiais e agentes de segurança estatal, prossegue o documento, “costumam perseguir, pressionar e deter membros das Damas de Blanco antes ou depois de participarem da missa dominical”. Muitas vezes, as detenções duram poucos dias, mas são o suficiente para pressionar as vítimas e deixar o registro em suas fichas policiais.

Essas ações violentas são acompanhadas de outras medidas que visam impedir a realização de protestos e reuniões, sejam elas políticas, culturais ou mesmo sindicais. As viagens para fora do país ainda são restritas, assim como as movimentações entre cidades, especialmente a capital .

“O governo restringe a circulação de cidadãos em Cuba por meio de uma lei de 1997, conhecida como Decreto 217 – destinado a limitar a migração a Havana”, informa a Human Rights Watch. “O decreto foi usado para perseguir dissidentes e impedir que pessoas que vivem em outros lugares em Cuba viajem à Havana para comparecer a reuniões”.

13 mil assassinatos

A perseguição contra dissidentes, portanto, se mantém no país a poucas semanas do aniversário de 62 anos da revolução cubana liderada por Fidel Castro. Os métodos mudaram pouco ao longo dos anos. Com uma diferença: as execuções eram mais comuns nos primeiros anos de instauração do regime comunista, quando o governo condenava os dissidentes a pretexto de conspirar contra Fidel.

Tradicionalmente, ditaduras não informam com transparência o número de presos por motivações políticas. Cuba segue a regra e não mantém registros confiáveis. Mas organizações internacionais e algumas vozes corajosas de dentro do país permitiram acompanhar os ataques direitos civis ao longo de seis décadas.

Uma dessas iniciativas, mantida por cubanos instalados nos Estados Unidos, é o projeto Cuba Archive, que conseguiu documentar mais de 13.300 casos de mortes e desaparecimentos, sendo quase a maioria casos de assassinato, em especial fuzilamento.

O indicador pode ser maior: o Livro Negro do Comunismo estima que foram realizados até 17 mil fuzilamentos durante o governo de Fidel Castro. Para efeito de comparação, em 21 anos de ditadura militar no Brasil, a Comissão Nacional da Verdade identificou 434 mortos ou desaparecidos. Atualmente, a população cubana é de 11,3 milhões, 19 vezes menor do que a população brasileira.

Perseguição a homossexuais

Para entrar na lista de alvos do governo cubano, basta reclamar do governo ou tentar acessar sites do exterior. Em 2015, por exemplo, o artista dissidente Danilo Maldonado foi detido após produzir um vídeo celebrando a morte de Fidel. No mesmo ano, três ativistas foram detidos na Praça da Revolução, em Havana, quando começaram a gritar frases contra o governo de Raul Castro no momento em que o papa Francisco, em visita ao país, se aproximava do local.

Intelectuais, políticos, artistas, jornalistas e religiosos eram – e são – especialmente vigiados. Ao longo da última década, o número de detenções variou de 2 mil a 5 mil por ano. Tentar fugir do país também leva à cadeia e à morte. Em 2003, foram executados três homens acusados de sequestrar um barco de passageiros com o qual pretendiam fugir de Cuba. Na época, Fidel Castro declarou ao jornal argentino Clarín: “Fomos obrigados a tomar medidas. Medidas que eram legais, tomadas por meio de julgamentos”.

Mas possivelmente nenhum desses grupos foi tão perseguido quanto os homossexuais. Em 1965, governo cubano criou as Unidades Militares de Ajuda à Produção (UMAP), espaços para introdução de jovens no serviço militar obrigatório que, na prática, funcionavam como campos de trabalho forçado. Na entrada desses, locais placas anunciavam o lema “El trabajo los hará hombres” – “homens” no sentido de “homens heterossexuais”.

“Para esses locais teriam sido destinados todos os grupos considerados antissociais, termo utilizado para nominar os indivíduos que promovessem crenças e práticas contrárias aos valores oficiais do regime, dentre os quais se incluíam religiosos (principalmente testemunhas de Jeová, adventistas, padres católicos e pastores protestantes), artistas, intelectuais e uma grande quantidade de homossexuais assumidos, não assumidos e presumidos”, afirma Douglas Pinheiro, Professor da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB), no artigo Autoritarismo e homofobia: a repressão aos homossexuais nos regimes ditatoriais cubano e brasileiro (1960-1980).

