i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

O coronavírus é a mais recente desculpa para a histeria coletiva

  • PorDennis Prager
  • The Daily Signal
  • 04/03/2020 15:49
Estados Unidos registra a primeira por coronavírus no país.
Para Dennis Prager, não há nada que justifique a histeria coletiva em torno do COVID-19, também conhecido como coronavírus.| Foto: Jung Yeon-je / AFP

Saímos de uma histeria e entramos em outra.

E nem isso está muito certo. Hoje enfrentamos múltiplas histerias ao mesmo tempo.

A mais recente, claro, é a do COVID-19, mais conhecido como coronavírus. Além da China, onde o vírus teve origem, grandes cidades da Itália e Japão estão em quarentena, e o Japão fechou todas as escolas.

Nos Estados Unidos, onde até segunda-feira (02) seis pessoas – a maioria, se não todas, anteriormente doentes — tinham morrido, os estados de Washington (onde as seis mortes ocorreram) e Flórida, além da cidade de São Francisco, declararam estado de emergência.

Várias conferências empresariais no país e no exterior foram canceladas. Entre elas:

  • A Reunião Google News Initiative no final de abril, em Sunnyvale, Califórnia.
  • A Reunião Mundial Microsoft MVP, a ser realizada entre os dias 15 e 20 de março em Bellevue e Redmond, Washington (agora será um evento totalmente virtual).
  • A Conferência Facebook Global Marketing, entre os dias 9 e 12 de março, em São Francisco.
  • O Congresso Mobile World em Barcelona, considerado “o maior evento sobre tecnológica mobile do mundo”.

A Amazon pediu que seus 798 mil funcionários cancelassem todas as viagens domésticas e internacionais não-essenciais imediatamente.

Enquanto isso, de acordo com a revista Time, “as ações das empresas norte-americanas perderam quase 12% do seu valor e US$3,5 trilhões desapareceram do mercado acionário dos Estados Unidos. Foi a pior semana para o mercado de ações desde a crise financeira de outubro de 2008”.

E “o valor dos títulos de 10 anos alcançaram uma baixa recorde na terça (3), depois que o coronavírus atingiu os mercados de risco e os investidores passaram a buscar lugares mais seguros”, de acordo com a Markets Insider.

Se essa tendência permanecer, a economia mundial provavelmente entrará numa recessão ou depressão.

A não ser que o coronavírus se torne um assassino em massa, podemos dizer que a histeria em torno do coronavírus causará mais sofrimento do que o vírus em si.

Três perguntas

Tudo isso nos leva a três questões:

  • 1. Por que não vemos reações sóbrias e contidas em relação ao vírus?
  • 2. O que provoca a histeria?
  • 3. Por que há tantos jovens em pânico?

Resposta à primeira pergunta: porque as pessoas perderam a perspectiva.

Essa gripe, assim como a SARS e a gripe suína antes dela, recebeu um nome. Todos os anos, dezenas de milhares de pessoas morrem da gripe genérica da estação.

Na gripe de 2017-2018, só nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças, cerca de 61 mil pessoas morreram. Mas como essa gripe não foi batizada com um nome especial, apenas as pessoas próximas daqueles que morreram conhecem e se importam com a gripe anônima.

Em 2003, houve histeria em torno da SARS, que também teve origem na China e que matou 774 pessoas em 29 países.

Em 2009, a Organização Mundial da Saúde, que deveria ser chamada de Organização Mundial da Histeria, elevou o nível de alerta mundial para a gripe suína (uma variação do vírus H1N1) para Estágio 6, o maior nível de alerta possível.

De acordo com o Centro de Prevenção e Controle de Doenças, a gripe suína infectou aproximadamente 61 milhões de norte-americanos, dentre os quais 12.269 morreram. Para se ter uma ideia, também de acordo com a agência, a gripe da estação seguinte, entre os anos de 2010 e 2011, matou cerca de 37 mil norte-americanos. Entre 2012 e 2013, 43 mil pessoas morreram de gripe e, como já foi dito, entre 2017 e 2018, 61 mil pessoas morreram de gripe (o número mais alto da agência é 95 mil).

Resposta à segunda pergunta: Sobretudo por causa da imprensa. A imprensa tem relatado sem parar todos os novos diagnósticos do coronavírus.

Um exemplo dessas reportagens é essa do jornal mais popular do Canadá, o Globe and Mail: “O COVID-19 se espalha com tanta rapidez que um pesquisador de Harvard alertou que entre 40% e 70% da população mundial de adultos serão infectados”.

Mas eles não se deram ao trabalho de lhe dizer que a infecção, para quase todos, não significa nada remotamente parecido com uma ameaça de morte.

Resposta à terceira pergunta: “Essa é surpreendente”.

