• Carregando...
Huawei: seus celulares de ponta são vendidos no mundo ocidental a preços baixíssimos. Recentemente a empresa chinesa passou a ser acusada de utilizar a tecnologia dos smartphones para fazer espionagem | Krisztian Bocsi/Bloomberg
Huawei: seus celulares de ponta são vendidos no mundo ocidental a preços baixíssimos. Recentemente a empresa chinesa passou a ser acusada de utilizar a tecnologia dos smartphones para fazer espionagem| Foto: Krisztian Bocsi/Bloomberg

Na China, 1984 já está acontecendo, ainda que com 25 anos de atraso. O romance do escritor britânico George Orwell, publicado em 1948, descrevia um futuro distópico em que um ditador controlava todos os cidadãos utilizando câmeras onipresentes. O governo chinês já tem 170 mil câmeras espalhadas pelo país, e nos próximos três anos pretende colocar em funcionamento outras 400 mil. Elas estão recebendo tecnologia capaz de reconhecer rostos, de forma a mapear o comportamento de cidadãos — e também identificar criminosos (no caso da China, uma ditadura socialista, alguém pode ser tachado como criminoso apenas por ser opositor ao governo, é bom lembrar). 

Leia maisA China é boazinha? Cinco barbaridades cometidas pelo país comunista

Em portas de supermercados e lojas, em aeroportos e estações de transporte público, policiais posicionam escâneres para fazer o reconhecimento facial de cada pessoa. O sistema já permite que qualquer pessoa, de qualquer canto do país, tenha sua vida inteiramente documentada a partir do momento em que ele deixa sua casa. 

É essa tecnologia que um grupo de políticos eleitos em 2018 pretende conhecer para implementar no Brasil. Eles estão na China, em viagem para entender como funciona – e quanto custa – o sistema de reconhecimento facial do país. Entre os integrantes da comitiva estão a senadora eleita Soraya Thronicke (PSL-MS) e os deputados federais eleitos Felício Laterça (PSL-RJ), Daniel Silveira (PSL-RJ), Tio Trutis (PSL-MS), Bibo Nunes (PSL-RS), Charlles Evangelista (PSL-MG), Marcelo Freitas (PSL-MG), Sargento Gurgel (PSL-RJ), Aline Sleutjes (PSL-PR), Luis Miranda (DEM-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP). 

Cortesia da ditadura chinesa 

A viagem foi paga pelo governo chinês e vai ajudar a embasar um projeto de segurança pública que a bancada do PSL no Congresso Nacional pretende apresentar já em fevereiro. Em sua página de Facebook, um dos líderes da iniciativa, o deputado e delegado Felício Laterça comentou a viagem. “Estamos buscando em toda parte do mundo o que há de mais moderno para melhorar a segurança da nossa população, e o nosso estado será referência em tecnologia na segurança pública”, ele afirmou. 

Leia maisAté onde vai o poder de censura da China?

Para um cidadão que perguntou sobre as intenções de viajar para um país ditatorial e comunista para conhecer uma tecnologia de controle social, Laterça respondeu: “Regimes totalitários já existem em bastantes regiões do nosso país e principalmente em nosso estado [ele é deputado pelo Rio de Janeiro], basta entrar onde é território de tráfico e milícia. O que buscamos é melhorar a segurança dos cidadão e diminuir a violência”. 

O filósofo Olavo de Carvalho, apontado como guru intelectual do governo Bolsonaro, comentou a viagem em um vídeo em que se refere aos políticos.

Leia maisA nova tática da ditadura comunista: entupir as ruas com propaganda e minar as minorias

“A firma que representa isso, a Huawei, é altamente suspeita e representantes dela já foram presos na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos, por suspeita de espionagem. Ora, instalar esse sistema nos aeroportos brasileiros é entregar ao governo chinês as informações sobre todo mundo que mora no Brasil. Vocês estão fazendo uma loucura, vocês estão entregando o Brasil à China. Vocês são idiotas, meu Deus do céu? Vocês têm ideia da tecnologia chinesa de controle comportamental? Vocês são um bando de caipiras.”  

Câmeras espiãs 

Olavo faz referência à polêmica envolvendo a fabricante de telefonia Huawei, cujos celulares de ponta são vendidos no mundo ocidental a preços baixíssimos

Recentemente a empresa chinesa passou a ser acusada de utilizar a tecnologia dos smartphones para fazer espionagem, a ponto de os diretores das principais agências de segurança dos Estados Unidos, o FBI, a CIA e a NSA, pedirem aos cidadãos, em que não utilizem mais aparelhos da fábrica chinesa. 

Leia maisSob ditadura de Xi Jinping, empreendedores apostam em nova atividade: o “Clube da Luta”

Em sua conta do Twitter, por sua vez, Carla Zambelli afirmou — contra todas as evidências — que a China não é uma ditadura. “Há 9 partidos na China. Há 5 religiões nas diferentes Assembleias do país. Uma visita vale mais que mil palavras”. 