Para os adultos que estivessem além do alcance da “cura”, o regime estabelecia penas de prisão. “A homossexualidade, aos olhos do regime autoritário, era incompatível com a nova sociedade socialista”, afirma Pinheiro no artigo. “Sobre o tema, Fidel Castro expressamente afirmou em uma entrevista concedida em 1965 que ‘um desvio dessa natureza rompe com a ideia que temos sobre o que um militante comunista deve ser’.”

Em Cuba, a homossexualidade só foi descriminalizada oficialmente em 1979, mas a perseguição não acabou: em 2019, a marcha LGBT de Havana foi cancelada, supostamente devido a “novas tensões no contexto internacional e regional”.

Trabalhos forçados

Para quem acaba nas prisões cubanas, a rotina é pesada. “Os presos são forçados a trabalhar 12 horas por dia e são punidos se não atingirem as metas de produção, segundo relatos de ex-presos políticos”, afirma o relatório da Human Rigths Watch.

“Aqueles que criticam o governo ou se envolvem em greves de fome e outras formas de protesto muitas vezes enfrentam longos períodos de confinamento solitário, espancamentos, restrições à visita familiar e são negados cuidados médicos”. Em geral, o acesso das cadeias a organizações locais independentes e a grupos internacionais de direitos humanos é restrito.

24 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 24 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JOÃOT

    02/01/2021 23:22:27

    Taí uma boa oportunidade para alguns artistas e pseudos intelectuais brasileiros prestarem solidariedade à classe artística de Cuba, exigindo do democrata presidente Castro, a imediata aplicação da Lei Rouanet. Importante frisar ao Castrinho, que tem que ser nos termos que usavam no Brasil, até 2018.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Araucária

      30/12/2020 17:39:26

      Normal vindo de esquedistas e comunistas....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        CLEUSA

        30/12/2020 11:43:12

        Será que o ex presidente foi a Cuba fazer um cursinho básico sobre como está funcionando a "democracia" deles? Ao voltar certamente dará as cartas a certos ministros do STF.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          André R.

          30/12/2020 0:55:32

          VÃO LÁ , LULADRÃO, DILMA TORTURADA, vão lá prá cuba defender os oprimidos !

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            LSB

            29/12/2020 17:19:33

            Intelectual brasileiro comunista perde o pelo, mas não perde o vezo: o inteligentinho da UNB, para falar da perseguição aos homossexuais cubanos pelo regime castrista, precisa inventar algo similar no regime militar brasileiro: NUNCA li nada q sequer sugeriria q nossa ditadura tenha tido algo contra os homossexuais. Depois não sabem pq tanto “anti intelectualismo” na sociedade...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz Carlos de Abreu Albuquerque

              29/12/2020 14:08:36

              Alguns dos métodos usados pela ditadura cubana para amedrontar, perseguir e inibir dissidentes são usados pela nossa corte máxima de poder supremo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Joaquim

                29/12/2020 13:43:29

                Quero ver a imprensa negativista ultrapassada ir realizar reportagens dos massacres dos ditadores cubanos contra a população.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Tommaso

                  29/12/2020 11:51:42

                  Assistam “Cuba e o cameramen”. Um documentário filmado por 40 anos. Mesmo o autor sendo declaradamente um fã do Fidel e entusiasta do regime, não conseguiu esconder o que de fato se passou na ilha presídio, vulgarmente chamada de Cuba.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Domingos Marconato

                    29/12/2020 10:51:14

                    Esse é o paraíso de Cuba e da esquerda. Só idiotas mesmo defendem esses criminosos, ou tem algum outro interesse.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • C

                      CSG

                      29/12/2020 10:18:09

                      Diante da ineficiência do seu governo de direita a Gazeta do Bozo lança balões de ensaio para alimentar o ódio do gado. Que tal uma reportagem sobre a China ?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      6 Respostas
                      • T