Não entendo direito por que as pessoas entram em pânico com tanta facilidade. Talvez seja algo intrínseco à natureza humana. Talvez seja o poder da imprensa de influenciar as pessoas. Talvez seja porque a vida é tão fácil no mundo contemporâneo que as pessoas acabam por esperar viverem uma vida sem doenças letais ou morte prematura por qualquer causa. Talvez seja por causa da falta de perspectiva já citada.

Outros motivos para pânico

Há outras coisas que deveriam estar gerando pânico entre as pessoas.

Por exemplo, o desprezo pelos Estados Unidos e o capitalismo ensinado aos jovens norte-americanos desde o ensino fundamental até a faculdade. O nível extremo da dívida pública que pode causar um colapso na economia, dívida essa que está sendo repassada às futuras gerações a fim de se manter “direitos” e que também é digna de pânico.

Assim como a sexualização precoce das crianças – com o estímulo para que elas escolham seu gênero e com crianças de 5 anos sendo levadas a bibliotecas para a “Hora da Leitura das Drag Queens”.

Mas coisas assim não comovem muitos norte-americanos.

Sinto-me péssimo pelos jovens de hoje em dia. Eles ouvem o tempo todo que o aquecimento global é “uma ameaça à existência da vida na Terra”. Eles ouvem o tempo todo que o presidente Donald Trump é “uma ameaça à existência dos Estados Unidos” — palavras usadas, por exemplo, há algumas semanas por Frank Rich, na revista New York, e usada pelo “moderado” Michael Bloomberg seguidas vezes em seus discursos.

E agora eles ouvem que é melhor sua família estocar papel-higiênico porque só Deus sabe quando eles poderão deixar suas casas.

Foi um presidente democrata que disse aos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial que “não há nada a temer a não ser o medo em si”. Ele é um ídolo progressista, em parte, justamente por dizer isso.

Isso é mais ou menos a mesma coisa que Trump diz. Só que ele é “uma ameaça à existência” do nosso país.

© 2020 The Daily Signal Veículo. Publicado com permissão. Original em inglês

Dennis Prager é colunista do Daily Signal, radialista e criador da PragerU.

22 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 22 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • I

    Isaac Zabini dos Santos

    ± 3 dias

    Sempre tem um diferentão pra dizer que, não passa de histeria, é tudo um grande exagero.. Seja como for, esse vírus parou o mundo inteiro e já matou mais de 5000 pessoas! A Gazeta tem alguns ótimos colunistas, mas tem umas pérolas que me fazem pensar, que que eu tô fazendo da minha vida lendo esse jornal?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      Wilson Ferreira

      ± 2 dias

      Mais um histérico

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • N

    Nóia

    ± 12 dias

    Mais perigosa do que o coronavírus é a epidemia de infartos cardíacos, que mata cerca de vinte milhões de pessoas por ano, no mundo. Se você tem um coração pulsando no peito, você está enquadrado no grupo de risco e deve se prevenir, de preferência, sem sair de casa, sem assistir tevê, sem ler jornais e revistas, sem acessar internet, sem falar com outras pessoas. Senão.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      WesFig

      ± 12 dias

      Este é lúcido pra caramba!!! Falta-nos um Dennis Prager aqui... Nosso arremedo, o Olavão, nem de perto é lúcido e equilibrado (pra não falar da boca suja e do cigarrão "que não lhe faz mal"...). Dennis precisa ser convidado pra vir aqui - fica a ideia - e falar um pouco a nós...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Daniel

        ± 12 dias

        Fiquei ainda mais fã deste senhor.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          EDUARDO SABEDOTTI BREDA

          ± 12 dias

          O filme "O Quarto Poder" ("Mad City", no original), com Dustin Hoffman e John Travolta, bem revela o poder que a imprensa tem de causar pânico apenas e tão-somente porque busca notícias. A economia mundial está desmoronando por conta de uma doença que não se mostra assim tão letal. Finalmente um texto jornalístico que faz as pessoas pensarem um pouco sobre o assunto de forma mais serena.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            José Airton Gernano da Silva

            ± 12 dias

            Texto com ideias fragmentadas, muitas delas confusas, o que parecia um reflexão, no final, passou a ser apologia aos Trumps. Ninguém merece!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              Gisa

              ± 12 dias

              Sinceramente, o jornalista acredita que o mundo está passando por uma crise de histerismo, os países mais ricos e sábios do planeta, sofrendo prejuízos econômicos incalculáveis, pessoas em pânico, em decorrência de uma gripe qualquer, como muitas outras, com umas poucas mortes. É muita desvalorização da vida humana. Todo mundo é ****** e ele o espertalhão do planeta. É uma pena esse tipo de manipulação dos fatos, porque pode levar pessoas a negligenciarem os cuidados de prevenção.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              2 Respostas
              • V

                Vitor Chvidchenko

                ± 12 dias

                E as estatísticas que ele cita comparando as mortes por gripe comum com as relacionados com o coronavírus? Não vai comentar nada a respeito? Ele apresentou evidências e dados. Contrapor reações emocionais a evidências, como você está fazendo, não é argumento válido num debate que se pretenda sério.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • J