A verdade é que a China se utiliza, sim, da tecnologia de monitoramento com câmeras e reconhecimento facial para monitorar o comportamento dos cidadãos. O sistema permite até mesmo identificar gestos e expressões, e permite indicar não só o nome da pessoa, como também sua etnia e a religião que ela pratica – uma medida estratégica para um país que tenta controlar o movimento separatista de origem muçulmana na província de Xinjiang. O total de pessoas presas e executadas em função deste tipo de monitoramento não é divulgado

Leia maisMais um produto falsificado Made in China: a democracia vendida por Pequim

Esse é o lado mais perigoso de uma tecnologia já muito bem desenvolvida nas principais metrópoles chinesas, onde já é possível sacar dinheiro, pagar compras, fazer check-in em aeroportos ou entrar num trem apenas posicionando o rosto diante de uma câmera. 

Tecnologia presente no Brasil 

À parte as críticas à viagem, a tecnologia de reconhecimento facial já existe aqui no Brasil. Diferentes empresas desenvolvem softwares e aparelhos capazes de identificar a identidade de pessoas a partir da imagem de seus rostos. A Haganá, por exemplo, fornece o sistema SIGAH. Implementado em smartphones, ele permite fazer o escaneamento do rosto e pode ser utilizado em portas de bares e condomínios, para liberar o acesso de pessoas autorizadas, ou mesmo em escolas, onde as pessoas autorizadas a buscar uma criança poderiam ser liberadas por uma catraca desbloqueada com a imagem de seus rostos. 

Leia maisChina pode representar uma ameaça global

Em Belo Horizonte, a empresa Ortep fornece um escâner de rostos chamado Face Access, que já é utilizado em empresas, bancos, comércio e academia, e o FaceLock, uma fechadura que libera o acesso a, por exemplo, a porta do condomínio, apenas para pessoas com os rostos cadastrados. “Desenvolvemos aparelhos para empresas e locais de grande acesso de público, que precisam controlar e monitorar o acesso”, explica Júlio Cézar de Souza, gerente comercial da companhia. 

Já a Enterprise Consultoria trabalha com projetos de segurança pública. Fundada em 1984, a empresa de Fortaleza busca atender a demandas de secretarias e órgãos públicos. “Recebemos encomendas e buscamos parcerias com desenvolvedoras do Brasil e do mundo em busca de soluções”, explica o fundador da companhia, Francisco Cavalcante. O mais novo projeto da empresa é um óculos idêntico ao utilizado por policiais chineses, que, de longe, parecem óculos escuros, mas conta com uma câmera ligada a um banco de dados que utiliza inteligência artificial para fazer reconhecimento facial.

Leia maisNovo Mao: o comunista mais forte do mundo fica ainda mais poderoso

“Buscamos na China um grupo de empresas parceiras, com quem desenvolvemos um servidor de inteligência artificial em português. Agora estamos criando uma atualização do sistema, que vai deixá-lo 20 vezes mais rápido”. 

Com o modelo, um policial poderia acessar a ficha corrida de qualquer pessoa que estivesse passando diante dele na rua. Desenvolvido ao longo de 2018, a pedido das Forças Armadas, que pretendem utilizá-lo em áreas perigosas do Rio de Janeiro, o aparelho ainda não foi disponibilizado. “Neste ano vamos apresentá-lo para diferentes órgãos, de todo o Brasil”, diz Francisco Cavalcante. “Esse programa não precisa ser aplicado apenas a óculos, ele também pode ser utilizado por qualquer município brasileiro que tenham sistemas de videomonitoramento”.

Os perigos da tecnologia

Os riscos de adotar o monitoramento com câmeras e reconhecimento facial são enormes para a democracia. Um artigo de Anna Mitchell e Larry Diamond, pesquisadores da Universidade Stanford, chama a atenção para os riscos da adoção indiscriminada da tecnologia. “O governo reúne uma enorme quantidade de informação através de câmeras. Se você comete um crime, ou simplesmente atravessa a rua fora da faixa, algoritmos de reconhecimento facial vão cruzar sua imagem com um banco de dados nacional. Não vai demorar muito para a polícia aparecer na sua porta. O experimento social que a China está realizando apresenta uma grave ameaça para a liberdade de expressão para para os direitos humanos”.

Além de representar um grave risco para a democracia e os direitos civis, as câmeras de segurança não são eficazes para combater a criminalidade. Um estudo realizado pela Universidade de Leicester indicou que os pontos da cidade britânica onde foram instaladas câmeras não são menos seguros do que os demais locais da cidade, a não ser em um único quesito: as câmeras ajudaram a identificar e evitar casos de estacionamento em lugares proibidos.

No mais, mesmo quando o vídeo flagrou assaltos, por exemplo, o sistema não foi capaz de garantir a prisão mais rápida - e muitas vezes, nem mesmo a identificação do suspeito, que geralmente encobre o rosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]