                        Toso

                        02/01/2021 20:47:38

                        Diante a incapacidade de negar os crimes cubanos, o CSG faz um balão de ensaio e cita Bolsonaro.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        ARI

                        30/12/2020 10:21:43

                        CSG VOCE DEVERIA ESTUDAR MAIS. TIRE O ÓDIO DO TEU CORAÇÃO. O GADO QUE VOCE COLOCA NO MISERAVEL TEXTO É TUA FAMILIA, NÃO CONFUNDA O POVO DE GADO. DEIXE A TUA MÃE TEU PAI E IRMÃOS PASTANDO. NÓS SOMOS SERES HUMANOS. SEU **** . AGORA VOCE E TEUS PAIS PODE SER ESTE GADO Leia mais em: gazetadopovo.com.br/idei…perseguindo-dissidentes Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Ernani

                        29/12/2020 15:57:31

                        Quanta asneira....

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Sonia Amaral

                        29/12/2020 14:36:35

                        Li o artigo sobre a China. Veja lá. Agora só uma pergunta: e sobre esse conteúdo o que vc diz? Estão todos mentindo? E se Cuba é esse Paraiso, pq tantos fogem ou tentam fugir colocando em risco a vida?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Joaquim

                        29/12/2020 13:44:57

                        Interessante que os jumentos da esquerda não vão embora pra Cuba, Venezuela, Coreia do Norte. É uma corja de hipócritas frouxos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Polzonoff

                        29/12/2020 13:34:23

                        Oi, CSG. Sempre bom tê-lo por aqui. Temos matérias sobre a China quase todos os dias. A de hoje, por exemplo, fala sobre a perseguição aos judeus por lá. Vale a pena ler. Abraço!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RPM

                      29/12/2020 9:11:39

                      A esquerdalha deveria estar morando em Cuba, Venezuela, Coreia do Norte e em outros países comunistas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        EMILIO DZIERWA

                        29/12/2020 9:08:54

                        A China e a Arábia Saudita também mas essas duas ditaduras não sofrem embargos muito pelo contrário seus negócios prosperam cada vez mais O governo dos EUA então não vê problema algum em jornalista ser assassinado pelo ditador saudita dentro da embaixada

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • S

                          Sonia Amaral

                          29/12/2020 14:39:37

                          Ditadura, qq que seja merece repúdio. Agora, se o regime cubano é tão eficiente e se os embargos são só americano, pq essa ilha de prosperidade não faz negócio com o resto do mundo? Nos governos petistas, francamente favorável ao regime, quais as transações fizeram? Nada. Não há produção. Só isso. Esse eh o resultado do comunismo em qq lugar: fome, prisão e miséria

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • H

                        Humberto B

                        29/12/2020 7:37:45

                        E O Bandido COndenado Lula Molusco, foi para Cuba filmar um documentário. Será que estão estas cenas de perseguição?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Saber é poder

                          29/12/2020 6:09:59

                          Cara, e ainda existem debilóides que (depois de dar uma fumadinha/cheiradinha, obviamente) ajoelham-se e rezam para pôsteres (colados na parede da sala) dessa besta aí da imagem - e fazem isso tudo na frente dos filhos, ainda por cima.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Saber é poder

                            29/12/2020 6:07:13

                            Movimento San Isidro deve chegar ao Brasil. Escutem PapaMike e Luiz o Visitante.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • I

                              Ivan Carlos MIranda

                              29/12/2020 3:52:51

                              Será que eu li direito. A Gazeta, lacaia da Globo esquerda caviar, criticando o regime cubano ? O que o Lula e o FHC vão pensar ? Cuidado porque a revolução cubana costumava fuzilar os traidores. Vocês permitem colunistas asquerosos como o Reinaldo Azevedo e, somente para enganar a torcida, publicam alguém mostrando a verdade.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Carlos Roberto

                                29/12/2020 3:37:41

                                Este país é o paraíso do PT e picadinhos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.