                Joao Schneider

                ± 12 dias

                Gisa, voce leu o texto? parece que nao ou se leu, so pode ter dislexia. procure um medico urgentemente e/ou entao um trabalho pois voce aparentemente esta precisando dos dois.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • F

              FB

              ± 12 dias

              Pânico gera audiência. O coronavírus está sendo o sonho de veículos de comunicação irresponsáveis numa era de pautas lentas e epidemia de ansiedade.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • A

                Alex Fox

                ± 8 dias

                Perfeito!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • T

              Terrivelmente

              ± 12 dias

              Tá tudo sob controle, igual à economia!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • V

                Vitor Chvidchenko

                ± 12 dias

                Não, Sr. Inteligente, não está nada sob controle, nem mesmo a Economia - justamente por causa da histeria. Tem certeza de que leu mesmo o texto? E se leu, entendeu?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • O

              Oliveira

              ± 12 dias

              O surto de febre amarela q ocorreu no Brasil há alguns poucos anos teve uma letalidade de 35%.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                ILTON FRANZONI

                ± 13 dias

                Formidavel este artigo. Por que as redes de TV nao fazem este mesmo raciocinio e param de veicular panico gratuitamente?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcos eisenschlag

                  ± 13 dias

                  Existem dois componentes nessa histeria: os riscos da doença em si e os efeitos econômicos da mesma pelo alastramento pelo mundo. A doença em si e' bastante obscura como e de que forma se originou. O fato do governo chines ter abafado o inicio do surto, surgido em Novembro, e ter punido o medico que divulgou o surto ao Ocidente, só em Janeiro demonstra a pouca transparencia sobre algo que deveria ser de dominio publico. O fato de existir em Wuhan o unico laboratorio chines para estudo de patogenos nivel 4 levantam as suspeitas de que se trata de um virus fabricado. Alguns geneticistas ja' confirmaram isso e o fato de pessoas que ja' contrairam a doenca voltarem a ser infectadas reforça isso

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • M

                    Marcos eisenschlag

                    ± 12 dias

                    O risco e' da desaceleracao chinesa diminuir ainda mais a geracao de caixa das empresas endividadas e ocorrer um sell-off das acoes parecido a bolha das .com em 2001, que desetabilizaria nao so' o mercado acionario como tambem os bancos. E e' por isso que a histeria esta longe do fim e a cotacao do preco do ouro nao para de renovar seus patamares historicos dos ultimos 10 anos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcos eisenschlag

                    ± 12 dias

                    Muitas dessas empresas aproveitaram o dinheiro a juro quase zero para comprar mais de suas proprias acoes, elevando suas cotacoes artificialmente. Agora com empresas altamente endividadas, com bancos detentores das dividas de muitas empresas que nao tem como gerar caixa para pagar, e do outro lado fundos de pensao que nao conseguem ativos de renda fixa com retorno suficiente para poder garantir sua continuidade, temos um cenario em que o FED nao pode aumentar a taxa de juros senao quebra os bancos e varias empresas, e prefere deixar sangrar os fundos de pensao americanos. Por isso se diz que o FED esta refem do mercado.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcos eisenschlag

                    ± 12 dias

                    Ja' os aspectos economicos sao de um encontro de condicoes perfeitas para uma crise. Os titulos de 10 anos do governo americano ja' estavam em baixa recorde ha' muito tempo, desde a inversao da curva de juros que ocorreu em junho de 2019. E isso se deve a politica do "'quantitative easing" praticado pelos Bancos Centrais, inclusive o americano, que despejou no sistema bancario TRILHOES de dolares. Como esses trilhoes nao foram injetados no credito ao consumo, pois geraria inflacao, eles foram direcionados aos ativos, gerando bolhas especulativas no mercado acionario e alavancando empresas que pareciam unicornios mas eram na realidade mulas sem cabeca.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • S

                  Stella Maris Barbosa Lotz

                  ± 13 dias

                  Com relação à gripe, todos os anos é disponibilizada uma vacina com as Cepas mais circulantes e muitas pessoas já desenvolveram imunidade. Para o COVID 19, não há imunidade e nem vacina. Se voce não está no grupo de risco, provavelmente vai passar pelo surto sem maiores problemas... se voce pertence a um dos grupos de risco, do qual faço parte, suas chances de sair ileso são menores. Também as chances diminuem quando os hospitais estiverem tomados por casos agravados da doença ou mesmo leves, pois o sistema de saude não conseguirá absorver. Some-se o fato de que a recuperação da doença parece ser lenta, o que causa transtornos à produção em empresas e outras atividades.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Decio mango

                    ± 13 dias

                    A china sempre fazendo merdia....de novo

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    Fim dos comentários.